Logo Super Awesome Ícone

Super Awesome

Versão DEMO Grátis para testar
29.2 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 12/02/2015 Leaghorn
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Guilherme
Preparado para morrer centenas de vezes em mais um jogo de plataforma 2D impossível?

Super Awesome é um game de plataforma 2D que vem para fazer você querer arrancar os cabelos de tanta frustração.

Calma, isso não tem nada a ver com a qualidade do título, mas sim com sua dificuldade. Seguindo a proposta de jogos como Super Meat Boy e I Wanna Be The Guy, Super Awesome é incrivelmente difícil, pedindo desde o começo uma precisão absurda dos saltos – sejam eles simples pulinhos ou uma sequência infindável de wall jumps.

Se errar, esteja preparado: você provavelmente vai ser fatiado, rasgado, esmagado, cortado, queimado, eletrocutado, desintegrado, explodido... Bem, em resumo, prepare-se para morrer muitas e muitas vezes para os espinhos serras, mísseis e outras armadilhas dos níveis, antes de coletar todas as moedas das fases.

Por falar em moedas, não podemos deixar de falar delas. Cada fase possui três delas, sendo que a missão acaba quando o jogador coleta a moeda de ouro. As moedas de prata são opcionais, mas vale a pena conseguí-las: elas podem ser trocadas, mais tarde, por trapaças e outros upgrades.

O verdadeiro desafio ainda está por vir

Super Awesome conta com um total de 100 fases diferentes, mas não se preocupe se elas parecerem fáceis demais. Isso porque, ao terminar o modo Normal, o jogador tem acesso ao modo Rage – este, como o nome entrega, traz mais de 100 níveis novos, todos muito mais difíceis que os anteriores.

Controles

  • Setas direcionais laterais: movem o personagem;
  • Tecla Espaço: pular;
  • Tecla R: reiniciar partida;
  • Tecla Esc: acessa o menu de opções.

Nossa Opinião sobre o Super Awesome

Se você está em busca de um desafio dos grandes, já avisamos que Super Awesome certamente vai trazer muito disso para o jogador. Mas também devemos deixar claro que nem tudo isso é tão bom como parece.

“Meu pulo falhou de novo?”

O fato é que Super Awesome tem uma jogabilidade simples e fácil de aprender, mas que dificilmente consegue ser tão precisa ou agradável quanto deveria. Na maior parte do tempo, a sensação é a de estar controlando um personagem que é um pouco menos ágil do que deveria, seja saltando, correndo ou desviando de obstáculos. Como resultado, é comum morrer tendo a sensação de que sua morte não foi culpa totalmente do jogador.

Felizmente, isso não chega a atrapalhar ao ponto de tornar o jogo inviável. Na maior parte do tempo, Super Awesome é simples o suficiente para que você consiga compensar os controles com melhores reflexos – o que pede um pouco de treino, mas vale a pena.

Morrer 200 vezes seguidas nunca foi tão divertido

Dito isso, os cenários do game merecem um elogio e tanto pela criatividade. Seja qual for a fase apresentada, a sensação é sempre a de estar encontrando algo novo: mesmo quando uma armadilha conhecida dá as caras, ela provavelmente é apresentada de maneira nova. Assim, o jogador é sempre surpreendido e obrigado a aprender uma nova forma de lidar com o perigo.

Como resultado, esteja preparado para morrer uma quantidade obscena de vezes antes de conseguir passar cada obstáculo da fase. Embora seja frustrante, a experiência é igualmente viciante e desafiadora, pois você certamente vai querer tentar de novo para passar daquele maldito espinho ou daquela serra que já o matou tantas vezes.

Poder utilizar trapaças para facilitar sua vida é outra vantagem bem-vinda. Além de incentivar o jogador a coletar todas as moedas dos níveis (e, por sua vez, evoluir suas habilidades), elas permitem a você ter uma vantagem exatamente naquela área que é sua fraqueza. Acredite, nada é melhor do que se salvar no último instante da derrota, graças a essas moedas.

Bonitinho, mas nada mais

Entrando nos gráficos do game, encontramos um caso complicado. Por um lado, ele possui um bom trabalho nos elementos, será que o título precisava ter usado exatamente os mesmos sprites para cada mundo de Super Awesome? Esse é talvez o único ponto ruim do game nesse aspecto: embora seja bem detalhado, quase todos os níveis utilizam as mesmas texturas. Por sorte, algumas escapam da regra, mas essas acabam sendo a exceção.

E já que estamos falando da parte estética, o trabalho sonoro – a trilha de fundo, mais exatamente – merece muitas críticas por um fato simples: o game só traz uma faixa, reproduzindo-a em loop durante todo o tempo. Por mais que não seja uma música tão ruim, ela é curta e acaba se tornando repetitiva rápido demais.

Super Awesome é um caso um tanto complicado. Muito de sua proposta agrada e é evidente que há um bom trabalho nele, mas infelizmente ele não faz nada sem apresentar falhas em todos os aspectos. O resultado ainda é positivo, mas esteja preparado para ter que relevar muitos incômodos para aproveitar o título de verdade.

Prós & Contras

Prós

  • Gráficos detalhados
  • Jogabilidade simples
  • Desafios se renovam constantemente
  • Recompensa o avanço do jogador com vários poderes e upgrades

Contras

  • Cenários pouco variados
  • Comandos não respondem com tanta precisão quanto necessário
  • Trilha sonora repetitiva

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Super Awesome

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação