Logo Digitizer Ícone

Digitizer

Versão 1.3 Grátis
165 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 22/11/2012 Valter Kiisk
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Aplicativo leve e prático para extrair dados numéricos de gráficos escaneados ou retirados da internet

Digitizer é um utilitário leve e simples que tem como principal objetivo facilitar a digitalização de gráficos através de arquivos escaneados ou até mesmo screenshots.

O software permite que você extraia as coordenadas e dados que o gráfico original representa, obtendo-os na forma de códigos numéricos, para que estes possam ser utilizados em outros programas do gênero (como Excel) e a imagem possa ser reproduzida fielmente.

Você pode fazer uma digitalização completamente automática, bastando abrir uma imagem e utilizando a ferramenta “Show area” para especificar qual é a região desta que possui o gráfico a ser digitalizado.

Obtendo dados de seu gráfico

Em seguida, clique no botão “Digitize area” e especifique na janela popup qual é a cor que deverá ser detectada pelo programa e entendida como curva representativa de dados (para isso, clique no pequeno quadrado branco, segure o botão do mouse e arraste o ponteiro até a cor que deseja selecionar).

Clique em “Ok” e você terá o gráfico (ou parte dele) digitalizado. Pode ser necessário repetir o processo até que todas as curvas e dados sejam detectados pelo Digitizer. Com tudo pronto, basta clicar em “View data” para visualizar, copiar e salvar os códigos numéricos com os dados.

Detectando segmento de dados

Digitalização manual

Contudo, o Digitizer também permite que você faça digitalizações manuais, obtendo maior precisão na recuperação de dados numéricos dos gráficos escaneados. O aplicativo possui ferramentas para que o utilizador possa marcar individualmente o segmento das curvas e retas, aumentar/diminuir o zoom da imagem, especificar os tipos de eixos (linear, recíproco etc.) e diversos outros pormenores.

Vale observar que, além de poder copiar os dados números, você também pode salvá-los como arquivos de texto simples (formato TXT).

Nossa Opinião sobre o Digitizer

O Digitizer é realmente útil para quem trabalha bastante com gráficos e possui dificuldades em passar dados impressos para programas de gênero como Microsoft Office Excel. Com ele, você transforma uma imagem em dados numéricos em poucos segundos, podendo gerar outro gráfico digital igual ao original usando poucos cliques do mouse.

Embora sua utilização possa parecer bastante confusa e complicada de início, uma rápida lida no documento de ajuda (que pode ser acessado apertando-se F1) já vai ajudar bastante a entender melhor a interface e ferramentas do programa.

Em suma, o Digitizer é um aplicativo bem centrado para uso profissional, e agrada por ser razoavelmente fácil de aprender e bastante leve (menos de 1 MB), sendo perfeito para computadores mais antigos. Se você tem essa necessidade de trabalhar frequentemente com gráficos, não deixe de experimentar.

Prós & Contras

Prós

  • Bastante leve (executável pesa menos do que 1 MB)
  • Razoavelmente simples de usar, bastando ler rapidamente o arquivo de ajuda
  • Possui boa precisão na detecção de dados

Contras

  • A digitalização automática costuma não ser tão precisa quanto a manual

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Digitizer

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação