Logo Finestra Virtual Desktops Ícone

Finestra Virtual Desktops

Versão 2.5.4501 Grátis
2.83 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 20/12/2012 Z-Systems
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Danilo Amoroso
Dê novos horizontes para seu PC com uma infinidade de desktops virtuais Nunca mais vai faltar espaço na Barra de tarefas

Em meio a tantas tarefas e atividades que realizamos no mundo virtual, acabamos utilizando uma infinidade de aplicativos ao mesmo tempo. O resultado: Barra de tarefas lotada de abas abertas. São tantas janelas que acabamos confusos e perdidos na Área de trabalho.

Se você sofre com esse tipo de situação, deve conhecer o Finestra Virtual Desktops — anteriormente conhecido como Vista/XP Virtual Desktop Manager) —, um gerenciador de desktops virtuais realmente poderoso.

É muito desktop!

Um dos recursos inovadores do Windows Vista foi o Desktop Window Manager (DWM). Com ele, você alterna facilmente as várias janelas abertas, estejam ativas ou minimizadas. O DWM é a base para a posterior criação do Aero, responsável pelas características transparentes e flutuantes tão admiradas pelos usuários do Windows.

O Finestra Virtual Desktops aproveita o melhor deste recurso para fornecer um gerenciador de Áreas de trabalho potente e completo. Ele simplesmente não tem limites, possibilitando a criação de quantas Áreas de trabalho você quiser, só dependendo da capacidade da memória do seu computador. Ele tem ótimos efeitos visuais, por exemplo, um gerenciador em tela cheia para trocar de desktop.

Para os usuários do Windows Vista, ele é uma melhoria nas funcionalidades implementadas pelo DWM. No viés de quem utiliza o Windows XP, é a chance para ter todo o potencial das funções gráficas que as versões mais novas do sistema operacional da Microsoft oferecem, inclusive com a visualização em miniaturas dos desktops. Já no Windows 7, ele usa miniaturas na Barra de tarefas para que você veja e acesse qualquer um dos desktops.

Efeitos visuais do Finestra.

Independência

O poder de fogo deste aplicativo não para por aí. Ele ainda possibilita a aplicação de papéis de parede independentes para cada ambiente virtual, menu de janelas e atalhos de teclado configuráveis.

Sempre que for executada a modificação em uma delas, são exibidas notificações por meio de animações em tempo real. Este recurso funciona ainda melhor quando você trabalha com drag-and-drop (o famoso “arrastar e soltar”). Cada Área de trabalho tem seu ícone próprio.

Tela cheia

Não curte aquelas miniaturas das janelas? Nesse caso o Finestra Virtual Desktops disponibiliza a ferramenta Switcher, a qual gera a exibição em tela cheia de todas as janelas abertas em todos os desktops virtuais ativos. Por padrão, o Switcher pode ser acessado com a combinação Tecla Windows + Z.

Modo de visualização em tela cheia.

Mais que apenas visualizar, com essa funcionalidade é possível mover janelas entre Áreas de trabalho em tempo real, configurar recursos de exibição e cor de fundo e ativar uma janela ou uma área de trabalho específica.

Atalhos de teclado

Quer agilizar suas atividades no Vista/XP Virtual Desktop Manager? Então fique atento às dicas dos comandos de atalho:

  • Tecla Windows + Z — exibir a tecla de troca;
  • Tecla Windows + 1 até 9 (no teclado numérico) — alterar entre essas áreas;
  • Tecla Windows + W — menus de janela;
  • Tecla Windows + seta para cima ou para baixo — alterar para próxima área;
  • Tecla Windows + seta para esquerda ou direita — alterar para área anterior.
  • Tecla Windows + Ctlr + 1 até 9 (no teclado numérico) — designar área;
  • Tecla Windows + F9 — exibir todas as janelas abertas;
  • Tecla Windows + P — exibir mini-preview.

Vale ressaltar que essas combinações podem ser personalizadas, adequando os comandos com a sua necessidade ou preferência. Agora é só aproveitar da centena de desktops virtuais que você possui na sua máquina!

Nossa Opinião sobre o Finestra Virtual Desktops

O Finestra Virtual Desktops é um dos melhores e mais potentes gerenciadores de desktops virtuais. Este aplicativo possibilita que você crie uma infinidade de ambientes virtuais com planos de fundo independentes, comandos de atalhos configuráveis, apresentação em miniatura das Áreas de trabalho e visualização de tela cheia de todos os desktops criados e suas respectivas abas ativas.

Ele é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta para combater a confusão da geralmente superpopulada Barra de tarefas. Com a facilidade em alternar entre os ambientes virtuais e a troca de janelas entre eles (no melhor estilo “arraste e solte”), sua usabilidade é descomplicada e muito intuitiva.

Um único quesito foi identificado como problemático durante os testes deste programa. A sobreposição das imagens de exibição das janelas ativas em cada desktop no modo de tela cheia torna seu entendimento um pouco confuso. Apesar deste detalhe negativo, vale muito a pena experimentar o Finestra.

Prós & Contras

Prós

  • Visualização em tela cheia dos desktops virtuais e janelas ativas.
  • Comandos de atalho configuráveis.
  • Apresentação em miniatura dos ambientes virtuais.
  • Aplicação de planos de fundos independentes para cada desktop.

Contras

  • Visualização confusa de várias janelas ativas no modo de tela cheia.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Finestra Virtual Desktops

+6 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação