Logo OpenStreetMap Ícone

OpenStreetMap

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 29/05/2015 OpenStreetMap Foundation
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin
Mapa mundial online colaborativo para você editar e completar com detalhes da sua cidade

O Google Maps é uma ferramenta muito útil e prática sanas muitas dúvidas do seu cotidiano, ajudando a descobrir localizações e criar rotas para conseguir chegar onde elas estão.

Porém, mesmo com a possibilidade de colaborar em alguns aspectos, nem tudo no serviço online pode ser editado por qualquer um. Além disso, a precisão cartográfica dos mapas deixa a desejar com a falta de legendas e indicações de rotas específicas.

Com o OpenStreetMap, você tem acesso a um mapa muito mais completo e fiel, mantido completamente pelos usuários, de maneira a tornar alguns trechos muito mais precisos. Por exemplo: caso você se decida a mapear a região onde mora, em vez de apenas grandes mercados e lojas aparecerem como referência, é possível colocar também bancas de jornal, quitandas e qualquer outro ponto de referência; bem como reescrever completamente as ruas da cidade, indicar onde estão sinaleiros e opções afins.

Interface

Muito mais completo e interativo

Caso você não se cadastre no serviço, o OpenStreetMap acaba funcionando quase exatamente igual ao Google Maps, com a diferença de ser muito menos eficiente, demorar mais para carregar e não conseguir encontrar endereços sem a inserção de indicações extremamente específicas. Ou seja, não basta apenas estar com o mapa da cidade aberto e digita endereço com número, também se faz necessário indicar CEP, cidade, estado, país etc.

Além de conseguir inserir lugares com riqueza de detalhes, informar a extensão exata de um local e mostrar com diferentes cores os locais de uma cidade (conforme a sua função), outro recurso interessante do OpenStreetMap é mostrar diferentes marcações; por exemplo: há como exibir uma traço com todas as ruas, apenas aquelas onde há transporte coletivo, bem como indicações de ciclovias e um focado nas elevações geográficas.

Nossa Opinião sobre o OpenStreetMap

OpenStreetMap é um mapa online colaborativo que apresenta grande riqueza de detalhes na inserção de locais, sendo possível descrever pontos de interesse e também redesenhar vias inteiras – além de mostrar informações geográficas como elevações de terreno e afins. Em comparação com o Google Maps, a parte de colaboração é muito mais completa e extensa, embora isso possa representar um problema, às vezes.

Com o excesso de opções, fica um pouco difícil começar a usar o editor do mapa imediatamente. O tutorial oferecido é bem claro, mas até você pensar em acessar o botão “Editar”, pode demorar um pouco até conseguir alterar algo, de fato. Enquanto permitir que qualquer um edite o mapa seja interessante, a falta de um sistema de “revisão” acaba sendo problemática, pois sempre pode aparecer um “troll” para estragar todo o trabalho duro de alguém sério.

Em relação ao mapa em si, sem o editor, mesmo que ele mostre algumas informações mais interessantes, ele ainda está bem longe de substituir o Google Maps, por exemplo – na verdade, é muito mais fácil que, eventualmente, ele seja adquirido pela Google. Com a demora no carregamento de informações e a incapacidade de lidar com o traçar de rotas de maneira simples, o serviço acaba sendo interessante apenas para entusiastas de cartografia.

Prós & Contras

Prós

  • Editor mundial de mapas colaborativo
  • Ferramentas simples de usar
  • Visual bacana com visão de satélite no editor

Contras

  • Na edição, você move ruas sem querer ao tentar trocar a região vista no mapa
  • Demora no carregamento dos marcadores
  • Não é muito intuitivo em um primeiro momento

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o OpenStreetMap

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação