Logo Infogram Ícone

Infogram

Grátis
Funciona em: Web
Atualizado em : 05/07/2017 Infogr.am
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Crie gráficos de barras, linhas, matriz ou pizza em minutos, com direito ao código de incorporação para a sua página

Infogr.am é um serviço online para criar gráficos e utilizá-los em seus sites ou blogs na internet. Um gráfico, sem dúvidas, representa uma maneira mais simples de demonstrar determinados dados para o leitor. Por isso, eles são largamente utilizados em apresentações e palestras, facilitando a compreensão dos espectadores.

Para utilizar a aplicação é necessário efetuar o login utilizando a sua conta do Facebook ou do Twitter. O serviço ainda está em fase de testes (Beta) e pode nem sempre se comportar da maneira esperada.

Gráficos ilustrativos em instantes

Os gráficos, assim como as tabelas, trazem uma forma de demonstrar informações de forma mais visual do que seria por meio de um texto. Eles são de compreensão ainda mais simples, pois a pessoa consegue assimilar facilmente os dados, visto que estes são ilustrados por meio de barras, colunas ou fatias (deixando claras as diferenças entre um elemento e outro).

No entanto, montar gráficos nem sempre é uma tarefa simples. Normalmente, recorremos aos geradores presentes em outros programas (como o Excel ou o Word) e os adicionamos na forma de imagens. O Infogr.am é um aplicativo que vai ajudá-lo tanto a montar o gráfico quanto a publicá-lo no seu site.

Escolhendo um modelo

Além dos gráficos, segundo o desenvolvedor em breve o aplicativo também possibilitará a criação de infográficos.

Montando o gráfico

O serviço possui uma interface muito bem organizada. Na tela inicial, você precisa clicar no botão para iniciar a modelagem dos dados. Veja que isso abre uma pequena janela para você escolher o tipo de gráfico desejado. O aplicativo conta com quatro modelos: barras, pizza, linhas ou matriz (para selecionar qualquer um deles, basta clicar).

Em seguida, veja que o tipo de gráfico escolhido é aberto na tela. Aqui, após clicar no item, você tem duas escolhas: fazer upload dos dados (utilizando o botão “Import data”) ou editar a tabela apresentada para começar as alterações. Veja que, para a segunda alternativa, o processo é bem simples: basta modificar as informações exibidas na tela.

Editando os dados

Embora as alterações já apareçam no modelo à medida que você as faz, há uma ferramenta de pré-visualização, para que você possa ter ideia de como os seus gráficos estão ficando. Quando o serviço estiver concluído, você pode clicar em “Embed” para obter o código de incorporação do gráfico (para inseri-lo na sua página) ou efetuar uma captura de imagem.

Nossa Opinião sobre o Infogram

O Infogr.am é um serviço muito útil para quem faz uso constante de gráficos, especialmente em páginas na internet. Uma das grandes vantagens está na facilidade de utilização: a interface é muito bem organizada, apresentando as funções separadas por categorias (o que deixa a sua localização muito mais simples).

Além disso, o processo de montagem, quando é feito por edição, não é muito diferente de montar um gráfico no Excel ou no Word, o que o deixa mais simples mesmo para iniciantes. Um aspecto ruim está no primeiro passo da operação: ao clicar em “New chart”, nem sempre as alternativas são abertas em um primeiro momento.

Observe que a borda do desenho recebe um contorno azulado quando o programa recebe o comando. Essa é uma boa maneira de perceber se a ação foi ou não recebida pelo serviço. Os gráficos são todos muito elegantes e bem desenhados, além de serem apresentadas quatro modelos para você escolher aquele mais apropriado para a situação.

Embora o programa não tenha uma ferramenta para fazer download do gráfico na forma de imagem, caso você precise pode recorrer a uma captura de tela para salvá-lo no computador. No entanto, o código de incorporação é fornecido pelo próprio serviço.

Prós & Contras

Prós

  • Apresenta quatro modelos de gráficos
  • Permite fazer upload dos dados ou editá-los no próprio programa

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Infogram

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação