Logo Navpoint Ícone

Navpoint

Versão DEMO Grátis para testar
91.8 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 24/09/2015 Plug In Digital
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Guilherme
Prepare-se para enfrentar o divertido caos de comandar frotas de comércio espaciais

Navpoint é um game de gerenciamento 2D em que você controla uma frota de naves espaciais de uma linha de comércio. E se acha que essa é uma tarefa simples, saiba que está bem enganado: neste jogo, seu personagem desempenha absolutamente todas as tarefas – de definir onde cada estação de proteção deve ficar a controlar cuidadosamente a movimentação da nave.

Parece difícil? Pois acredite: isso não é nem metade do desafio em Navpoint. Para começar, guiar os veículos não é tão simples quanto clicar no veículo e apenas arrastá-lo até o fim da rota... Bem, na verdade é isso, mas ainda há mais a considerar.

Isso porque os veículos que surgem em seu território através de portais especiais chegam com diferentes níveis de massa e velocidade, além de estarem em ângulos que nem sempre ajudam na viagem. Dessa maneira, você é obrigado a corrigir constantemente a movimentação do veículo, para compensar sua posição e o deslocamento gerados pela inércia.

Agora, junte a isso uma dezena de outros veículos que precisam ser controlados ao mesmo tempo do início ao fim da jogatina, cada um capaz de ser destruído ao menor impacto, e você tem uma ideia de um pedacinho do desafio.

Uma ajudinha aos navegadores

Felizmente, o game também oferece algumas ferramentas para ajudar o jogador. Uma das mais importantes é aquela que dá nome ao título: os Navpoints são áreas especiais colocadas pelo jogador, identificadas na forma de setas, que direcionam o deslocamento de qualquer veículo a se aproximar delas.

Essa é, é claro, apenas uma das mecânicas disponíveis, e você deve utilizar tudo o que estiver ao seu alcance se quiser levar todos os veículos até seus destinos em segurança.

Navpoint

Tanto trabalho não é sem motivo. Para começar porque levar naves devidamente até seus objetivos gera dinheiro, que pode permitir a expansão de sua base e a adição de vários outros sistemas em sua rota. E em segundo porque falhas fazem com que a fiscalização intergaláctica o penalize com uma pior avaliação – o que, por sua vez, traz menos veículos e menos lucro.

Lidando com os imprevistos de uma estrada espacial

Obviamente, Navpoint não poderia parar com o desafio por aqui. Assim como aconteceria em uma viagem comum, naves passam por imprevistos como a falta de combustível ou danos ocorridos por um malfuncionamento – ou por um comandante que a guiou para o lugar errado.

Felizmente, isso pode ser corrigido com a ajuda de estações de reparo e reabastecimento, que devem ser instaladas por você (usando seu precioso dinheiro) e atendem as naves automaticamente. Lembre-se, porém, de definí-las em áreas que abranjam pontos chave do cenário, para que um veículo precisando de ajuda fique “no vácuo” por culpa de uma base posicionada de maneira ruim.

Para baixar Navpoint, você precisa utilizar o Steam. Clique aqui e confira um tutorial com o processo a ser realizado.

Nossa Opinião sobre o Navpoint

Navpoint é um exemplo perfeito do que ocorre quando se leva um conceito simples a extremos – e com muito estilo. De uma ideia que parece até boba de guiar veículos, o game rapidamente se mostra muito mais do que isso, dada a maneira como os elementos de física e outros fatores se unem para colocar cada vez mais camadas de complexidade.

Tudo isso poderia fazer deste um game terrível, dado o nível de dificuldade que oferece. Mas, felizmente, Navpoint traz exatamente o que é necessário para tornar esses elementos o extremo oposto. Isso é resultado da combinação de uma jogabilidade surpreendentemente simples com um tutorial igualmente amigável, que explicam o que você precisa saber do título muito rapidamente – e ainda o preparam para o que está por ver.

A parte visual, vale notar, é outro ponto forte da experiência. Não só os elementos, naves e estações são muito bem trabalhados, como também impressionam pelos detalhes coloridos que os destacam em meio a mapas de cores onde os minúsculos veículos se perderiam facilmente. E as animações, aliás, também se mostram muito bem-feitas.

Dificuldade que recompensa, mas ainda é dificuldade

Dados os devidos elogios, é preciso dizer que Navpoint é realmente difícil. De fato, ele pode acabar se mostrando difícil demais para muita gente, o que acaba se mostrando um dos pontos fracos da experiência.

Ao mesmo tempo, entretanto, quem é fã de um desafio que beira o insano vai adorar a experiência. Principalmente porque, por mais difícil que seja, Navpoint nunca parece injusto: você sempre sentirá que a culpa foi sua por não compensar a inércia do veículo da forma correta ao traçar uma rota ou que podia ter sido mais rápido em decidir onde vai ficar a estação de reabastecimento.

Isso tudo se alia ao fato de que Navpoint é, em seu núcleo, extremamente simples. Então, mesmo que novos elementos surjam para dificultar a jogatina – seja na forma de uma quantidade massiva de veículos, novos tipos de estação ou mesmo ladrões clandestinos nas naves –, você sempre aprende a lidar com a situação muito rapidamente.

Travou tudo

Um defeito do Navpoint, no entanto, põe tudo a perder. Em nossos testes, fosse com uma máquina de médio desempenho ou em um PC de jogos com hardware de ponta, executar o game invariavelmente fez com que o sistema travasse por completo. No caso do computador mais potente, por sorte, o travamento durou “apenas” 10 minutos; já no aparelho menos potente, a única opção foi reiniciar o sistema, após quase uma hora de espera.

Visto que dois computadores completamente diferentes passaram por esse problema, não seria surpresa nenhuma que muitos outros tenham exatamente essa dor de cabeça. E como não há como burlar a falha, você terá sempre que se preparar para a possibilidade de ter que reiniciar seu sistema várias vezes antes de conseguir fazer o game funcionar.

Se isso é irritante? Definitivamente. Mas acredite: Navpoint é um jogo tão divertido que, para muita gente, vai valer a pena passar pelos vários minutos de espera. Uma pena que a versão DEMO possui apenas algumas fases, pois você vai terminar querendo se aventurar cada vez mais.

Prós & Contras

Prós

  • Ótimos gráficos
  • Jogabilidade intuitiva
  • Tutorial ensina tudo o que você precisa fazer
  • Traz diversos elementos interessantes de jogabilidade

Contras

  • Dificuldade pode ser um pouco alta para alguns jogadores
  • Causa um travamento completo ao ser executado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Navpoint

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação