Logo HeadMouse Ícone

HeadMouse

Versão 3.11 Grátis
1000 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/2003/8
Atualizado em : 01/11/2011 Universidade de Lleida

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+19 Avaliações
  • Foto de filmmescom
    filmmescom 13 de maio de 2012 - 06:12
    10
    Nota Excelente!
    cara precisa melhorar a detecção facila mas quem sou eu p criticar o belo trabalho feito pela equipe nota 1000 sem noção isso é perfeito hehe vou fazer hora com a cara de muita gente kkk muito bom
  • Foto de josé nelson paes junior
    josé nelson paes junior 10 de novembro de 2008 - 23:05
    2
    Nota Ruim!
    quando vc liga o pc ele rapidamente executa esse head mouse e trava e de tando travar ele comprometeu a placa do computador tive que gastar 400 reais para funcionar não BAIXEM.bem isso é se vc tiver 400 reais para diponibilizar baixem.tchau

Descrição

Andressa Xavier
Controle seu mouse de uma maneira inovadora, com movimentos de sua cabeça e expressões faciais

HeadMouse é um programa diferente e inovador, permitindo que os usuários mexam o mouse e usem seu desktop, fazendo apenas alguns movimentos com a cabeça. Parece estranho, mas isto realmente é possível. O programa trabalha em conjunto com qualquer webcam, que detecta estes movimentos e os transmitem para o mouse.

Esta aplicação foi desenvolvida pela Universidade de Lleida, na Espanha, com o intuito de auxiliar pessoas que apresentem comprometimentos motores. Criando-se um mouse virtual, estes usuários podem ter acesso a computadores, movendo os olhos, lábios e sobrancelhas, garantindo uma interação com as máquinas.

Calibrando sua expressão

Assim que você iniciar o programa, um processo de calibração é apresentado, ou seja, você vai visualizar uma janela com a captura de sua imagem. Isto é necessário para detectar o formato de seu rosto e suas expressões faciais, já que elas influenciam diretamente na utilização do programa.

Caras e bocas para a webcam detectar seus movimentos

 

É muito importante que a câmera esteja localizada de maneira centralizada, para capturar com exatidão seu rosto. Lembre-se de não alterar a posição da webcam. Durante a calibração, você deve abrir e fechar seus olhos constantemente, olhar para os lados, sorrir, levantar as sobrancelhas... Sendo um processo meio cansativo. Um modelo, com um desenho, é apresentado na tela, para lhe auxiliar a piscar na velocidade necessária.

Modelos a ser seguido

Depois de calibrado, a sua imagem pode ser verificada no canto inferior direito de sua tela. A partir do momento que um sinal verde, em forma de cruz, for apresentado sobre sua imagem, você já pode utilizar o mouse, fazendo movimentos delicados com sua cabeça, e levando o mouse para todos os lados da tela.

Configurando alguns movimentos

Espere o sinal verde para movimentar o mouseEnquanto estiver em execução, o ícone do programa fica presente na Barra de Sistema de seu PC. Clique sobre ele e escolha “Options”, para verificar e configurar algumas opções do programa. É possível definir a velocidade com que o mouse irá se mover, escolher uma opção para os cliques e arrastar os conteúdos selecionados pelo mouse.

HeadMouse ainda apresenta um manual (em inglês) completo e repleto de dicas para a utilização do programa. Esta ferramenta, após alguns ajustes, pode se tornar uma barreira a menos para as pessoas com dificuldades motoras utilizarem os mouses de computadores. Confira, faça os seus testes e dê um descanso ao mouse.

Nossa Opinião sobre o HeadMouse

Por incrível que pareça, o programa funciona. Chega a ser engraçado quando alguém comenta o fato de movimentar o mouse com expressões faciais e movimentos leves com a cabeça, mas HeadMouse cumpre o que promete, fazendo o periférico de entrada indispensável para muitos usuários realmente se mover.

Os pontos negativos são a falta de precisão, a não ser que você passe muitas horas treinando e utilizando o programa. Você deve fazer movimentos delicados, caso contrário fica muito difícil localizar até o cursor do mouse. O processo de calibração também se torna cansativo, visto que se fizer algum movimento que saia do foco da câmera, o processo deve ser iniciado novamente. Mas não podemos negar: a experiência é, sem dúvida, inovadora e interessante.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o HeadMouse

+19 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação