Logo Gantter Ícone

Gantter

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 08/08/2011 InQuest Technologies
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Alexandre Guiss
Crie e edite cronogramas e gráficos de Gantt online como se estivesse em um Microsoft Project integrado ao Google Docs

A ferramenta mais usada pelos usuários do Microsoft Project é, provavelmente, a criação de gráficos de Gantt. O sistema de encadeamento de tarefas permite ao usuário definir durações, recursos, requisitos para data de início ou término das atividades. Uma ferramenta essencial para qualquer pessoa que lide com projetos, mas como nem sempre temos o Microsoft Project disponível para visualizar essas informações, uma solução online pode ser a salvação do dia. E esta solução é o Gantter.

O Gantter é uma ferramenta criada única e exclusivamente para a criação e visualização de gráficos de Gantt. Basta um olhar para ver que a inspiração no software da Microsoft não é mera suposição.

Tela do Gantter.

Muitos dos atalhos de teclado presentes no Project foram transferidos para o Gantter, permitindo que um usuário familiarizado com este software tenha uma experiência muito próxima com a solução online.

A ordem das colunas e até mesmo os inputs de informação (como as datas, por exemplo) usam o sistema da Microsoft. E para melhorar, o sistema do Gantter permite que o usuário carregue arquivos MPP salvos pelo Project para a ferramenta online.

Um dos grandes pontos positivos do Gantter é a integração com o Google Docs. Você pode montar seus gráficos na ferramenta e salvá-los em seu espaço de armazenamento da Google. O inverso também é verdadeiro, e você pode carregar diretamente do Docs para o Gantter.

Propriedades da tarefa.

Tarefas

Clicando sobre o título do projeto você pode editar as propriedades principais do seu trabalho. Isso inclui o calendário utilizado, quantidade de horas trabalhadas por dia, dias trabalhados por semana e dias úteis no mês.

As propriedades de uma tarefa podem ser acessadas clicando-se duas vezes sobre o campo cinza com o número da tarefa, no botão “Propriedades” (desde que a tarefa esteja selecionada) ou pelo atalho F2 do teclado (também apenas com a tarefa selecionada).

Recursos

RecursosNo campo de recursos, o usuário pode acrescentar pessoas ou materiais ao escopo do projeto. Cada um dos recursos adicionados pode ter um custo diferenciado, bem como trabalhar com um calendário separado.

Esse último recurso é ideal para trabalhos em turnos ou para a separação de classes trabalhadoras.

Calendários

Esse campo é específico para a limitação dos calendários do projeto. Caso você tenha funcionários que trabalhem cinco dias por semana e outros que trabalhem seis dias, por exemplo, é possível criar calendários diferenciados para eles.

Calendários.

Não é apenas a quantidade de dias trabalhados que pode ser alterada. Tudo, desde horário de inicio e término até intervalos para almoço e jantar, pode ser computado.

Formatos de trabalho

Além da integração com os arquivos do Microsoft Project e com o espaço de armazenamento do Google Docs, o Gantter permite que o usuário exporte as etapas do seu cronograma para o formato iCalendar – que pode ser aberto com o Microsoft Outlook, para deixar as tarefas visíveis na sua caixa de emails – e para uso em calendários online. Usando este último, é fornecido um link para que o calendário seja atualizado com as informações.

Nossa Opinião sobre o Gantter

A sincronização do Gantter com o Google Docs é um diferencial enorme para outros serviços similares, e a disponibilização da ferramenta gratuitamente faz dele o companheiro número 1 daqueles que precisam de uma alternativa ao Project.

A interface é simples e funcional. Lembra muito o software da Microsoft, e qualquer um que esteja acostumado a mexer no Project vai se adequar igualmente bem ao Gantter.

Prós & Contras

Prós

  • Integração com o Google Docs
  • Visual semelhante ao Microsoft Project
  • Atalhos semelhantes aos do Microsoft Project

Contras

  • Não possui ferramenta para salvar em servidor próprio

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gantter

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação