Logo Netkups Ícone

Netkups

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 11/04/2012 Netkups
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Vinícius Karasinski
Conheça o serviço de armazenamento de dados na nuvem que suporta download de arquivos via torrent

Netkups é um serviço de armazenamento na nuvem onde é possível guardar arquivos de até 1 GB gratuitamente ou de até 2 GB através de uma mensalidade.

A ideia da empresa é explorar um nicho de mercado específico oferecendo vantagens sobre outros serviços de armazenamento de arquivos como o Megaupload, o RapidShare ou o MediaFire. O principal diferencial oferecido é a disponibilização de download dos arquivos lá depositados via cliente torrent.

O serviço funciona assim: após efetuar o cadastro, basta selecionar um ou mais arquivos do seu computador para enviar ao Netkups. Quando o item é enviado, um link para ele é gerado. A partir desse endereço, é possível baixar o conteúdo para qualquer computador.

Netkups

Duas maneiras diferentes de efetuar o Download

Se o item enviado for maior do que 10 MB você tem duas opções na hora de recuperar o conteúdo: a primeira alternativa é como download direto e a segunda é via torrent.

Netkups

Os arquivos baixados por cliente torrent têm vantagens e desvantagens. Como eles ficam distribuídos entre várias pessoas, pode ser mais rápido e fácil efetuar o download. O problema disso é que para que você consiga baixar todo o conteúdo desejado, é preciso que exista ao menos um “semeador” oferecendo o item que você quer. O Netkups elimina esse problema ao ter sempre uma cópia desse arquivo em seus servidores, portando, sempre haverá ao menos um seed disponível.

Dentro do Netkups existem duas modalidades de cadastro, o gratuito e o premium. Confira os diferenciais das duas modalidades:

Tabela de preços Netkups

Em troca de uma mensalidade de cerca de R$ 10, você tem direito a mais armazenamento, menos anúncios e uma maior velocidade na hora de baixar os arquivos armazenados no Netkups.

Ao abrir a página inicial, você encontra uma interface limpa onde é possível efetuar o cadastro, ler informações a respeito da evolução do projeto no blog de desenvolvimento e também esclarecer dúvidas a respeito do serviço, o que inclui um FAQ, com as perguntas mais frequentes, e comentários a respeito de termos legais.

Para enviar algum arquivo para o site, clique em “select file...”, escolha o conteúdo no seu computador e clique em “start upload”. Para ver tudo o que você enviou para o Netkups, clique em “files e settings” no menu superior. Ali dentro também é possível fazer alterações no seu cadastro.

Nossa Opinião sobre o Netkups

O armazenamento de dados funcionou bem em todas as tentativas de uso do serviço. Os arquivos que foram alocados nos servidores do Netkups puderam ser acessados de outros computadores através dos links fornecidos. A geração de arquivos .torrent também foi satisfatória e permitiu que o download fosse efetuado facilmente utilizando o cliente utorrent.

Apesar de o site pedir a criação de um cadastro para o upload dos arquivos, isso não é necessário, pois você pode enviar itens sem estar logado no site. Basta clicar no link “select file...” e enviar o arquivo desejado. Assim que o upload termina, um link é gerado. Caso você opte por essa modalidade, guarde bem o link para o arquivo, pois sem o cadastro, você não poderá acessá-lo novamente.

Ainda não é possível saber se isso é uma vantagem do serviço ou é um erro de programação, já que, teoricamente, os arquivos enviados sem um cadastro ficam perdidos no servidor do Netkups e não podem ser acessados de outra maneira, a não ser pelo link gerado automaticamente na hora do upload.

O valor da mensalidade não é alto para um sistema de armazenamento de arquivos. R$ 10 é um preço aceitável se você levar em conta as vantagens que ele oferece, como uma maior velocidade de download, possibilidade de downloads simultâneos e um maior espaço para armazenamento.

O Netkups ainda perde para outros serviços de armazenamento de arquivos na nuvem em termos de recursos. O MediaFire e o Rapidshare, por exemplo, oferecem maior segurança na hora de você armazenar seus documentos mais importantes.

O projeto ainda está começo, portanto, tenha cuidado com o tipo de arquivos que você envia. Como tudo fica hospedado nos servidores do Netkups, você pode acabar perdendo o acesso ao conteúdo enviado sem aviso prévio.

O Netkups vale a pena pelos serviços gratuitos oferecidos, e principalmente, pelo suporte ao torrent. Caso você esteja disposto a pagar uma mensalidade para guardar seus arquivos na nuvem, vale a pena considerar outros sites com maior credibilidade e que ofereçam maior segurança na hora de depositar seus dados, já que os valores cobrados pelos concorrentes ficam na mesma faixa de preço.

Prós & Contras

Prós

  • Interface limpa e funcional
  • Suporta download de arquivos via torrent

Contras

  • Pouco espaço de armazenamento, mesmo pagando mensalidade
  • Poucos recursos de segurança
  • É possível enviar arquivos sem tem cadastro no serviço

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Netkups

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação