Logo LanguageTool Ícone

LanguageTool

Grátis
0 Bytes
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 21/01/2014 LanguageTool
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Guilherme Haas
Ferramenta verifica ortografia em mais de 20 línguas em documentos e sites

Ninguém está livre de cometer um erro de digitação ou de ter dúvidas sobre a grafia de uma palavra durante a elaboração de um texto no computador. Errar é humano, e às vezes é até mesmo involuntário, quando teclamos uma letra sem intenção.

É por isso que o uso de ferramentas de verificação ortográfica se torna tão fundamental em qualquer programa de edição de texto. Na medida em que você escreve, a maioria dos editores já analisa a grafia, a concordância e a pontuação de suas frases, facilitando a construção do seu material textual.

Muitas pessoas conhecem e utilizam o corretor automático de programas como o Microsoft Word. Porém, para quem procura por alternativas para outros editores ou mecanismos de escrita, pode experimentar este LanguageTool.

LanguageTool - Imagem 1 do software

Esta ferramenta gratuita e de código aberto oferece suporte a mais de 20 línguas e pode ser utilizada de maneira online, através do site, ou ser instalado no computador como um software independente ou ainda como uma extensão do navegador Mozilla Firefox.

Verificação de texto

O programa tem funcionamento rápido e direto. Pela internet, você pode colar o seu texto dentro do campo principal do site, selecionar o idioma e solicitar a verificação gramatical. O LanguageTool destaca as palavras com erros ortográficos, e você pode ver as sugestões de correção clicando com o mouse sobre a área demarcada.

LanguageTool - Imagem 2 do software

Nas versões para OpenOffice, o programa apresenta uma interface similar ao corretor do Word quando você abre uma janela de verificação de texto, apresentando as opções de correção para cada trecho do texto do documento.

Na forma de extensão para o navegador Mozilla Firefox, o LanguageTool pode ser acionado clicando com o botão secundário do mouse sobre o texto escrito e selecionado nas páginas da web.

Já a versão para download do programa oferece uma interface dividida em dois setores. A parte superior é onde o texto deve ser colado, e na parte inferior o software informa os erros possíveis contidos no trecho.

LanguageTool - Imagem 3 do software

Em todas as variações oferecidas pelo LanguageTool, você pode escolher entre mais de 20 línguas diferentes. O programa verifica ortografia em inglês, chinês, alemão, francês, italiano, japonês, grego, romeno, russo, espanhol e português; porém, a língua portuguesa é a de Portugal e não a variante brasileira.

Nossa Opinião sobre o LanguageTool

LanguageTool não é uma alternativa confiável para a verificação ortográfica e apresenta vários problemas de uso. Uma das primeiras coisas que precisa ser dita é que a ferramenta não analisa o português brasileiro, e sim o idioma de Portugal. Ainda que sejam essencialmente iguais, as variantes têm diferenças que podem confundir ainda mais o usuário do Brasil.

Outra questão importante a ser criticada é que o software é incapaz de analisar a concordância das sentenças e frases e não faz esse tipo de correção. Isso quer dizer que o texto pode conter inúmeros erros gramaticais, ligando verbos no singular com sujeitos no plural, mas por ser ortograficamente correto passam batido pela verificação do programa.

Nos testes realizados, os problemas com o LanguageTool não param por aí. Palavras escritas erradas não foram detectadas pelo serviço, mesmo as coisas mais absurdas como letras perdidas e aleatórias no meio do texto. Ao mesmo tempo, a ferramenta mostrou resultados errados para palavras existentes, o que tornou a utilização do programa simplesmente caótica e sem o menor grau de confiança.

No aspecto visual, a interface do LanguageTool nas diferentes versões disponíveis do programa é bastante simples e fácil de encontrar os recursos. Talvez esse seja a melhor característica do produto, pois não é preciso complicar uma ferramenta de verificação ortográfica. Infelizmente, de nada adianta uma boa interface se o objetivo do software não é alcançado e ele não faz bem o que deveria fazer.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não corrige adequadamente os textos
  • Deixa passar erros ortográficos
  • Não analisa concordância das sentenças e frases
  • Não suporta o português brasileiro

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o LanguageTool

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação