Logo Dune II Ícone

Dune II

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 05/12/2012 Aleksander Guryanov
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Relembre os primórdios dos games de estratégia jogando uma versão online e gratuita deste clássico RTS

Se você possui alguns anos a mais, certamente se lembra de Dune II, jogo baseado no filme homônimo  e que foi lançado para o console MegaDrive no ano de 1992.

Embora atualmente o título não pareça muito inovador, o game causou uma verdadeira revolução na época que foi lançado, implementando diversos recursos que vemos até hoje em RTSs (Real Time Strategy, ou Estratégia em Tempo Real), sendo o precursor do gênero.

Entre as características mais marcantes, podemos citar a jogabilidade dividida em cenários, construção de refinarias para obtenção de recursos e até mesmo o uso do mouse para controlar seu exército, algo que não existia até então. Caso você seja da “nova geração” e nunca tenha jogado Dune II (ou queira relembrar a diversão que o título proporcionava), saiba que agora você poderá experimentá-lo em uma versão online totalmente gratuita.

Escolha sua nação

Batalha pelo planeta desértico

Dune se ambienta em um futuro distante, no qual a humanidade, após um longo período de busca, encontra Arrakis – um planeta desértico em plenas condições de habitação – e decide colonizá-lo. Separada em três casas (Atreides, Ordos e Harkonne), a raça humana inicia uma feroz batalha pelo domínio territorial do novo planeta e pela extração de uma especiaria conhecida como melange.

Assim que você começa o jogo, é necessário escolher entre as três casas para jogar. Embora não tenham muitas diferenças técnicas entre si, cada clã possui sua própria “personalidade” e peculiaridades na história, mostradas durante o decorrer do título.

Depois de fazer sua escolha você já é transportado para o primeiro mapa, no qual deverá cumprir a missão de juntar mil créditos – a moeda corrente do jogo.

Será preciso construir refinarias e treinar muito

Expandindo seu império

Em todos os mapas de Dune II você começará com nada mais do que um quartel-general, alguns tanques e quatro soldados. Para sobreviver, será preciso explorar os cenários e construir mais tipos de prédios, como os geradores de energia e as refinarias (que transformam recursos naturais do solo em créditos).

Contudo, lembre-se sempre que para construir qualquer coisa é necessário antes pavimentar o chão com pequenos blocos de concreto.

Mas suas preocupações não se resumem somente em construir e explorar. As outras nações também estão tentando conquistar cada pedaço de terra de Arrakis, e será preciso defender sua base dos impiedosos soldados inimigos.

Preste atenção nas instruções recebidas

Jogabilidade

A maioria dos comandos de Dune II é realizada com o mouse. Para fazer uma ação qualquer, basta clicar na unidade/construção em questão e selecionar uma opção no menu direito (como atacar, defender, mover etc.). Utilizando as teclas direcionais, você consegue mover a câmera por toda a extensão do cenário em que você estiver.

Não se esqueça também de sempre salvar seu progresso, clicando no menu “Options” e escolhendo a opção “Save this game”. 

Nossa Opinião sobre o Dune II

Se você gosta de jogos de estratégia (RTS) e nunca jogou Dune II, esta é a chance de expiar seus pecados. Afinal, o título foi o precursor dos maiores sucessos do gênero (como StarCraft e Command&Conquer), e sem ele provavelmente estaríamos comandando unidades de batalha utilizando somente o teclado até os dias atuais.

Esta versão online é realmente fiel ao jogo original, e quem já está acostumado com o game certamente reconhecerá cada pequeno detalhe imediatamente. As músicas e efeitos sonoros continuam os mesmos: simplórios, mas marcantes e divertidos. Os gráficos também estão intactos, com a mesma qualidade que víamos no MegaDrive. Jogadores mais novos, porém, podem não gostar da baixa definição: as unidades são tão pequenas que parecem formigas coloridas.

Dune II é relativamente fácil de jogar, tanto pelos comandos simples quanto pela baixa dificuldade em sobreviver nos cenários. Embora todas as fases sejam extremamente semelhantes, o título não enjoa, pois é sempre divertido construir seu império e expandir seus domínios pelo planeta inteiro, tornando-se cada vez mais poderoso. Além disso, após terminar o game com um clã, é inevitável que surja a vontade de termina-lo com outro.

Em suma, Dune II continua sendo divertido mesmo tantos anos após seu lançamento original. Se você nunca jogou, não marque bobeira e experimente; se já jogou, relembre os bons tempos do gênero RTS e lute novamente pela conquista de Arrakis.

Prós & Contras

Prós

  • Fiel ao jogo original
  • Bastante divertido e extenso
  • Músicas e efeitos sonoros simples, porém marcantes
  • Enredo interessante

Contras

  • Gráficos podem desagradar jogadores mais novos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Dune II

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação