Logo Subterrain Ícone

Subterrain

Versão DEMO Grátis para testar
642.58 MB
Funciona em: Windows
7/8/8.1/10
Adicionado em : 29/01/2016 Pixellore
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Guilherme
Ajude um cientista a fugir de uma base cheia de mutantes neste jogo de dar frio na espinha

Subterrain é um survival de ficção científica que vem para combinar elementos de rogue-like, terror e tiro 2D em uma experiência única. Na aventura, você controla Albert West, um cientista na primeira colônia de Marte condenado à prisão. No entanto, tudo na vida do protagonista muda quando um misterioso desastre acontece na estação, fazendo dele o último sobrevivente de um sangrento massacre causado por uma ameaça desconhecida.

Vendo-se completamente despreparado diante das aberrações que se encontram na colônia, resta a você fazer o que estiver ao seu alcance para sobreviver. Andando por salas e corredores mal-iluminados, infestados de criaturas que espreitam nas sombras, sua missão é encontrar uma maneira de abrir caminho até a saída, localizando chaves para destrancar as portas de acesso da “prisão” e seguir em frente.

Mas como fazer para sobreviver aos inimigos? Felizmente, o fato de seu protagonista ser um criminoso não o impede de ter acesso às armas e aos equipamentos espalhados pela estação – afinal, não sobreviveu mais ninguém para dizer o contrário. Então é bom se armar com tudo o que conseguir encontrar, seja um simples cassetete ou uma metralhadora pesada, e partir para a briga.

Os monstros são o menor dos problemas

Se você pensa que as criaturas na colônia são sua maior ameaça, saiba que está bem enganado. Subterrain tem enorme foco na exploração e na sobrevivência em seu sentido mais puro; logo, é preciso estar sempre atento às necessidades de seu personagem – de fome e sede a cansaço e até mesmo sua vontade de ir ao banheiro (não estamos brincando).

O problema é que, para a maioria das situações, tudo depende de sua habilidade (e sua sorte) para encontrar o que precisa. Comida e água, por exemplo, costumam estar nas salas de segurança; já para descansar, é só achar um lugar para sentar ou dormir. E para o banheiro... Bem, você deve imaginar. Salas de estoque, vale notar, também estão por todo o lugar, e podem ser áreas valiosas para serem encontradas.

É importante notar também que nem tudo é seguro (ou mesmo útil) de carregar com você. Subterrain oferece ao jogador desde barras energéticas a pedaços de comida apodrecida, e, embora seja possível se alimentar das suas, a segunda delas tem boas chances de contaminar Albert, deixando-o enfraquecido e temporariamente debilitado ao agir.

Subterrain

Mesmo assim, tudo é uma questão de avaliar os riscos. E ter seu personagem debilitado por uma comida estragada é muito melhor do que vê-lo morrer por não ter nada para comer.

Controles

  • Seta do mouse: controla a mira do personagem;
  • Botão esquerdo do mouse: ataca;
  • Botão direito do mouse: ativa escudos/arrasta objetos selecionados;
  • Teclas W, A, S e D: movimentam o personagem;
  • Teclas 1 a 8: acesso rápido ao equipamento;
  • Tecla Espaço: esquiva;
  • Tecla Shift: correr;
  • Tecla Q: examina os arredores;
  • Tecla E: abre o inventário;
  • Tecla R: pega todos os itens próximos;
  • Tecla Tab: ativa/desativa o zoom;
  • Tecla F: liga/desliga luz;
  • Tecla M: ver o minimapa;
  • Tecla N: ver o mapa do mundo;
  • Tecla J: abre o diário.

Vale notar que Subterrain também possui suporte para controles.

Para baixar Subterrain, você precisa utilizar o Steam. Clique aqui e confira um tutorial com o processo a ser realizado.

Nossa Opinião sobre o Subterrain

Poucos são os jogos de terror capazes de deixar o jogador com medo como Subterrain consegue. Em meio a tantos games do gênero, este é uma obra-prima: ele combina o melhor dos elementos dos títulos de sobrevivência com uma jogabilidade simples e um ambiente assustador. Como resultado, você vai ficar tenso e atento a cada detalhe desde o começo da introdução até o fim da aventura.

Mais survival do que isso, impossível

Se você tem alguma familiaridade com jogos 2D, Subterrain deve ser consideravelmente fácil de entender, em sua base. Controlar o personagem para quem já se aventurou em títulos como Hotline Miami (ou qualquer game de tiro com vista superior) não poderia ser mais intuitivo, então enfrentar inimigos acaba se mostrando bastante fácil.

Junto disso, o game ganha muitos pontos por sua complexidade em mecânicas de sobrevivência. Por mais estranha que possa parecer uma afirmação dessas, é bem interessante ver um game que se preocupa com todas as principais necessidades humanas, de maneira a fazê-lo pesar cuidadosamente cada decisão e explorar cada cantinho do cenário.

Vale notar, porém, que essa complexidade tem um óbvio efeito colateral: Subterrain é uma experiência feita para quem gosta de explorar e entender a fundo cada mecânica do jogo, visto que tudo nele é importante para sua sobrevivência. Logo, gamers que são fãs apenas de “mirar e atirar” definitivamente vão passar longe desse título.

Alguém viu o que acabou de acontecer?

Dados os devidos elogios, é preciso admitir que Subterrain errou consideravelmente na parte gráfica. Para começar, não há como negar que a desenvolvedora pecou na falta de iluminação: mesmo com uma fonte de luz, o jogador mal consegue enxergar o que está a apenas alguns passos de distância. Isso se torna especialmente frustrante nas batalhas, já que os inimigos praticamente sempre vão acertá-lo antes de ter tempo de reagir.

Por sorte, ao menos isso é compensado por um inteligente design sonoro, que sabe dar ao jogador dicas de ameaças pelos sons dos inimigos e outros efeitos bastante sutis.

Outro ponto bastante incômodo é que, mesmo trazendo gráficos 2D bastante simples, Subterrain é incrivelmente pesado, sendo incapaz de rodar satisfatoriamente em um computador de médio desempenho, mesmo nas configurações mínimas. Então nem pense em dar uma chance para o título se você não tiver um PC bastante potente.

Terror na mais pura forma

Em meio a muitos altos e alguns baixos, Subterrain consegue se sobressair positivamente – ainda que sem tanta qualidade quanto muita gente gostaria. Mas tudo que é mais importante para a experiência funciona incrivelmente bem, oferecendo um jogo que vai deixá-lo com medo de dar cada passo, de início, e então dar um desafio dos grandes para cada combate, ao avançar pela trama.

Prós & Contras

Prós

  • Ótima jogabilidade
  • Traz diversos elementos de survival
  • Trabalho sonoro de ótima qualidade

Contras

  • Gráficos escuros demais
  • Extremamente pesado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Subterrain

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação