Logo Firefox OS Simulator Ícone

Firefox OS Simulator

Versão 4.0.1 Grátis
47.46 MB
Funciona em: Windows
Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 07/02/2014 Mozilla
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Renan Hamann
Quer saber um pouco mais sobre como será a experiência do sistema operacional portátil da Mozilla? Então confira este simulador

Quem está muito curioso para saber como será o primeiro sistema operacional portátil da Mozilla Foundation já pode conseguir uma pequena amostra de que como será o futuro. Foi publicado um simulador para o Mozilla Firefox que permite uma boa parte da experiência que será oferecida para os celulares e tablets.

Anteriormente conhecido como Boot 2 Gecko, o Firefox OS é bastante similar aos principais sistemas operacionais portáteis da atualidade. E o melhor de tudo é que com o Firefox OS Simulator você não precisa correr riscos de “brickar” um smartphone com ações complicadas, pois ele roda diretamente no navegador da Mozilla.

Como instalar o Firefox OS Simulator

São necessários apenas alguns comandos para que o Firefox OS Simulator comece a ser utilizado. Clicando sobre o botão de download disponibilizado aqui no Baixaki, você baixará um arquivo XPI — que é uma extensão do Firefox. Caso esteja usando o Mozilla Firefox, uma janela pedindo a autorização do complemento será aberta automaticamente.

Desbloqueio de telas

Se estiver utilizando outros navegadores, basta arrastar o arquivo baixado até o Firefox logo em seguida. Com isso feito, é só autorizar a instalação da ferramenta adicional ao navegador e então aguardar alguns segundos enquanto o processo é concluído. Caso o app não seja aberto automaticamente, copie o seguinte endereço em eu navegador: resource://r2d2b2g-at-mozilla-dot-org/r2d2b2g/data/content/index.html.

Simulando um sistema portátil

Assim que a janela do Firefox OS Simulator for aberta, você poderá localizar um botão com a palavra “Stopped”. Clicando sobre ele, você verá que ele é mudado para “Running”, o que fará uma janela separada ser aberta em alguns segundos. Ela representa o sistema operacional portátil e por ali que você terá toda a experiência do software.

O sistema tenta imitar um smartphone em vários detalhes. Após alguns segundos de ociosidade, por exemplo, você verá que a tela do aplicativo será apagada. É necessário clicar sobre o botão “Home” (representado por uma casinha) para que ela volte a ser ativada. E quando isso acontecer, basta usar o mouse para realizar a simulação dos toques na tela.

Vários apps presentes

Os apps presentes no simulador funcionam desta mesma forma. Uma vantagem em relação aos sistemas reais é que você pode utilizar o teclado do computador para digitar os textos e endereços que serão colocados no navegador. Há ainda opções da adição de apps de terceiros, mas para isso é preciso de conhecimentos mais avançados em programação — lembrando que o simulador foi feito para desenvolvedores.

Nossa Opinião sobre o Firefox OS Simulator

Firefox OS Simulator é uma excelente ferramenta para quem quer experimentar o sistema portátil da Mozilla muito antes de ele ser lançado oficialmente. Criado para que desenvolvedores já comecem a pensar em seus apps, o sistema garante ótimas experiências para os usuários e ainda oferece uma boa gama de recursos iniciais.

Quase todos os apps presentes funcionam de uma maneira bem satisfatória, mesmo que muitas das funções não estejam totalmente funcionais. A câmera e o telefone, por exemplo, apenas estão com os softwares presentes, mas não podem ser utilizados — até porque não existe uma conexão entre os computadores e as operadoras de telefonia móvel.

Quanto à interface e às respostas aos toques simulados, não há grandes reclamações. Apesar de serem comuns as respostas mais intensas do que se esperava, isso não chega a afetar a boa utilização do aplicativo. Vale lembrar que se trata de um simulador do primeiro sistema operacional portátil da Mozilla e muitos bugs ainda podem ser encontrados.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil utilização
  • Vários apps disponíveis
  • Boa simulação
  • Experiência confortável

Contras

  • Vários bugs ainda presentes

Avaliações sobre o Firefox OS Simulator

+11 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação