Logo Hemingway Ícone

Hemingway

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 27/02/2018 Adam & Ben Long
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Caio de Carvalho
Um editor de texto online e gratuito, com sugestões de como melhorar sua gramática

Nem todo mundo gosta de usar os editores de texto nativos do Windows, como o Word, Bloco de Notas e Wordpad. É aí que muitos usuários recorrem a ferramentas online. E uma dessas opções é o Hemingway Editor.

Aqui, temos um site que funciona como qualquer outro serviço da categoria. Logo ao abrir a página, você visualiza um documento com algumas informações básicas do que você pode fazer, como destacar trechos específicos e colar blocos de texto diretamente na aplicação.

Enquanto isso, na parte superior central, estão os comandos básicos, como "Bold" (negrito), "Italic" (itálico), três configurações de tamanho da fonte (H1, H2, H3), "Quote" (aspas), "Bullets" (tópicos), "Numbers" (numeração) e "Link" (para adicionar um endereço da internet).

Claro, você também pode partir para um arquivo em branco clicando na opção "Write", no canto superior direito da tela, bem ao lado de "Edit". Inclusive, é por esse menu à lateral que você tem acesso a informações detalhadas, como o número de letras e palavras, e sobre a concordância do seu texto.

Além disso, há um diferencial: alguns quadrados coloridos indicam o quanto o seu texto está compreensível, e como você pode melhorá-lo. Por exemplo, se houver alguma sentença de difícil entendimento, o próprio Hemingway irá localizar essa frase ou parágrafo e sugerir como você pode substituir algumas palavras por outras melhores.

O Hemingway também possui um aplicativo dedicado para desktop que vem com alguns recursos extras, entre eles uma interface mais otimizada, importar ou exportar arquivos do Microsoft Word e a possibilidade de salvar os textos.

Nossa Opinião sobre o Hemingway

Mais do que simplesmente oferecer uma plataforma online e gratuita para edição de textos, o Hemingway Editor tenta trazer algumas dicas de como você pode aprimorar a escrita. E isso com sugestões básicas na aba "Edit", que mostra quantos itens podem comprometer a compreensão do documento. Entre eles estão advérbios, voz passiva ou sentenças difíceis de entender.

O app para desktop é ainda mais completo, trazendo mudanças sutis na interface, mas que em nada impactam na usabilidade, que já é bastante fácil. Tem até função para visualizar quanto tempo você leva para ler cada parágrafo.

O Hemingway pode parecer estranho justamente nessas opções de edição de texto e gramática. Acontece que, se você não é familiarizado com esses dois fatores - especialmente a questão gramatical -, talvez você se sinta um pouco confuso durante a primeira utilização. Mas não se preocupe, pois a ideia é que você consiga escrever melhor com a ajuda dessas informações.

Na prática, o editor pode ser útil principalmente para jovens estudantes ou pessoas que têm uma certa dificuldade na hora de elaborar sentenças mais coesas. Sentimos apenas que poderia haver mais recursos que não apenas falassem o que mudar, mas também o porquê mudar certas partes do texto e como essas alterações influenciariam no documento como um todo.

Vale destacar que o Hemingway, por ser uma ferramenta básica, pode não atender todos os públicos, uma vez que é focado somente em texto. Imagens e vídeos, por exemplo, ainda não são suportados.

Prós & Contras

Prós

  • Excelente interface
  • Ferramentas simples de edição
  • Contagem de letras, palavras, parágrafos e outros itens
  • Sugestões de melhorias gramaticais
  • Totalmente gratuito

Contras

  • Versão online não é tão completa quanto o app para desktop

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Hemingway

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação