Logo Gpg4win Ícone

Gpg4win

Versão 2.3.0 Grátis
24.71 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 04/12/2015 Intevation e g10 Code
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+1 Avaliação
  • Foto de Crivelari
    Crivelari 17 de janeiro de 2009 - 14:50
    6
    Nota Ótimo!
    Estou utilizando em dois pcs, um com outlook 2003 e outro com Thunderbird, para e-mail não tive problemas, o software cumpre o que está sendo especificado. Apenas alerto aos navegantes em relação ao uso do GPGee, que com o clique do mouse você criptografa seus arquivos, a grande falha (e mortal....) é de exigir a senha uma única vez, se teclou algo diferente meu amigo....blau, blau... Então não delete o arquivo antes de ter certeza!

Descrição

Equipe Baixaki
Conjunto de aplicativos para criptografar arquivos e emails armazenados no computador

O Gpg4win nada mais é do que um pacote de programas os quais visam facilitar o uso corriqueiro da criptografia de e-mails, ato que de outra forma acabaria sendo um tanto quanto avançado demais para usuários inexperientes.

Os programas inclusos no referido pacote são para: gerar pares de chaves de segurança (GnuPG), criptografar e-mails e arquivos (WinPT), organizar as chaves públicas e privadas conhecidas (GPA), instalar um gerenciador de e-mails (Claws Mail) e, por fim, adicionar complementos tanto ao Windows Explorer (GPGee), quanto ao Microsoft Outlook (GPGol). Porém para que todos estejam disponíveis será necessário selecioná-los durante a instalação.

Criando um par de chaves de segurança

Se durante a instalação você optou por criar atalhos em sua Área de trabalho (“Desktop”) dos programas inclusos no pacote, sua vida será um pouco mais fácil, pois bastará executar o aplicativo “GPA” e esperar até que uma tela seja aberta (uma que não seja inteiramente preta). Caso contrário, vá ao menu “Iniciar”, selecione “Programas”, depois “GnuPG For Windows” e por fim, clique em “GPA”.

Sempre ao abrir o programa será perguntado se você deseja criar um par de chaves de segurança naquele mesmo instante (“Generate key now”), clique em tal opção para abrir o gerador de chaves.

Gpg4win - Imagem 1 do software

Uma vez nele, é possível criar um par de chaves com dados falsos para caso você queira treinar antes de criar um par relacionado à sua conta de e-mail real. Pois uma vez criado um par e relacionado a um e-mail, não se pode criar outro para o mesmo e-mail.

Primeiro, preencha um nome e siga adiante (“Forward”), depois insira seu endereço de e-mail e em seguida uma senha (quanto maior melhor). Feito isso, será perguntado se você deseja criar um arquivo de backup do seu par de chaves (“Create backup copy”), e após isso sua chave será criada (o que pode demorar algum tempo mesmo em computador rápidos).

Caso você tenha optado por criar um backup, uma janela aparecerá após a criação da chave, pedindo para que você dê um nome ao arquivo e escolha em qual pasta (“Folder”) ele será salvo (“Save”). Depois disso, um recado aparecerá avisando que o arquivo foi salvo, clique e “Close” e pronto: seu primeiro par de chaves foi criado.

Compartilhando sua “chave pública”

Existem duas formas para você publicar sua chave, ou você a envia por e-mail diretamente para quem você quiser, ou então publica em um servidor de chaves (“key server”), tornando-a disponível para quem quiser lhe achar.

Enviando para poucos

Para mandar via e-mail, você deverá anexar sua chave pública ao e-mail, ou então, a colar no corpo do texto (caso seu servidor de e-mail não permita que você mande e-mails com anexo). Para tanto, selecione a chave criada e clique na opção “Export”, feito isso, nomeie o arquivo com a extensão “.asc” ao final (“Arquivo.asc”), escolha onde salvá-lo e clique em “Save”.

Agora basta anexar tal arquivo ao e-mail, ou abri-lo com o “Bloco de notas” e copiar o texto para o corpo do e-mail. No entanto, seu e-mail não deve estar configurado para mandar mensagens em HTML, pois nesse caso o a operação acima não funcionará corretamente.

Gpg4win - Imagem 2 do software

Publicando em um servidor de chaves

Para publicar em um servidor de chaves, basta selecionar a chave desejada, clicar no menu “Server” e escolher a opção “Send Keys...”, ao fazer isso uma aparecerá perguntando se você realmente desejado proceder, clique em “Yes” e outra mensagem aparecerá avisando que a chave foi publicada.

Descodificando um e-mail criptografado

Um e-mail criptografado que ainda não tenha sido descodificado ficará parecido com o seguinte bloco de texto:

-----BEGIN PGP MESSAGE-----
Version: GnuPG v1.4.1 (GNU/Linux)
hQEOA9FS8I3hSvdPEAP/W6W6f4MBwqTdzd9O/7FOTDHh//bQ+GUWoT0k9Y0i96UZ
QO1VhQSia6a8DZrFQj7SlJWmB1MM7RNhkmhfZsD5Bn9ICmwwOt2xJDBkCQ34gu5N
NxQ92WXZjHCaI0dSlynNziNbK8Ik26YPBYkQjLUDhHN4CRZ7q67eVEd/B9DI04wD
(...)
ujbjyj09L/9NvoBniWrgqVUayKr1Ls8OIZkyiex6mKypPGADJFAzvTwjubj5S6zJ
A+QvSXUB9Hj8Ft2Nt3j0B/gWn5no3Er2/15UcBn/UPSxW9or0w9seDxCuSXvpakX
bcneOm/pcJNEHcApXWXpoNOxRZ1MksM300w+79M6p2w=
=VCHb
-----END PGP MESSAGE-----


Para descodificar uma mensagem como a de cima, você usará outra ferramenta inclusa no Gp4win: o WinPT.

WinPT

Quando você o executar ele passará a ficar ao lado do relógio da barra de tarefas com o formato de uma chave. Para acessar suas opções, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone dele, ou então, clicar duas vezes com o botão esquerdo.

Para descodificar um texto, copie-o para a “Área de transferência” (usando o comando “Copiar), clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do WinPT e dentro da opção “Clipboard” escolha “Decrypt/Verify”. Feito isso o programa lhe pedirá a sua senha e em seguida, após clicar em “OK”, uma janela de notificação aparecerá quando o processo estiver finalizado.

Se você seguiu os passos acima de maneira correta o texto “traduzido” (descodificado) estará em sua área de transferência e para visualizá-lo bastará usar o comando “Colar” em qualquer editor de texto.

Gpg4win - Imagem 3 do software

Adicionando chaves públicas de terceiros

Caso não queira ser sempre obrigado a anexar aos seus e-mails a sua chave pública (ou receber o anexo de uma), será necessário que você e aqueles com quem você está se correspondendo adicionem as chaves públicas uns dos outros às suas listas de chaves conhecidas.

Para isso, salve a chave pública da pessoa (anexada ao e-mail) em seu computador, em seguida, abra o GPA, clique em “Import” e selecione o arquivo salvo. Caso ele não tenha sido mando anexo, mas sim junto ao texto, basta copiar o código, colar em um “Bloco de notas”, salvar em seu computador e seguir os passos citados acima.

Uma vez tendo a chave pública de seu correspondente será possível mandar e-mails criptografados para ele, os quais somente ele poderá ler.

Verificando uma assinatura

Para saber se o e-mail recebido é realmente de quem você tem a chave pública, copie o trecho do e-mail no qual esteja escrito algo parecido com:

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----
Version: GnuPG v1.4.2 (MingW32)
iEYEARECAAYFAjxeqy0ACgkQcwePex+3Ivs79wCfW8u
ytRsEXgzCrfPnjGrDDtb7QZIAn17B8l8gFQ3WIUUDCMfA5cQajHcm
=O6lY
-----END PGP SIGNATURE-----


Em seguida, abra o WinPT e dentro da opção “Clipboard” escolha “Decrypt/Verify”. Caso a coluna na qual está escrito “Status” estiver com “Invalid Signature” escrito abaixo dela, significa que o e-mail que você recebeu foi alterado após ser enviado pelo seu correspondente, ou seja, ou alguém interceptou o e-mail enviado e o re-enviou, ou houve um erro de transmissao de dados através da Internet.

Criptografando um e-mail

Após digitar seu texto, copie-o para a área de transferência e, com o WinPT aberto, selecione a opção “Encrypt”. Logo em seguida uma janela aparecerá, nela, escolha a chave pública da pessoa para a qual você enviará o e-mail e clique em “OK”. Terminado o processo, cole o texto convertido no corpo do seu e-mail (o texto estará em sua área de transferência) e envie a mensagem!

Nossa Opinião sobre o Gpg4win

O Gpg4win traz uma suíte de aplicativos gratuitos para preservar a segurança de arquivos e emails armazenados no computador. É uma alternativa ao PGP, software semelhante, porém pago. Como é de se perceber, trata-se de uma ferramenta avançada e que requer conhecimento do usuário.

A interface é bem simples e leve, tem um visual um tanto quanto ultrapassado. Mas isso é superado tendo em vista a agilidade do aplicativo em realizar suas tarefas. Rápido, estável, muito eficiente.

Prós & Contras

Prós

  • Junta vários utilitários em um só.
  • Funciona adequadamente.

Contras

  • Demora-se um pouco para aprender a usar.
  • Manual de Instruções Avançadas em alemão.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gpg4win

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação