Logo MuseScore Ícone

MuseScore

Versão 2.2.1 Grátis
52.92 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 05/04/2018 MuseScore Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+15 Avaliações
  • Foto de sérgio bantam
    sérgio bantam 26 de janeiro de 2012 - 19:09
    10
    Nota Excelente!
    Com algumas horas a gente capta toda o cerne da linguagem e começa, automaticamente, a escrever as "partes" sem atropelo. No geral, a simplicidade, tamanho e qualidade são vantagens que com o tempo a gente percebe em relação a outros programas mais pesados, complexos e difíceis.
  • Foto de Christiane Pereira
    Christiane Pereira 4 de novembro de 2011 - 16:24
    8
    Nota Ótimo!
    Super fácil de utilizar, marca os tempos certinhos. Para quem transcreve músicas é ótimo. Gostei também pq tem a facilidade de trazer as armaduras de piano. Não achei ruim o fato de inserir figuras de tempo, muito pelo contrário achei muito prático isso, auxilia nas marcações. Eu recomendo...

Descrição

Luísa Barwinski
Crie suas partituras com vários instrumentos e até vozes com este editor simples e gratuito

Se você está começando no mundo da música e gosta de ler partituras, o MuseScore é um bom jeito de começar. Os primeiros passos no mundo da música são os mais complicados justamente por ter de se adaptar à linguagem das notas musicais, breves, semi-breves e todas as outras variantes. Se você quer fazer composições básicas e visualmente bonitas, o MuseScore é ideal para o que você precisa!

Apesar de parecer fácil, ler partituras não é assim tão simples para quem nunca teve contato com este tipo de coisa. O MuseScore é voltado para todo e qualquer tipo de usuário que deseje compor ou ler partituras no seu computador. Contudo, ele apresenta alguns problemas quando o assunto é criar a própria partitura. Isso porque alguns elementos são inseridos automaticamente pelo programa como pausas, ligações, pontos e uma série de outros símbolos que interferem bastante na sua partitura.

MuseScore - Imagem 1 do software

Porém, o funcionamento dele é bastante simples – você cria uma nova partitura clicando em “Arquivo” e depois em “New”. O processo de criação de uma nova partitura passa pelo assistente de criação que vai perguntar quantos e quais são os instrumentos que você deseja usar na sua composição. O programa permite inserir violinos, guitarras, vocais, flautas, trompetes e outros metais e mais uma série de outros instrumentos, sem contar o primordial piano.

MuseScore - Imagem 2 do software

Depois de definir quais serão os seus instrumentos é hora de colocar a mão na massa e pontos nas linhas. Clique no botão com um “N” maiúsculo e selecione qual é o tipo de nota que você deseja inserir na pauta. O MuseScore oferece todas as variantes das marcações de acordo com o tempo e a brevidade que você deseja dar à elas. Feito isso, posicione o cursor na localização que você quer inserir as notas e clique. Cuidado, o MuseScore tende a fazer ligações que podem prejudicar a sua partitura. Portanto, fique atento.

MuseScore - Imagem 3 do software

Quando você terminar de editar a sua partitura, poderá ouvi-la com o suporte MIDI que o MuseScore oferece. A qualidade de áudio não é das melhores, mas é possível ter uma boa dimensão de como vai ficar a sua música. Se você estiver trabalhando com mais de uma partitura, o MuseScore vai abri-las em abas, assim como os navegadores de internet fazem, para facilitar a sua vida.

MuseScore - Imagem 4 do software

Entretanto, se você procura sofisticação e exatidão nas suas produções, é recomendável que utilize outros softwares como o NoteWorthy Composer ou o Finale. Porém, estes dois softwares são pagos o que pode tornar o uso um pouco limitado, se você procura um bom programa e ainda que seja gratuito. Aliás, o Finale é considerado por muitos como o melhor editor de partituras que está disponível na internet no momento. Porém, se você busca um editor leve e básico, o MuseScore não vai decepcioná-lo.

MuseScore - Imagem 5 do software


Se você for um músico veterano e possuir bons conhecimentos musicais você pode criar tessituras de concerto e vários outros tipos de partitura. O MuseScore também permite que você altere o display do programa, adicionando paletas e menus nas laterais de modo a facilitar a construção da música. Mais uma vez, é preciso ficar atento para as inserções que o programa coloca automaticamente. Depois que você terminar, salve as suas partituras para que elas possam ser vistas por outras pessoas. Os formatos são o MSCZ, MSC, XML, MLX, PDF e outros formatos que podem auxiliar bastante.

Nossa Opinião sobre o MuseScore

O MuseScore é um software bastante útil e prático para os usuários que estão começando a editar partituras no computador. Apesar de demonstrar vontade própria às vezes, o programa é bastante interessante e fácil de mexer. A interface dele é agradável e pode ser personalizada de acordo com a necessidade do músico.
É possível adicionar menus com abas e paletas à esquerda para visualizar melhor todo o conteúdo que o MuseScore oferece para a criação de partituras e tessituras. A grande variedade de instrumentos e vozes na partitura são um ponto bastante forte do programa que disponibiliza instrumentos de corda, metais, piano, sopro e outros para que a sua música fique mais completa.

Prós & Contras

Prós

  • Interface prática
  • Fácil inserção de notas

Contras

  • Insere alguns elementos automaticamente

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o MuseScore

+15 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação