Logo HD Tune Free Ícone

HD Tune Free

Versão 2.55 Grátis
627 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/2000/2003/8
Adicionado em : 15/09/2011 EFD Software
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+7 Avaliações
  • Foto de GiLberto
    GiLberto 15 de setembro de 2011 - 23:45
    10
    Nota Excelente!
    levou umas 3 horas p/ escanear se havia algum setor do meu HD danificado... fiquei preocupado em saber diisso pq duas vezes ja, fui abrir meu note com uma mão so e ele escorregou e caiu ligado pensei q houvesse riscado o HD 500 GB

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Confira se o seu disco rígido está funcionando adequadamente ou se ele está fritando

O HD Tune Free é a versão gratuita do programa HD Tune Pro, devido a tal fato, este programa é muito mais restrito em relação ao número de funções que a sua versão paga.

Com ele, você poderá somente realizar testes de “benchmarks” para saber se o seu disco rígido aguenta trabalhar pesadamente, conferir a temperatura do seu computador para poder desligá-lo em situações extremas, saber informações sobre os discos inseridos na máquina, e ainda, executar um teste à procura de erros e ler um relatório sobre a saúde do seu disco rígido.

Usar o HD Tune Free é extremamente fácil, bastando somente selecionar o tipo de teste a ser realizado ou informação a ser obtida e clicar sobre o botão designado para cumprir a função daquela área do programa.

Nas abas “Benchmark” e “Error Scan” você poderá clicar em “Start” para iniciar os testes, tendo somente que esperá-los serem acabados para conferir o resultado. Por sua vez, as outras duas guias oferecem informações “passivas”, as quais basta acessá-las para sabê-las.

O problema dessa versão grátis é o de que ela possui somente metade das funções da edição paga, ou seja, a quantidade de testes realizados é excessivamente menor e os problemas encontrados durante testes específicos podem vir a não serem resolvidos. Além disso, ao menos no Windows Vista, o ícone ao lado do relógio, o qual mostra a temperatura do seu computador, não sai dos zero graus Celsius, em outras palavras, não funciona.

HD Tune Free - Imagem 1 do software

Outro problema em relação á versão paga é o de que as informações da aba “Health” não são exibidas, ficando assim, em branco. No entanto, o HD Tune Free permite que você altere como a temperatura é exibida (unidade exibida e temperatura crítica), pois provavelmente essa função funciona no Windows XP.

Além disso, o HD Tune Free possibilita que você defina como o teste de benchmark será realizado, podendo escolher priorizar entre a velocidade e a precisão e ainda escolher o tamanho do bloco utilizado. O mesmo também acontece com a opção do verificador de erros, pois é possível marcar a caixa “Quick Scan” para realizar uma varredura mais rápida e menos precisa.

Nossa Opinião sobre o HD Tune Free

O HD Tune Free é a versão gratuita do HD Tune Pro e, assim como ele, possui uma interface gráfica muito pobre e simples. Apesar disso, ambos os programas são capazes de realizar testes de desempenho nos discos rígidos instalados e fazer uma varredura buscando erros no disco. No entanto, a versão gratuita do HD Tune não possui muitos dos testes que o outro é capaz de realizar, sendo assim uma versão mais de avaliação do que outra coisa.

Portanto, se você precisa de um programa capaz de realizar poucos testes de desempenho e procurar por erros no seu disco rígido, baixe o HD Tune Free, pois ele fará o serviço de maneira rápida e eficaz. Todavia, se você procura um programa completo, será melhor você pesquisar por outro aplicativo,  como o Everest.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Bastante leve
  • Instalação simples

Contras

  • Faz somente avaliações
  • Está em inglês

Avaliações sobre o HD Tune Free

+7 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação