Logo Microsoft Office Online Ícone

Microsoft Office Online

Grátis
Funciona em: Web
Silverlight
Atualizado em : 24/08/2020 Microsoft
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus
R$239,00 Anual
via baixaki store

O que estão falando…

+43 Avaliações
  • Foto de Igor Fioli
    Igor Fioli 15 de abril de 2011 - 01:31
    10
    Nota Excelente!
    Sempre que a MS lança algo, o povo critica. Não que tenham motivo para tal, mas a moda é criticar a gigante. Diferentemente do que disseram aqui, eu não precisei instalar nada. Simplesmente cliquei no link do baixaki, entrei com meu email e senha no live e já apareceu a opção para criar um novo arquivo word, excel, etc... Não é compartilhamento, você pode sim criar um do zero. Muito bom. Vai bater de frente com o Google Docs.
  • Foto de Júlio César
    Júlio César 17 de abril de 2011 - 23:07
    2
    Nota Ruim!
    Quem diz que, em relação ao MS Office Online, o Google Docs é fraco, é porque não o utilizou. Concordo que, se a Google não tivesse o Docs, a MS demoraria muito para lançar um office online, e este jamais seria gratuito. O MSOffice Online já nasceu defasado: a colaboração nele é péssima, enquanto a do Google Docs é surpreendente. Gosto de produtos das duas empresas, e não sou fan-boy de nenhuma delas, e que a verdade seja dita: Google Docs é muito melhor que o MS Office Online. É só usar para ver.

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Os principais recursos da maior suíte de softwares de escritório do mundo agora podem ser utilizados diretamente no navegador

Microsoft Office Online é um pacote de ferramentas disponibilizado gratuitamente pela Microsoft que reúne versões simplificadas dos programas Word, Excel, PowerPoint, OneNote e OneDrive – acessíveis diretamente do seu navegador.

Além de garantir a edição de documentos a partir de praticamente qualquer computador, uma das principais funções do pacote é permitir o compartilhamento de arquivos com outras pessoas.

Dessa forma, a edição se torna colaborativa; ou seja, você e os colegas envolvidos em um mesmo projeto podem alterar informações em um documento simultaneamente para evitar confusões (como haver diferentes versões de um mesmo trabalho).

Você também pode aproveitar e experimentar os recursos inovadores dos novos pacotes Office. Clique aqui para conferir!

Cada vez melhor

Embora tenha sido lançado com as funções mais básicas dos serviços mencionados, gradativamente o Microsoft Office Online foi melhorando e ganhando novos recursos. Com a última atualização, em março de 2014, todos os programas receberam mais funções e ficaram um passo mais próximos de serem uma versão online completa.

Word

Cadastro

Usar o Microsoft Office Online requer um login, o qual pode ser feito usando os dados da sua antiga conta no Hotmail, caso ela ainda não tenha sido desativada. Para criar uma conta, clique aqui e preencha os dados requeridos.

Integração com o Desktop

Quando você estiver usando um dos programas do Microsoft Office Online e sentir a necessidade de uma função não disponível neles, mas presentes nas versões instaladas, é sempre possível abri-las imediatamente para continuar a edição. Ou seja, se você quiser alterar a cor de fundo em um slide do PowerPoint, é possível executá-lo no computador, fazer a mudança e voltar a utilizar o editor online.

Os arquivos alterados na web são sempre salvos no OneDrive, garantindo o seu acesso a qualquer momento. A única ressalva ao usar esse recurso de importação e exportação de documentos entre o PC e a internet está na necessidade de ter o pacote Office cadastrado e comprado no mesmo email que você utilizou ao fazer o login no serviço online.

Excel

Então, caso você esteja no trabalho e conecte-se com o email pessoal, não há como realizar a importação diretamente pelo site. Contudo, é possível salvar uma cópia do documento online no seu computador, alterá-la normalmente e, em seguida, fazer o upload do arquivo para o OneDrive, abrindo-o novamente por meio do Microsoft Office Online.

Agora com opções avançadas

Enquanto a versão inicial do Microsoft Office Online oferecia apenas recursos muito básicos dos programas, agora o pacote de aplicativos também conta com alternativas mais avançadas. Portanto, somente quem usa opções muito específicas vai sentir falta de algo nas versões online dos programas do Office. Por exemplo, o Excel Online suporta até VBA (Visual Basic for Applications), permitindo o uso de diferentes macros em suas planilhas.

PowerPoint

Quem estiver em dúvida sobre como usar o serviço pode usar a função “Tell Me” para acessar um guia explicando como usar os programas do Office. Inserir comentários é outro recurso transferido das versões instaladas para as online, garantindo não apenas a visualização, mas também a edição de comentários realizados nos documentos – função que pode servir para melhorar a comunicação com quem você estiver editando um arquivo, por exemplo.

Ao produzir trabalhos acadêmicos, há como inserir notas de rodapé e criar listas automaticamente, bastando pressionar Enter para a próxima bola de marcação ser adicionada. Em relação ao PowerPoint, não é preciso se preocupar em haver discrepância entre o texto visualizado e o resultado mostrado nos slides, pois ambos são praticamente iguais. Além disso, existe a chance de adicionar vídeos do YouTube e carregá-los diretamente da apresentação.

OneDrive

Por fim, o OneNote passou a permitir a impressão das suas anotações com apenas um clique.

Chrome Web Store

Apesar de funcionar em todos os navegadores, o Microsoft Office Online decidiu facilitar a vida de quem usa o Google Chrome: agora é possível adicionar atalhos para os serviços individuais do pacote no navegador. Assim, enquanto ele estiver aberto, você consegue acesso às versões online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote a partir do browser em poucos cliques.

Nossa Opinião sobre o Microsoft Office Online

Lançado inicialmente nos meados de 2010, o Microsoft Office Online demorou pelo menos três anos para liberar atualizações mais relevantes para a suíte de aplicativos, mantendo-se um bom tempo com recursos muito simples e difíceis de encontrar na interface. Porém, no ano passado foram feitas atualizações que fizeram-no salvar automaticamente os documentos, converter arquivos PDF em documentos do Word e também permitir colaboração editorial em tempo real.

Apesar desse atraso, finalmente a tradução para o português foi concluída e, no início de 2014, novos recursos foram adicionados que elevaram os aplicativos do Microsoft Office Online quase ao mesmo nível dos programas de sua versão offline, tornando suas diferenças bastante superficiais. Ou seja, depois de muito tempo servindo como “quebra-galho”, finalmente o serviço conta com recursos o suficiente para ser considerado útil por conta própria.

Como esse pacote online de aplicativos é gratuito, a última melhoria no serviço é muito relevante e torna quase obsoleta as diferenças entre as versões online e offline. Claro, os programas pagos continuam com mais recursos e alternativas de edição, mas agora o seu uso básico e intermediário apresenta qualidade excelente. Afinal, os principais apps do Office estão disponíveis, assim como as suas funções.

A possibilidade de importar e exportar arquivos entre as versões é interessante, pois assim você não fica preso às limitações do Microsoft Office Online. E ainda o fato de converter arquivos PDF em documentos do Word é muito interessante, pois facilita o seu trabalho de edição de textos. O antigo SkyDrive, rebatizado como OneDrive, é um grande recurso, pois garante que seus arquivos estejam sempre salvos nas nuvens e acessíveis de qualquer lugar.

A integração com o Google Chrome por meio de aplicativos também é outro ponto interessante, pois facilita o acesso aos editores do Microsoft Office Online, fazendo você perder menos tempo quando as suas deadlines estiverem estourando. Finalmente, caso novas melhorias continuem a aparecer, aumentando ainda mais o desempenho do Office, um dia ele poderá substituir suas versões de desktop. Porém, esse dia ainda não é hoje.

Prós & Contras

Prós

  • Disponível em qualquer lugar com internet
  • Principais recursos do Office
  • Serviço gratuito

Contras

  • Ainda não apresenta todas as funções da versão offline
  • O recurso de importação de documentos poderia não requerer login

Avaliações sobre o Microsoft Office Online

+43 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação