Logo O&O ShutUp10 Ícone

O&O ShutUp10

Versão 1.0.1345 Grátis
107 KB
Funciona em: Windows
10
Atualizado em : 16/09/2015 O&O Software
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Leonardo Müller
Elimine todos os problemas de privacidade do Windows 10 em poucos cliques

O&O ShutUp10 é uma ferramenta especialmente desenvolvida para lidar com alguns possíveis problemas de privacidade do Windows 10.

Com o lançamento do novo SO, a Microsoft passou a coletar uma infinidade de dados de utilização dos usuários para melhorar alguns recursos inteligentes do sistema e para ter uma base de feedback mais completa. Há preocupações por parte de muitas pessoas sobre como a empresa pode utilizar esses dados, e, por isso, ferramentas como o O&O ShutUp10 tem surgido pela internet.

A diferença do O&O ShutUp10 para seus concorrentes é a forma como ele exibe os possíveis problemas de privacidade. Há ainda uma lista de recomendações, com algumas permissões a serem revogadas, e outra lista mostrando algumas permissões que podem representar algum risco, mas que não devem ser revogadas em alguns casos. Basicamente, o programa orienta você sobre como lidar com toda essa situação.

O&O ShutUp10 - Imagem 1 do software

Vá com calma!

Naturalmente, você precisa ler com atenção as explicações de cada permissão antes de revogá-la para não causar problemas no seu PC. Por exemplo, o programa sugere desativar o Windows Update via peer-to-peer, recurso que permite ao seu dispositivo baixar atualizações pelo “torrent” da Microsoft. Isso, entretanto, pode não ser uma boa ideia. As atualizações vão demorar bastante para serem baixadas, caso você faça a desativação, e podem deixar seu PC vulnerável a falhas e vírus recém-descobertos pela empresa.

É bom lembrar também que você não deve de forma alguma revogar todas as permissões disponíveis no O&O ShutUp10 de uma só vez. Uma das opções disponíveis é para a atuação do Windows Defender no seu PC. Esse é o antivírus-padrão do Windows e nunca deve ser desativado a menos que você tenha outro programa para substitui-lo.

Como revogar

Tendo essas preocupações em mente, você deve conferir toda a lista de permissões disponíveis com atenção e escolher as que deseja revogar. Para tal, clique na chavinha vermelha que acompanha o item desejado para que ela se torne verde. Quando essa cor é mostrada, quer dizer que esse potencial problema de privacidade foi resolvido.

Na primeira vez que você realizar uma revogação, o programa vai perguntar se você quer criar um ponto de restauração no sistema. Você deve confirmar essa operação para que, caso algum problema prejudique seu PC, basta fazer a recuperação do Windows a partir do ponto criado.

O&O ShutUp10 - Imagem 2 do software

Caso você tenha causado algum problema no sistema com o O&O ShutUp10 e não sabia exatamente o que fez, acesse o menu “Actions”, no topo esquerdo da janela do programa, e escolha “Undo all changes” para deixar todas as configurações como estavam.

Nossa Opinião sobre o O&O ShutUp10

O&O ShutUp10 é uma ferramenta bastante simples de usar que ajuda você a se livrar de algumas “xeretices” da Microsoft no seu Windows 10. O app evita que o usuário precise navegar por inúmeros menus do sistema em busca de mais privacidade, concentrando todas as ações a serem feitas sobre isso em uma só janela. É realmente algo muito prático.

Comparado com outros programas que fazem exatamente a mesma coisa, o O&O ShutUp10 parece bem mais interessante em alguns sentidos. A interface dele, por exemplo, é bem mais amigável que a dos outros softwares feitos às pressas para antecipar o lançado do Windows 10 pela Microsoft. Aqui, você tem uma janela bem desenhada, elementos gráficos originais com estilo minimalista e cores bem escolhidas.

Fora isso, é muito fácil interagir com o programa. Para revogar alguma permissão específica, basta um clique e pronto. Há ainda algumas ações na seção “Actions” que podem poupar algum trabalho, mas não recomendamos revogar muitas permissões de uma só vez sem saber exatamente o que cada uma delas faz. Por isso, o mais indicado é ir conferindo uma por uma.

Clicou, revogou!

Em nossos testes, o O&O ShutUp10 se mostrou bastante funcional e preocupado com possíveis problemas gerados pela revogação de permissão. Clicando algum item da lista, uma pequena descrição em inglês mostra o que ela faz exatamente, dando possibilidade de você escolher o que fazer sem estar no escuro.

Não clique em tudo

O lado negativo do O&O ShutUp10 é o fato de ele recomendar a desativação de alguns recursos que não representam grandes riscos à privacidade do usuário e estão ativados para melhorar a segurança do sistema. Se você desativa o Windows Update peer-to-peer, por exemplo, as atualizações demoram mais a serem baixadas.

Até o momento, não há registros de qualquer problema de segurança quanto a esse sistema de distribuição da Microsoft. Fora isso, o programa ainda permite que o usuário desative o Windows Defender, o antivírus do SO. Se você revogar todas as permissões de uma só vez, poderá ficar sem nenhuma proteção contra ataques hackers e de vírus no seu sistema.

Portanto, podemos dizer que vale a pena fazer um teste com o programa caso você esteja preocupado com as possíveis brechas de privacidade do Windows 10. Contudo, é preciso usar o software (que só tem interface em inglês) com muito cuidado.

Prós & Contras

Prós

  • Prático
  • Revoga diversas permissões em em um clique
  • Fácil de usar
  • Interface agradável

Contras

  • Tem opção para desativar o Windows Defender
  • Sugere desativar permissões pouco comprometedoras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o O&O ShutUp10

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação