Logo Sculptris Ícone

Sculptris

Versão 1.02 Grátis
19.34 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 05/09/2012 Pixologic Sculptris Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+65 Avaliações
  • Foto de ALEX REIS
    ALEX REIS 15 de fevereiro de 2012 - 23:53
    10
    Nota Excelente!
    Adorei esse programa gratuito, esse povo que so sabe reclamar é porque não sabe mexer direito, por ser ingles, e isso de travar deve ser porque ele exige algum complemento que a pessoa não tem no pc dela,tipo o java ou microsoft .Net 3.5 por exemplo, ano meu funcionou perfeitamente e nunca travou. Unica coisa que não me agradou ou porque eu não soube colocar ainda é a foto ou alguma imagem la pra ver os efeitos. Alem de esfera ele fica em formato quadrado da pra brincar como uma imagem 3d mexendo nela com o botão direito do mouse, muito louco isso. Vlw baixaki
  • Foto de Janilson Santos
    Janilson Santos 26 de março de 2014 - 13:35
    2
    Nota Ruim!
    Na primeira tentativa de usar o programa ele travou e não abriu, graças ao Alex Reis eu instalei o .Net 3.5 e funcionou, mas não demorou muito e travou novamente foi quando parei! mas nesse pouco tempo que tive usando eu consegui ver um pouco do que ele é capaz de fazer, ele lembra muito o Zbrush e penso eu que se fosse pago seria um programa e tanto. Matheus Simões, o programa não é difícil igual você havia citado ele é muito fácil e também hoje em dia só há programa em Inglês e se você pretende seguir o mundo de animação 3D é melhor se adaptar. Abraço!

Descrição

Luísa Barwinski
Crie imagens em 3D como se estivesse brincando de massinha de modelar neste software supersimples

Bonecos em 3D são sempre coisas que fascinam as pessoas de qualquer idade. A precisão das formas e dos elementos faz com que as criações fiquem impressionantemente perfeitas. Até pouquíssimo tempo atrás era preciso fazer cursos complexos para a criação de imagens tridimensionais que fossem bem feitas. Ele continua necessário, mas apenas para quem deseja ser profissional na área.

Isso porque o Sculptris chega quebrando muitos paradigmas da criação gráfica por meio da facilidade com que ele permite criar imagens. As vantagens começam no fato de o programa dispensar instalação. Assim, se você não tem lá muito espaço no seu computador, pode ficar tranquilo, afinal o Sculptris tem apenas 3 MB e ainda não cria arquivos de registro no sistema.

Descompacte e inicie a modelagem!

Dessa maneira, você fica livre e seu computador mais ágil para renderizar as imagens de maneira a tornar o processo de criação dinâmico. Quem não gosta de um computador rápido e eficiente, não? Por isso, o Sculptris não pede nenhum tipo de instalação. Quando você baixar, só precisa descompactar o pacote e deixar os arquivos agrupados em uma pasta específica.

Se quiser, crie um atalho para o Sculptris na sua Área de trabalho. Quando você executa o programa, vê uma janela de fundo preto com uma grande esfera cinza ao centro. Esta é a sua área de trabalho. Observando de maneira generalista, percebe-se que o Sculptris segue a estrutura de janela da maioria dos editores de imagem.

Explore a interface!

Início da modelagem

Selecione a ferramenta correta!Entretanto, ele não é um editor comum. Imagine que aquela “bola” no centro da sua tela é um pedaço de massinha de modelar pronto para ser transformado em algo muito interessante e divertido. Agora, comece a clicar sobre ela para criar saliências e relevos. Caso você deseje puxar, afundar e outras funções, precisa recorrer à caixa de ferramentas.

Essas ferramentas são encontradas no primeiro bloco de ícones localizados à margem esquerda da sua janela do Sculptris. Já as ferramentas do segundo bloco são destinadas ao mapeamento e à estrutura da sua “escultura virtual” em si. Para salvar, criar novos objetos ou abrir algum projeto que você já tenha iniciado, o terceiro bloco deve ser usado.

Logo na barra acima da sua escultura, existem alguns comandos de tamanho e força da sua modelagem. Afinal, como em todo editor de imagens, é possível controlar o tamanho e a pressão dos pincéis que você usa para as suas criações. Apesar de ser um pouco diferente daquilo que você pensava, o Sculptris é uma ferramenta bastante versátil. Logo que a imagem de base estiver criada, você só tem algo cinza e, se for a sua primeira tentativa, estranho.

Colorindo a sua imagem

Assim que a base estiver pronta, é hora de colorir. Não se esqueça de que a iluminação e os tons médios devem ser inseridos manualmente. Para que você não se perca enquanto está criando a sua peça, há um grande botão com a inscrição “Paint” no seu interior. Quando você desejar colorir a imagem, clique sobre ele.

Pinte seu modelo!

Antes disso, se você considerar necessário, pode-se alterar o material do qual a sua peça será feita. Para isso, é preciso clicar no quadrado onde se lê “Material” e selecionar uma das opções que o Sculptris disponibiliza. São alternativas muito interessantes e que têm muito o que ser trabalhadas — de acordo com a proposta do objeto.

Escolha o material correto!

Porém, se o seu problema vai além das questões de materiais de confecção, é hora de partir para as cores sólidas sem medo! Apesar de parecer com massinha de modelar, o Sculptris não possui diferentes esferas com cores variadas para você adicionar formas. É preciso ter muito cuidado na hora de pintar a sua criação.

Como mostrar para meus amigos?

De nada adianta ter feito algo genial se você não tem como mostrar para as outras pessoas, não é? Pois o Sculptris tem a maneira ideal de mostrar a sua criação para quem você quiser. Entretanto, é preciso que você permaneça no modo “Paint” para exportar a sua criação como uma imagem. Do contrário, só é possível transformá-la no formato proprietário do programa.

Exporte!

Clique em “Options” na parte superior do menu e, na janela que aparecer na sua tela, clique em “Save image”. Entretanto, existe um pequeno detalhe que pode passar batido. É importante que você desabilite o fundo da imagem caso deseje usar em outras aplicações. Para isso, você deve clicar em “with bg” para desmarcar a bolinha colorida ao lado da imagem.

O resultado é este!

Depois disso, é só escolher o local para salvar e pronto! Você já tem uma criação em 3D para enviar aos seus amigos e ainda pode relembrar os velhos tempos da massinha de modelar!

Nossa Opinião sobre o Sculptris

Massinha de modelar é coisa do século passado, mas boa parte das crianças já brincou e se divertiu muito com esse brinquedo. Agora, a modelagem chega à tela do seu computador com o Sculptris. O programa é incrivelmente simples de ser utilizado e ainda oferece muita precisão e facilidade para a pessoa mais leiga.

Ainda assim, é preciso saber algumas coisas em inglês, para se ter um bom domínio desta ferramenta. Para aqueles que têm problemas com espaço no HD, o Sculptris é uma ferramenta excelente, já que é muito leve e não exige instalação. Se é disso que você precisa, deve considerar seriamente o uso do Sculptris.

Em termos de interface, o aplicativo é bastante descomplicado, exceto quando se trata de salvar arquivos em formatos como o PNG. Para isso, o usuário é obrigado a acessar outras áreas do software que talvez não fossem necessárias caso essa opção estivesse mais acessível. Mesmo assim, o programa continua sendo uma das criações mais interessantes que a equipe do Baixaki já viu pela internet!

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples
  • Facilidade de criação

Contras

  • Menus complicados
  • Funções escondidas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Sculptris

+65 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação