Logo Air Mail Ícone

Air Mail

Versão 1.0 Pago
475.59 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Adicionado em : 30/05/2012 Chillingo Ltd
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Carlos Eduardo Ferreira
Era uma vez um jovem piloto

Em Air Mail você precisará controlar uma espécie de hidroavião dos correios. Por meio de uma história contada entre cenas bem-humoradas e músicas orquestradas, você conhecerá o seu protagonista, uma espécie de garoto prodígio que logo cedo descobre a sua vocação para piloto. Um personagem coadjuvante, o seu mentor, é o responsável pelo bom modo tutorial do game.

Os objetivos, entretanto, são bastante simples. Após atravessar algumas “missões” em que será necessário atravessar círculos no ar, o game vai jogá-lo diretamente para o desafio central da trama: coletar e entregar pacotes. As missões são desbloqueadas conforme o andamento, trazendo consigo novas localidades e também novos trechos da história — o que conduz o herói da infância à idade adulta.

Air Mail - Imagem 1 do software

Ademais, Air Mail inclui três esquemas de jogabilidade. Em “Tilt”, o hidroavião é controlado através do giroscópio do seu iPad/iPhone (é possível alterar a sensibilidade da função). Em “Touch”, por outro lado, os controles são exibidos de forma virtual na tela do seu gadget — com direcional analógico e alavanca de propulsão. Por fim, “Advanced” traz os controles mais complexos do game, em uma simulação dos comandos de um avião real.

Atenção: para jogar Air Mail você precisa ter uma conta na App Store dos Estados Unidos. Para saber como criar a sua, leia este artigo.

Nossa Opinião sobre o Air Mail

Assim que a primeira animação de Air Mail ocupar a tela do seu iPhone/iPad, é possível que você se sinta instantaneamente transportado para dentro de um daqueles clássicos filminhos de aventura que ocupam as tardes folgadas de uma infância tranquila (dramático, não?). Não é à toa: com uma bela música orquestrada, um narrador ancião conta a história de um garoto prodígio que, logo cedo, descobre a sua verdadeira vocação: cortar os céus azuis com um hidroavião, a fim de entregar encomendas.

Como toda a boa jornada do herói, há aqui também um mestre. Trata-se, na verdade, do dono do avião que, comovido pelo interesse do garoto em um teco-teco em particular, resolve dar-lhe uma chance — sim, derrubando-se a poesia, resta uma cena suspeita de exploração de trabalho infantil. Mas lembre-se: nós ainda estamos em um filminho de Sessão da Tarde. Então, passa.

Mas, a bordo do cockpit do seu belo hidroavião vermelho, as coisas realmente não fogem muito do padrão eternizado por títulos como Pilot Wings. Inicialmente, as suas “missões” serão incrivelmente simples. Trata-se, na verdade, de um modo tutorial disfarçado — embora você sempre possa escolher se leva ou não o seu rabugento “mestre” como copiloto (uma forma elegante de ativar e desativar as opções de jogo).

Dessa forma, você precisará atravessar argolas suspensas no ar, e também tomar contato com a mecânica central de Air Mail: a coleta e a distribuição de pacotes. Sem grandes dificuldades, vale dizer. Isso porque todos os seus objetivos são sempre destacados claramente na tela através de raios luminosos. Não tem como errar: basta sobrevoar o local de coleta para, em seguida, arremessar a carga no local demarcado (sem garantias quanto à preservação do objeto, certo?).

Entretanto, mesmo antes de sair rasgando o céu azul do belo mundo de Air Mail, uma escolha bastante simples, mas de grande impacto, saltará à sua frente. Trata-se dos modos de controle disponíveis aqui... Algo que pode alterar dramaticamente o seu desempenho ao longo das missões.

Há três esquemas de jogabilidade. Em “Tilt”, o hidroavião é controlado através do giroscópio do seu iPad/iPhone (é possível alterar a sensibilidade da função). Em “Touch”, por outro lado, os controles são exibidos de forma virtual na tela do seu gadget — com direcional analógico e alavanca de propulsão. Por fim, “Advanced” traz os controles mais complexos do game, em uma simulação dos comandos de um avião real.

Ao que parece, a Chillingo pretende que “Advanced” seja o modo com mais potencial aqui. Afinal, você pode controlar a rotação de forma independente, já que o leme e a propulsão são relegados para outros botões. O grande problema? É muito fácil acabar se espatifando em uma montanha ou caindo de ponta no chão ao tentar um épico “barrel roll”. Em suma: é tudo muito desajeitado.

Isso ocorre por um motivo bastante simples. Embora os controles verticais ao longo da tela controle, em teoria, apenas o giro do corpo do avião, há um efeito de aceleração embutido ali — algo que você provavelmente descobrirá da maneira mais catastrófica possível. Além disso, a barra de aceleração na porção inferior da tela acaba como um completo contrassenso... A menos que você disponha de três mãos.

Além disso, os comandos para ganhar e perder altitude são invertidos em relação aos que se veem em aviões reais. Até aí sem problemas, não fosse a impossibilidade de alterar os eixos nas opções do game. Não que realmente atrapalhe. Simplesmente não faz muito sentido.

Mas não, a pretensiosa jogabilidade de Air Mail jamais conseguiria afetar seriamente a bela experiência de jogo que há aqui. Há certo sentimento épico aqui, totalmente catalisado pelas agradáveis melodias heroicas orquestradas que embalam cada novo desafio.

Os gráficos também não fazem feio, com ótimas projeções tridimensionais em esquemas de cores lúdicos, perfeitamente de acordo com a proposta. Ademais, Air Mail ainda é otimizado para extrair o máximo da tela Retina, do iPad — o que se torna realmente óbvio durante as várias animações do game. Enfim, um belo filme infantil interativo... Que, certamente, não deve servir apenas para crianças.

Prós & Contras

Prós

  • Atmosfera épica
  • Boa história
  • Belos gráficos, otimizados para a tela Retina

Contras

  • Os padrões avançados de controle são um tanto desajeitados
  • Desafios podem parecer simples para jogadores mais velhos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Air Mail

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação