Logo Goblin Sword Ícone

Goblin Sword

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 24/07/2015 Gelato Games
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Guilherme
Um jovem aventureiro embarca em uma aventura de capa e espada em 2D de plataforma

Goblin Sword é um jogo de aventura e plataforma 2D em sidescrolling que combina a jogabilidade aclamada dos clássicos Castlevanias com uma rápida aventura em níveis no estilo de Super Mario. Seu objetivo aqui é simples: chegue ao fim da fase destruindo o maior número de inimigos que puder com sua espada, enquanto desvia de obstáculos e coleta tesouros.

Neste port do iOS para os navegadores, Goblin Sword chega praticamente com tudo o que oferecia no original. A cada nível, você vai encontrar cenários repletos de inimigos, bem como plataformas para escalar, baús cheios de moedas de ouro, armadilhas de espinhos e muitos outros. Consiga todos os baús para ganhar um selo no menu da fase; já o segundo deles só é liberado ao matar todos os adversários do local.

Não podemos nos esquecer, é claro, dos chefões, que aparecem de vez em quando para dificultar sua vida. Cada um deles vem com um tipo de desafio diferente, que vai obrigá-lo a aprender os padrões de ataque do adversário antes de poder enfrentá-lo – e ter agilidade para reagir aos golpes é igualmente importante.

Os equipamentos de um verdadeiro herói

Assim como na jornada de qualquer herói de verdade, os desafios em Goblin Sword vão se tornando maiores para seu personagem a cada nível que você avança. Felizmente, nosso herói não terá que enfrentar esses desafios completamente despreparado.

Isso porque, entre um nível e outro, você pode dar uma passadinha no bom e velho ferreiro (o botão no canto superior esquerdo da tela, no menu de fases). Nesta área, o jogador vai encontrar diversas espadas e trajes para vestir.

Cada um dos itens aqui disponíveis, vale notar, possui uma característica especial, como espadas que aumentam o alcance do ataque e o dano causado, bem como armaduras capazes de deixar seu personagem mais veloz ou resistente aos golpes inimigos. Mas não pense que você pode simplesmente pegar um equipamento e levar ele de graça: é preciso usar o dinheiro coletado nos níveis para comprar os itens, que não são exatamente baratos.

Equipamentos

Por isso, se quiser estar bem preparado, o melhor é sempre avançar cada um dos níveis “fazendo a limpa” em cada canto que puder para estar cheio de moedas. E, obviamente, é sempre recomendável pensar bem antes de escolher em qual arma investir.

Controles

  • Setas direcionais laterais: movimentam o personagem;
  • Teclas A e D: movimentam o personagem;
  • Tecla J: atacar;
  • Tecla Espaço: pular.

Nossa Opinião sobre o Goblin Sword

Para quem é fã da jogabilidade clássica de Castlevania, mas queria a experiência em um tom mais animado (no estilo de Dragon Quest, digamos assim), Goblin Sword é definitivamente um prato cheio. Já para começar, o título é simplesmente lindo: cada cenário, menu e sprite é feito com o maior esmero possível, em uma pixelart que vai impressionar qualquer um.

Na parte sonora, Goblin Sword também impressiona graças a um conjunto de músicas divertidas e animadas. O mesmo vale para os efeitos de golpes e de dano, que são simples mas competentes. Infelizmente, a qualidade do arquivo de áudio deixa a desejar; mesmo assim, isso é algo que você não vai notar fácil.

Jogar Goblin Sword, como um todo, é extremamente divertido. Depois que você pega a prática, enfrentar adversários é uma tarefa divertida e, por vezes desafiadora; além disso, há muito a ser explorado nas fases e, graças a um bom design de cenário, elas são curtas o suficiente para que você a termine em instantes.

A cereja no topo do bolo fica para a possibilidade de comprar novos equipamentos para o jogador. Graças a isso, você tem uma mudança constante na maneira como encara desafios, bem como ganha um incentivo para explorar cada cantinho da fase (algo que, vale notar, se torna especialmente importante para quem quer conseguir os selos das fases).

Os problemas de um port malfeito

Até aí, Goblin Sword poderia ser muito bem o game perfeito para seu gênero. Mas, infelizmente, ele traz uma série de errinhos que prejudicam – e muito – a experiência da aventura como um todo.

O fato é que Goblin Sword é um port de um game originalmente para iOS. E embora ele tenha sido adaptado para uma versão web respeitável, várias falhas acabaram surgindo, tanto na execução estética quanto na programação do título e em sua jogabilidade.

Exemplos disso não faltam. Personagens que vão e voltam nas plataformas andam de costas com frequência; problemas de colisão fazem inimigos, por vezes, subirem paredes em um instante; a qualidade de áudio, como dito anteriormente, deixa muito a desejar, como se fosse apenas uma cópia da música original... Bem, você entendeu a ideia.

Na jogabilidade, então, é que a experiência é realmente prejudicada. Isso é resultado, em boa parte, de um ”atraso” nas respostas de seus comandos, que fazem com que seu personagem frequentemente se mova mais do que devia. E acredite: em um jogo de plataforma em que o mínimo erro pode jogá-lo em uma armadilha ou fazê-lo recomeçar todo o trajeto, isso é incrivelmente frustrante.

Não ajuda em nada, aliás, o fato de Goblin Sword ser completamente em japonês, sem uma opção para jogá-lo em outra língua. Com isso, você acaba sendo obrigado a navegar pelos menus “às escuras” – o que é especialmente frustrante na hora de comprar um equipamento, já que você só vai descobrir o que ele faz quando for tarde demais.

Ah! Por falar nisso: em hipótese alguma vá até as bordas das fases e saia dela. O game não criou paredes invisíveis para isso, fazendo com que passar desse ponto o jogue em um abismo infinito e o force a recomeçar.

Bom como é, mas melhor ainda com o polimento certo

Se Goblin Sword é bom? Sim, ele definitivamente tem muitas qualidades e vai divertir praticamente qualquer um que der uma chance a ele. Infelizmente, porém, há um número ridiculamente grande de erros pequenos que, quando unidos, tornam a experiência “instável”, por falta de melhor palavra: você precisa se adequar demais a eles para conseguir jogar, e isso realmente começa a frustrar com rapidez.

Assim, nossa recomendação é: jogue Goblin Sword se quiser uma experiência leve e divertida em 2D. Mas pode não ser uma boa ideia fazê-lo se você for do tipo que se irrita facilmente.

Prós & Contras

Prós

  • Ótimos gráficos
  • Trilha sonora com músicas ótimas
  • Jogabilidade simples
  • Fases rápidas, mas repletas de desafios e exploração
  • Sistema de equipamentos simples e divertido de usar

Contras

  • Só está disponível em japonês
  • Port está repleto de erros visuais, sonoros e de jogabilidade

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Goblin Sword

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação