Logo Visual Studio Code Ícone

Visual Studio Code

Versão 1.36 Grátis
56.74 MB
Funciona em: Windows
7/8/8.1/10
Atualizado em : 09/07/2019 Microsoft
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
O novo editor de código da Microsoft, mais leve e multiplataforma

Visual Studio Code é o novo editor para programação lançado pela Microsoft para o desenvolvimento de aplicações para a web e para a nuvem.

A principal ideia é oferecer uma aplicação mais leve do que as IDEs existentes no mercado, mas com a mesma eficiência da conhecida linha da empresa. O programa suporta várias linguagens, estando entre elas, JavaScript, TypeScript, Node.js e ASP.NET 5.

Além disso, além de a aplicação estar disponível para o Windows, ela também ganhou versões de OS X e de Linux, permitindo que você possa trabalhar em qualquer uma dessas plataformas. O programa ainda está em fase de desenvolvimento e esta é uma versão de “Preview”. Por isso, é importante manter em mente que ele ainda pode conter bugs, sofrer alterações até o lançamento oficial e nem sempre se comportar da maneira esperada.

Desenvolvimento para a web

O Visual Studio já é uma suíte de desenvolvimento conhecida da Microsoft e, dessa forma, praticamente dispensa apresentações. O Visual Studio Code é uma nova versão da família da tradicional IDE, porém com algumas propostas diferentes, como ser uma aplicação um pouco mais leve e de uso mais simples, como um editor de código.

Abrindo o aplicativo

Além disso, a empresa inovou ao lançar o programa para outras plataformas, permitindo que o desenvolvedor possa transportar facilmente o seu código para o uso em qualquer uma delas, conforme a sua necessidade. O programa pode ser utilizado para desenvolver aplicações dos mais variados tipos e para diversas finalidades.

A interface mantém um padrão comum aos programas desse estilo desenvolvidos pela Microsoft, trazendo as ferramentas e a árvore de arquivos à esquerda. Toda a porção direita é destinada ao código propriamente dito e você pode, caso desejado, dividir essa janela com mais do que um painel ao mesmo tempo.

Usando o programa

Essa função permite abrir até três telas do editor ao mesmo tempo e elas podem ser reordenadas apenas “arrastando” as telas para a ordem desejada.

Mais leve, mas completo

De uma forma geral é possível dizer que o editor conta com todas as ferramentas comuns a esse tipo de aplicação, contando com destaque para a sintaxe, linhas marcadas, teclas de atalho para comando, busca por controles, pré-visualização e depuração do código, entre outras. O aplicativo também conta com integração com o Git, facilitando a abertura de arquivos existente nessa fonte.

O Visual Studio Code conta com uma ferramenta para gerenciar conteúdo, fazendo com que arquivos e pastas abertos dentro do seu projeto sejam exibidos dentro do “Explorer”. Nesse setor, você pode realizar ações como criar, excluir, renomear e mover itens, além de aplicar o item no seu código.

Busca

Além da função para salvar o código, você pode, também, habilitar o armazenamento automático, evitando perder trabalho caso haja algum imprevisto. O programa conta, ainda com várias outras funções, como integração com o IntelliSense, seleção e multi-cursor e alerta de erros, entre diversas alternativas extras.

Nossa Opinião sobre o Visual Studio Code

Visual Studio Code é um editor de código com a já conhecida qualidade oferecida pela famosa linha de soluções para o desenvolvimento oferecida pela Microsoft. Nesse caso, especificamente, ele é mais voltado para quem deseja criar aplicações para a nuvem e para a web, mas nada impede de você usá-lo como uma ferramenta para montar ou corrigir sintaxes para outros programas.

A interface do aplicativo é muito organizada, além de ser bem elegante e, de certa maneira, apresentar familiaridade com outros produtos desse tipo, não somente da Microsoft, facilitando o uso mesmo para quem não tem muita afinidade com aplicações para desenvolvimento. Isso se estende também aos menus, visto que a aplicação adota uma configuração da distribuição das funções muito semelhante às novas soluções da Microsoft.

Outro ponto bem interessante no programa é o fato de ele possuir suporte à abertura de até três telas de código na mesma janela, facilitando o trabalho de quem necessita fazer alterações em dois arquivos em conjunto.

Sem perder a funcionalidade

O programa conta com templates mais simples e a possibilidade de criar o seu código do zero. Dessa maneira, ele pode ser muito interessante tanto para quem já possui certa experiência com desenvolvimento quanto para quem está começando agora e gostaria de ter uma espécie de “guia” para seguir.

O aplicativo oferece suporte a diversas linguagens, bem como frameworks variados. Da mesma forma, ele também possui uma série de integrações com outros programas da Microsoft, permitindo ampliar as suas experiências caso os utilize. Assim, ele conta com suporte a complementos que servem para ampliar ainda mais as suas funções.

Há uma série de funções com atalho facilitado, como o mecanismo de busca e o explorador de arquivos. Outra novidade bem-vinda aos desenvolvedores é a integração com o Git, o que pode simplificar muito na hora de trabalhar com arquivos vindos dessa fonte. Ao contrário das IDEs tradicionais, o Visual Code foi desenvolvido para ser mais leve.

Dessa maneira, você vai perceber já nos primeiros usos que o programa não causa lentidões no computador ou mesmo em operações como depurar e rodar o seu código. Como esta é uma versão “Preview” é importante ter em mente que o aplicativo ainda pode conter bugs e nem sempre se comportar da maneira esperada.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso intuitivo
  • Integração com o Git
  • Várias ferramentas disponíveis

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Visual Studio Code

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação