Logo ShapeShop Ícone

ShapeShop

Versão B5 Grátis
9.56 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 06/05/2011 Ryan Schmidt
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Aluísio Vigolo
    Aluísio Vigolo 24 de março de 2012 - 15:53
    6
    Nota Ótimo!
    Eu achei o programa muito bom, mas surgiu uma dúvida. É normal, quando desenhando uma figura 2D, quando se tem o botão pressionado, as linhas não aparecerem? Isso torna o serviço mais difícil e pior. Obrigado.

Descrição

Paulo Guilherme
Transforme seus rabiscos 2D em formas 3D, anime-os e exporte-os para outros programas

Se você sempre teve vontade de criar objetos em 3D, mas sempre achou as ferramentas mais famosas do mercado muito complicadas de usar, o ShapeShop é uma boa solução. O aplicativo é completamente grátis e feito para usuários com pouco conhecimento na área.

Tela Principal

Criar não poderia ser mais descomplicado: desenhe uma forma 2D qualquer, como um círculo, um quadrado ou mesmo algo totalmente disforme, para que o programa faça o resto e transforme isso num objeto 3D. Depois de completo, você ainda pode exportá-lo para outros grandes softwares, como o Maya ou o 3Ds Max.

Possibilidades de criação

Após desenhar seu objeto bidimensional (em uma única pincelada), uma linha pontilhada mostra o traçado feito. Na parte inferior da janela, quatro opções são mostradas:

Criando Formas

  • Cancelar e apagar seu desenho;
  • Gerar uma forma tridimensional de bordas arredondadas;
  • Criar o objeto com bordas retas;
  • Criar versão circular do desenho.

Você ainda pode adicionar e remover novas formas aos elementos já criados. Para isso, desenhe o que quiser sobre o outro objeto e escolha o item correspondente nos ícones da barra inferior da tela que são mostrados.

Atalhos pelo mouse

Diferente da maioria dos programas usados atualmente, quase tudo no software funciona através do mouse. Por exemplo, se você quiser girar seu objeto, faça uma pequena linha reta sobre ele. A interface do eixo é mostrada e você pode controla-la como desejar.

O botão direito do mouse também é quase inutilizado. Para compensar, nas laterais da tela de desenho estão as opções de alteração mais importantes, como alterar as bordas dos elementos ou mesmo suas dimensões.

Controle de câmera

Uma das poucas funções que utiliza atalhos, além de todos os botões do mouse, é o controle da câmera. São três ferramentas diferentes, controláveis tanto pelo mouse e teclado quanto pela barra superior na tela.

Ferramentas de câmera

O zoom permite que ao arrastar o mouse para frente ou para trás, você aproxime ou afaste a câmera. Ele pode ser controlado pelo primeiro ícone na barra superior da tela ou segurando o Alt e clicando com o botão direito.

Para mover a câmera horizontal e verticalmente pela cena, clique no segundo botão da barra superior, ou segure a tecla Alt e clique com a roda do mouse.

A última função permite o controle da angulação pela qual a forma é observada. Essa ferramenta é ativada clicando na última opção da barra superior da tela, ou com um clique do botão esquerdo do mouse enquanto se mantém a tecla Alt pressionada.

Funções exclusivas

Uma função que merece destaque é a de apagar objetos: apenas selecione a forma que deseja deletar e rabisque-a com algumas linhas para que ela suma completamente. Mas lembre-se de selecionar o elemento correto, ou você pode acabar se livrando do item errado e não terá como voltar atrás.

Outra opção exclusiva está no controle de resolução da imagem, que ajuda a acelerar o trabalho quando você tem muitos objetos ao mesmo tempo e o desempenho do computador começa a diminuir. Caso você queira também é possível fazer o contrário, aumentando a qualidade da imagem o quanto desejar. Apenas tome o cuidado de não exagerar no aumento de resolução, o que pode sobrecarregar o programa.

Animando

Barra de Animação

Para animar objetos, coloque as formas na posição que deseja que elas se iniciem e clique no botão “Key” (o ícone da chave amarela) na barra superior do ShapeShop. Depois, pressione a opção “F#” e digite para qual quadro da animação deseja ir. Faça as mudanças que quiser nos elementos da cena e clique novamente na função “Key”. Se desejar assistir o resultado, pressione “Play”.

Nossa Opinião sobre o ShapeShop

É visível que o ShapeShop ainda está em seus primeiros estágios de desenvolvimento. Opções presentes, mas desabilitadas, ocupam espaço desnecessário, enquanto erros inexplicáveis causam o fechamento do programa em poucos minutos de uso.

O primeiro problema está na interface: não há uma boa explicação do que qualquer ferramenta faz. Os ícones são pequenos e irreconhecíveis, e a legenda, além de mal posicionada, não explica com clareza cada função, obrigando você a testar cada uma para ter ideia do que ela faz. Mesmo assim, não é certo que você descubra, pois boa parte dos botões só funciona em situações específicas, como ao ter um objeto selecionado.

A interação com as formas 3D em si já é extremamente desafiadora, embora também seja a melhor parte de usar o programa. Criar usando desenhos pelo mouse pode ser fácil, mas é impreciso demais e traz resultados ruins. Apagar qualquer coisa é algo ainda mais desafiador, uma vez que não é possível usar o teclado para nada e o clique no botão direito do mouse funciona em pouquíssimas ocasiões, deixando você sem saber como apagar o que quer.

Animar os elementos também é extremamente complicado para um programa tão simples, se é que a animação pode ser considerada funcional. Nos testes, foi possível realizar movimentações básicas e algumas alterações através da interação entre duas formas, mas não houve como rotacionar nada. A interface do animador também é muito mal feita, o que obriga o usuário a refazer tudo várias vezes por se esquecer de apertar a sequência correta de botões.

Em compensação, a velocidade do programa é impressionante: enquanto o ShapeShop levou uma média de 3 segundos para abrir nos testes, aplicativos como o 3Ds Max tomou vários minutos.

Além disso, o pequeno número de características exclusivas do aplicativo pode tornar o desenho muito mais intuitivo, como a função que controla a rotação dos objetos. Seria ainda melhor se coisas como essa não fossem descobertas totalmente ao acaso...

Usar o ShapeShop é divertido, mas ainda não possui uso prático. A falta de funções extremamente básicas, como atalhos pelo teclado e ferramentas de desenho precisas, o tornam um software para apenas “brincar” de desenhar formas 3D.O melhor é esperar por uma versão mais estável e torcer que essas funções básicas sejam adicionadas.

Prós & Contras

Prós

  • Extremamente leve
  • Extremamente rápido

Contras

  • Bugs aleatórios
  • Poucos formatos de importação são aceitos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o ShapeShop

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação