Logo Shutshimi Ícone

Shutshimi

Versão DEMO Grátis para testar
66.99 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 14/05/2014 neondeity
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Felipe Vidal
Já imaginou se o Rambo fosse um peixinho dourado?

Shütshimi  é um shoot up com gráficos desenvolvidos em pixel art. Nele, você está na pela do peixinho dourado mais barra pesada do oceano e precisa sobreviver inúmeras ondas de inimigos que vem em sua direção.

Todos já ouvimos falar na crença popular de que os peixes são desmemoriados, e que tudo o que veem, esquecem em poucos segundos. Inclusive, dizem que o peixinho dourado de aquário só consegue reter lembranças de 10 segundos. Apesar de ser um mito sem nenhuma sustentação científica, o game segue esse princípio: são 10 segundos de tiroteio em cada fase e outros 10 segundos para você escolher seus itens.

Shutshimi - Imagem 1 do software

Você se engana se acha que vai encarar uma perigosa aventura com um frágil e delicado peixinho dourado, pois, em Shutshimi, o protagonista é um brucutu cheio de esteroides e que fuma embaixo da água. Ele tem a sua disposição 3 armas diferentes e mais de 8 upgrades para coletar. Desse jeito, ele é capaz de realizar combinações poderosas para se tornar uma verdadeira máquina de matar.

O game é repleto de humor, partindo desde simples informações no menu até a jogabilidade. A cada intervalo entre os níveis você é recompensado com a opção de escolher um entre três itens aleatórios. Você vai se divertir muito com as descrições de cada um – isso se conseguir ler os três em menos de 10 segundos. Os inimigos criativos são um show a parte, que incluem tubarões com fantasias dos anos 80 até o famoso submarino amarelo dos Beatles.

Shutshimi - Imagem 2 do software

Versão completa por apenas 1 dólar

Esta é a versão Demo na qual você só pode chegar até o primeiro chefão, porém, não pode enfrentá-lo. Mas, felizmente, a versão completa do jogo pode ser adquirida pela bagatela de apenas $1 dólar! Ela conta com 3 chefões, 5 tipos de munição, mais de 20 itens de upgrade e uma infinidade de chapéus para personalizar seu peixe dourado. Além disso, alguns dos “Hats” contam com “Hattributes” secretos que só podem ser utilizados por quem optar pela versão paga.

Os comandos do game seguem o padrão do gênero plataforma, porém, eles podem ser personalizados acessando o Menu. Inicialmente, os controles são os seguintes:

  • Setas do teclado: movimentar o personagem;
  • Tecla C: atirar/aceitar
  • Tecla X: cancelar
  • Tecla espaço: Liberar o Break Time (toda vez que você finalizar o nível o jogo pausa)

Se você tiver problemas para executar o game, realize a simples instalação do Microsoft 4.0 XMA Framework.

Nossa Opinião sobre o Shutshimi

Construído com um estilo que lembra jogos da era 16 bits (da qual fazem parte dois consoles populares, Super Nintendo e Mega Drive), o título apresenta a dificuldade exagerada que alguns games dessa época possuíam. Além disso, o game é recheado de um humor ácido que leva o game para outro nível. Esse humor está presente logo no roteiro: um peixinho dourado bombado precisa enfrentar os inimigos em fases que duram 10 segundos, pois esse é o tempo máximo que ele consegue se lembrar das coisas.

A música de fundo apresenta batidas animadas e psicodélicas, que fazem um bom trabalho de imersão com seus ritmos eletrônicos dá a sensação de você estar jogando algo dos anos 90.

A jogabilidade é bastante simples e a movimentação acontece de maneira bem fluída. Esse é um dos pontos principais do jogo, visto que você não precisa eliminar os inimigos para completar os níveis, basta sobreviver a eles. É um desafio desviar das criaturas que nadam contra o seu personagem, sendo que elas possuem uma rota bastante confusa e podem lhe surpreender. Além disso, existem alguns itens que atrapalham a sua movimentação, deixando o peixinho dourado mais lento ou invertendo os controles.

A clássica (e absurda) dificuldade de jogos antigos

Se há algum defeito em Shutshimi, esta seria sua dificuldade, que, por vezes, beira o absurdo. Mesmo com armas poderosas e juntando todos os upgrades, é fácil morrer mesmo para os primeiros inimigos em seu caminho. E o número de oponentes que você precisa enfrentar ao mesmo tempo torna as batalhas ainda mais difíceis.

Uma vez que não há checkpoints no game e é fácil morrer, ter que repetir várias vezes uma sequência de batalhas pode ser bem frustrante. Entretanto, se você for paciente e possuir bons reflexos, depois de algumas mortes você já pega o ritmo do jogo e pode alcançar o chefão.

Shutshimi é ideal para o jogador que que gosta de jogos recheados de humor e que está cansado dos títulos atuais que não oferecem nenhum desafio para o jogador.

Prós & Contras

Prós

  • Gráficos trabalhados em pixel art
  • Jogabilidade simples
  • Recheado de humor
  • Proposta de jogo criativa

Contras

  • Dificuldade excessiva

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Shutshimi

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação