Logo QupZilla Ícone

QupZilla

Versão 1.8.9 Grátis
32.81 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 03/12/2015 QupZilla
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Jonathan D. Machado
Um navegador de internet alternativo repletos de ferramentas

QupZilla é um browser gratuito criado por uma comunidade de desenvolvedores usando a plataforma Qt.

Com ele, você pode fazer praticamente tudo que é possível com Mozilla Firefox, o browser do qual ele mais se inspirou, com direito à algumas opções extras.

Um navegador alternativo

Vivemos em um tempo em que a briga pela dominação dos navegadores de internet está mais acirrada do que nunca, tendo algumas das maiores corporações do mundo entre os lutadores. Mesmo assim, ainda há espaço para novos “jogadores“ desconhecidos, como é o caso do QupZilla.

Tela principal

O browser foi desenvolvido por uma comunidade independente, tendo o navegador da Mozilla como principal fonte de inspiração. Assim que aberto pela primeira vez, já é possível perceber a similaridade na aparência dos dois browsers.

Como qualquer outro navegador, o QupZilla tem o campo do endereço, botões de Avançar, Voltar, Home, Atualizar e uma área em que a página é exibida. Um campo onde você pode digitar uma pesquisa também está reservado à direita, apesar do navegador aceitar que a busca seja realizada diretamente do campo de URL.

Como era de se esperar, é utilizado um sistema de abas para abrir as páginas, permitindo que você tenha várias páginas da internet abertas na mesma janela do navegador. Os seus favoritos e marcações podem ser armazenados em uma barra própria para este fim, logo abaixo do campo de URL.

Menu à moda antiga

Contrariando a tendência atual de se extinguir a barra de menus na parte superior da janela, o QupZilla mantem todas as suas principais opções de configurações e personalizações distribuídas em vários menus na parte de cima, em vez de agrupá-las todas em um botão só.

Menus à moda antiga

Desta forma, o histórico com as últimas páginas acessadas e os favoritos podem ser todos exibidos a partir de um menu próprio, com um clique. Mesmo assim, existe uma barra com os botões de atalho para as páginas abaixo do campo da URL.

Os Menus de Arquivo, Editar e Ferramentas também estão disponíveis, sendo que em Ferramentas você pode encontrar o painel principal de configurações, através da opção Preferências.

Painel Principal

A tela de preferências é a que mantém todas configurações principais do browser, como a escolha de temas, opções de notificações, plugins, entre outros. Em "Aparência" você pode mudar o esquema de cores da janela principal para deixar o navegador mais parecido com o Chrome, com o Firefox e até com o Safari.

Preferências

Fontes, configurações de abas e idiomas também podem ser acessadas deste painel. Assim como outros browsers, o QupZilla oferece a possibilidade de se controlar as senhas salvas, através da opção Gerenciados de Senhas na tela de Preferências.

Nossa Opinião sobre o QupZilla

Apesar de já existirem muitas opções de browsers na internet, QupZilla também pode ser considerado como uma ótima alternativa, graças a sua interface organizada e desempenho satisfatório. Em nossos testes, um grupo de nove abas abertas no Chrome consumiu o total de 677 MB de memória do computador, enquanto que as mesmas páginas abertas no QupZilla consumiram apenas 424 MB.

Além disso, algumas páginas foram abertas com a mesma velocidade do browser da Google, chegando até a ser mais ágil algumas vezes. Vale considerar que o QupZilla não separa cada aba aberta em um processo à parte no sistema operacional, o que pode significar que a falha de uma delas pode “derrubar” o aplicativo inteiro.

A interface agrada, mantendo os botões organizados mesmo com a presença de menus de acesso. O número de opções também é satisfatório, com configurações de temas, senhas, plugins, fontes, entre outras. O browser até pode ser configurado em português, mas apenas com o idioma usado em Portugal.

Prós & Contras

Prós

  • Interface organizada
  • Baixo consumo de memória
  • Muitas opções de configurações

Contras

  • Não separa as abas em vários processos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o QupZilla

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação