Logo Steg Ícone

Steg

Versão 1.0.0.2 Grátis
6.25 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 07/08/2014 Drupal Gardens

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Você vai transmitir documentos de forma confidencial, como se fossem apenas imagens, para evitar acessos indevidos

Steg é um programa que “transforma” arquivos normais em arquivos de imagens de modo a manter a sua privacidade. Ele disfarça os arquivos, criptografando-os para que sejam visto apenas como fotografias.

Assim, caso seus arquivos confidenciais sejam interceptados, eles não poderão ser acessados, até mesmo porque não haverá na figura ou no arquivo qualquer possibilidade de identificação. Isso quer dizer que, caso ele caia em mãos erradas, as informações nele contidas ficarão distantes de qualquer bisbilhoteiro mal intencionado.

Feito tudo isso, basta enviar o arquivo do jeito que você achar melhor. Vale lembrar que o receptor autorizado a ter acesso ao seu conteúdo também precisa ter o Steg em sua máquina. Isso porque o aplicativo também é usado para extrair as informações criptografadas na imagem.

Steg

Uma foto esconde tudo

O processo é relativamente simples. Você vai primeiro carregar a imagem que servirá de “esconderijo” para seus dados. Faça isso em File > Open JPEG image ou em File > Open generic image. Feito isso, a tela é dividida em duas partes, com uma exibindo a imagem original e outra mostrando a mídia modificada.

É possível fazer alguns ajustes na figura, como adicionar textos e ainda definir certas opções do programa. No menu Edit > Configuration você encontra duas abas: uma com funções comuns, como chave ou senha para desencriptar a figura, e outra com opções especiais relacionadas aos arquivos no formato JPG.

Por fim, chegou a hora de esconder algum arquivo dentro da figura. Vá em Hide > Hide Data, selecione o arquivo a ser ocultado e pronto. Dentro de alguns segundos, o programa finalizou este processo e você já gerou um novo item no formato JPG. Ele agora pode ser compartilhado sem problemas, pois, mesmo caindo em mãos erradas, só pode ser aberto por quem sabe que há dados escondidos ali.

Revelando o segredo

O processo inverso, ou seja, de revelar o conteúdo escondido na fotografia, é bem simples. Você deve ir até Extract > Extract Data, escolher o arquivo em questão e dar sequência ao processo de decriptografia. Em pouco tempo, tudo terá sido descompactado e você reaverá os dados intactos.

Nossa Opinião sobre o Steg

Steg apresenta uma forma bem diferente de proteger arquivos de acesso indevido. Seu grande trunfo está na possibilidade de manter a discrição no fato de que há algo escondido na figura, diferente de outros programas de criptografia mais tradicionais. Além disso, não pode ser deixada de lado a praticidade, pois o programa apresenta uma interface usual, bem organizada e de fácil interpretação.

Além disso, o Steg não precisa de instalação, algo que torna sua utilização ainda mais simples. A parte ruim vai ficar pelo idioma, que não apresenta tradução em português, o que pode complicar um pouco a vida de quem não tem conhecimento de outras línguas. Fora isso, este software não apresenta outras falhas significativas.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Interface bem organizada

Contras

  • Sem tradução para português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Steg

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação