Logo Firebug Ícone

Firebug

Versão 3.0.0 Alpha 13 Grátis
481 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 10/08/2015 Klay
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+10 Avaliações
  • Foto de RedKnights
    RedKnights 19 de junho de 2010 - 15:21
    8
    Nota Ótimo!
    O firebug eh uma especie de progama hack, como no habbo com o Firebug agente pode vestir 2 roupas no seu avatar habbo, já no habbok.com eh pirata eh funciona mais ainda do que o original, que nem o R4, o objetive do R4 eh fazer as pessoas jogarem jogos não originais. Mais o FireBug tem um ótimo recurso e... tem poucos erros graficos, eu joguei com o firebug e no troço que deu fez merda... o site que eu tava criando, completo, mais n consigui entra mais! Por isso agente sempre tem que prestar atenção nos sites comuns, piratas e que pede senha, nome, cartão, endereço, etc. Mais os sites de comparença ID12 são clasicos: Internet explore, FireFox e FireBug, o "FireFox e FireBug" são os mesmos tipos de site ou simbolo, mais o Internet Explore eh o original (CLASSICO DE ID - 8192*), e o FireFox apenas eh mais avançado, pode mudar coisas que o explorer n tem, e o firebug só eh uma especie de progama hacker, pirata. Mais tudo eh site, com otimos recursos de IHD, mais tudo tem seu limite. M.j nao pode ser configurado com firfox e firebug ao mesmo tempo, eles dão viros, mais M.j não eh "Michael Jackson" eh outro progama que sempre vem com os sites de DOWNLOAD, mais em explorer es o mesmo, sempre normal, as vezes agente passa raiva do FireFox porque ele eh muito avançado e tambem, eh lerdo de vez en quando, no meio de IDE1=(71&)a-1. Mais eh tudo os mesmos!

Descrição

Andressa Xavier
Extensão para o Firefox essencial aos programadores web para identificar erros e códigos de qualquer site

Firebug é um complemento para o navegador Mozilla Firefox que traz uma série de recursos de inspeção de páginas.

Dessa maneira, ele pode ajudar desenvolvedores de aplicações web a visualizarem qual é o melhor posicionamento ou estilo a ser aplicado, testando pequenas modificações em tempo real.

O Firebug funciona integrado às ferramentas de desenvolvimento do navegador, porém, esta já tradicional extensão está passando por algumas mudanças estruturais. Por isso, esta ainda é uma versão que está em fase de testes (Alpha) e ainda não traz tantas novidades com relação ao antigo modelo do aplicativo.

Até o presente momento, o programa está disponível para o uso apenas com a versão do Firefox 35 ou superior, ou seja, apenas para o Firefox Nightly e o Firefox Developer Edition.

Testando o código

Quando o Firebug foi lançado, em 2006, é possível dizer que ele foi uma das ferramentas mais populares entre os desenvolvedores, visto que tinha uma função essencial para a inspeção de código. Isso porque ele permitia visualizar a aplicação por uma série de ângulos distintos, possibilitando identificar como um site poderia ser melhorado.

O botão da ferramenta

Por se tratar de uma ferramenta de código aberto, ele recebeu diversas sugestões de funcionalidades que ajudaram no crescimento e na melhoria da extensão. Agora, a nova geração do Firebug adota uma mudança estrutural significativa, visto que foram implementadas melhorias na sua integração com as ferramentas de desenvolvedor já existentes no Firefox.

Assim, além de o complemento melhorar a sua performance, estabilidade e questões de segurança, serão adicionadas novas ferramentas – ainda mais poderosas.

Fazendo inspeções

Uma vez instalado, o aplicativo disponibiliza um botão logo após a barra de endereços do navegador, e é preciso apenas clicar nele para ativar uma inspeção. Como uma maneira alternativa para realizar a tarefa, você também pode ativar a função por meio do atalho de teclado F12. Há três formas para exibir o painel do aplicativo.

Console aberto

Elas são escolhidas no menu da ferramenta, aberto pela setinha disponível ao lado do seu botão. Você pode exibir a janela na lateral direita da tela, na parte inferior do display ou em uma tela “solta”, conforme a sua preferência. O dispositivo ainda traz uma opção diferente de tema que pode ser selecionada apenas marcando a alternativa disponível.

O programa exibe as colunas de Inspecionar, Console, Depurar, Editar Estilos, Desempenho, Rede e, entre as inclusões da nova versão, também está disponível a de DOM.

Nossa Opinião sobre o Firebug

Firebug praticamente dispensa apresentações, sendo um complemento muito popular do Firefox, especialmente entre desenvolvedores. O programa traz uma maneira bem simples para você abrir a inspeção de uma página da internet, mostrando os elementos em um painel com uma ótima organização, estando com as opções separadas em setores.

O programa é ideal para você fazer ajustes em páginas da internet, por exemplo, permitindo identificar de forma rápida erros em código, visto que é possível visualizar setor a setor de um site. Além disso, o programa também conta com uma ferramenta de depuração, bem como a visualização de elementos de estilo.

Dessa maneira, você pode fazer ajustes em tempo real, com uma pré-visualização que vai realmente corresponder aos resultados finais. No quesito visual, você pode ajustar a janela do programa para abrir na parte inferior da tela no na lateral direita do display, permitindo usar o tamanho ou o comprimento do seu monitor em seu favor.

O aplicativo passou por mudanças estruturais e há algumas versões já conta com certa estabilidade. Porém, vale lembrar-se de que esta é uma versão da nova “geração” do Firebug e ainda se encontra em fase de desenvolvimento e de testes (Alpha) e pode nem sempre se comportar da maneira esperada. Além disso, de acordo com o desenvolvedor, em breve ele vai apresentar ainda mais novidades.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Permite escolher o local de exibição
  • Funções separadas em setores

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Firebug

+10 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação