Logo Firebug Lite para Chrome Ícone

Firebug Lite para Chrome

Versão 1.4.0.11967 Grátis
294 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 08/11/2011 Firebug Working Group
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Arruda
Com esta extensão os desenvolvedores de páginas web podem corrigir erros e ver o resultado em tempo real

Firebug Lite é uma versão reduzida de outra extensão muito conhecida entre os desenvolvedores de páginas para a internet, a Firebug. Apesar de possuir menos recursos, a versão Lite também permite que o programador possa corrigir erros ou alterar o código-fonte da página enquanto visualiza o resultado dessas mudanças automaticamente.

A utilização da extensão no navegador da Google é muito fácil e prática: basta clicar sobre o ícone da extensão depois de ter carregado a página a ser editada. Assim, a janela do browser acaba dividida em duas seções, sendo a superior utilizada para demonstrar o site já renderizado e, a de baixo, para permitir que o usuário faça as devidas alterações.

Firebug Lite alterando as cores do Baixaki

Para facilitar, é possível navegar pelos elementos da página de acordo com a tecnologia empregada para construí-lo. Assim, você pode analisar elementos HTML, por exemplo, sem se preocupar com o código CSS, e vice-versa. Existe também uma seção para scripts inseridos na página e a possibilidade de executar códigos feitos em JavaScript em um console disponibilizado especialmente para isso.

O Firebug Lite é carregado antes de qualquer script da página e, dessa forma, ele é capaz de analisar todas as chamadas e solicitações. Além disso, o plugin se torna ativo de acordo com o domínio do site visitado. Portanto, caso não queira que a janela do Firebug esteja visível em alguma página, basta desativar a extensão para ela.

Nossa Opinião sobre o Firebug Lite para Chrome

O Firebug é uma das extensões mais utilizadas para o desenvolvimento web e, com a versão Lite, não é diferente. A praticidade e a facilidade de edição de códigos proporcionadas pelo plugin tornam o Firebug Lite indispensável para quem precisa usar o Google Chrome ao desenvolver um site.

A possibilidade de ativar a extensão de acordo com o domínio do site é essencial, já que sem ela o programador teria uma janela mais poluída e com recursos sendo utilizados desnecessariamente.

A ferramenta também pode ser uma forma interessante de estudar como a folha de estilo de uma página foi criada, já que você pode constatar os valores e atributos utilizados pelos designers.

Comparada com a Firebug, a versão Lite possui algumas desvantagens, como a incapacidade de realizar pesquisas dentro do código. Além disso, vale a pena lembrar que ela substitui por completo a Chrome Developer Tools.

Prós & Contras

Prós

  • Alterações em tempo real
  • Fácil de instalar e de usar

Contras

  • Não faz buscas dentro do código
  • Não substitui a Chrome Developer Tools

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Firebug Lite para Chrome

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação