Logo Plotly Ícone

Plotly

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 05/09/2014 Plotly/
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Magno Junior Silva Mesquita
Um jeito mais simples e rápido para criar gráficos e tabelas

Plotly é uma ferramenta criada para montar gráficos. Com ela, você pode montar diferentes modelos e utilizá-los em diversos tipos de representações visuais. Além disso, ela oferece funções para análise estática e conta com uma robusta API, que permite a customização de gráficos e tabelas.

O sistema é muito semelhante ao Excel ou o Tableau, mas com a “pequena” diferença de que tudo é feito em modo online e de maneira mais flexível. Não importa se você é jornalista, professor ou estudante, o serviço possui diversos modelos que podem ajudar.

Plotly - Imagem 1 do software

Entrando no serviço

O primeiro passo para utilizar a ferramenta é criar um cadastro no site do desenvolvedor contendo email, nome de usuário e senha. Caso queira, também é possível entrar no serviço usando os dados cadastrados no Facebook, Google +, Twitter ou GitHub.

Feito o login, o software vai exibir sua interface. Na parte superior da tela, existem quatro opções que organizam as tarefas, são elas: “Profile”, “Worksplace”, “Learn” e “API Libraries”. Na primeira, é possível configurar suas informações pessoais e visualizar os gráficos que foram compartilhados publicamente.

Plotly - Imagem 2 do software

Em “Workspace”, você pode conferir alguns exemplos de uso, assim como visualizar os arquivos já hospedados na ferramenta e aqueles que foram compartilhados com você. Há uma grande variação de modelos pré-configurados, portanto você pode escolher um deles e customizar os eixos, mudar o tema, inserir notas, importar ou exportar o conteúdo, inserir legendas etc.

Se estiver com dúvidas para utilizar o aplicativo, basta visitar a seção “Learn”. Nela, são mostrados diversos tutorias detalhados para que você possa aprender a lidar com o aplicativo web, as APIs, o código Python e saber um pouco mais sobre os hardwares compatíveis com o Plotly. Para deixar as coisas mais fáceis, também é possível conferir vídeos e tutoriais explicativos.

Plotly - Imagem 3 do software

Já em “API Libraries” você confere informações sobre as APIs utilizadas no software. A biblioteca do serviço trabalha com Python, MATLAB, Node.js, Julia, Excel, matplotlib, ggplot2, Igor Pro, Arduino e Plotly Workshop.

Crie seu projeto

Para montar seu primeiro gráfico, primeiramente clique em “+ New Project” e escolha entre “Plot” (gráfico) ou “Grid” tabela. Feito isso, o software vai mostrar as ferramentas gráficas para que você possa montar o que quiser. Caso você já possua uma tabela pronta, é possível importá-la para o programa e utilizá-la como base para a criação do gráfico.

Plotly - Imagem 4 do software

No quesito de importação, o serviço aceita documentos provenientes do PC, do Dropbox e do Google Drive. Terminada a criação, a ferramenta permite a exportação dos gráficos em formatos SVG, EPS e PNG. Caso queira, também é possível receber um link com o gráfico para poder incluí-lo em seu site ou blog pessoal.

Sistema de colaboração e atualização em tempo real

Se você precisa criar um gráfico com a ajuda de outros companheiros do trabalho ou da faculdade, o Plotly conta com o sistema de convites e chat. Dessa maneira, você pode bater papo com outras pessoas, discutir se os dados estão corretos e trabalhar o projeto em conjunto. Depois, é possível decidir se o gráfico será publicado para todos ou apenas para os contribuintes.

Plotly - Imagem 5 do software

A ferramenta possui um sistema de anotação em que todas as alterações são registradas de acordo com o login. Dessa maneira, é possível analisar o que cada colaborador modificou ou inseriu durante o projeto.

Uma vez que os dados no serviço podem ser atualizados em tempo real, os gráficos também são. Logo, você não precisa refazer as informações todas as vezes que um novo item for adicionado.

Plotly - Imagem 6 do software

Nossa Opinião sobre o Plotly

Lidar com tabelas e gráficos é muito chato. Geralmente, é preciso calcular os dados, ligar as informações ao gráfico, estabelecer a comunicação, customizar os itens, enfim, é muita trabalheira. Logo, ferramentas como o Plotly facilitam muito a tarefa. Com ela, você consegue montar gráficos de maneira simples e importar os dados a partir do PC, do Google Drive ou do Dropbox.

Uma das vantagens do serviço é que ele pode atender diferentes tipos de profissionais. Por exemplo, se você for um jornalista, o app oferece diversos modelos, cores e layouts, mas sem perder a precisão nos dados. Já os designers podem desfrutar de opções avançadas de configuração e ajuste, portanto não é necessário configurar cada detalhe manualmente.

Como tudo é feito online, você não precisa instalar nada na máquina. Além disso, o software possui opções de trabalho colaborativo, atualização em tempo real e chat. Isso é ótimo para quem está trabalhando em grupo e precisa montar uma apresentação do projeto.

Tudo nos mínimos detalhes

Outra vantagem do software é que ele oferece muitos tutoriais e vídeos explicativos. Logo, mesmo que você nunca tenha trabalhado com a ferramenta, ainda assim poderá explorar suas funcionalidades. Fora isso, ele possui inúmeros exemplos que podem ser usados como base.

Enfim, se você precisa transformar um trabalho em gráfico ou tabela, vale a pena importá-lo para o Plotly e testar uma das diversas opções oferecidas pelo serviço.

Prós & Contras

Prós

  • Inteiramente online
  • Diversas exemplos de uso
  • Vasto sistema de tutorial e ajuda
  • Permite trabalhar de forma colaborativa
  • 3 modos de importação
  • Atende diferentes tipos de profissionais

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Plotly

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação