Logo Big Linux Ícone

Big Linux

Versão 11.10 Grátis
1.14 GB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Atualizado em : 26/11/2013 Bruno Gonçalves Araujo
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+119 Avaliações
  • Foto de Aldo
    Aldo 10 de abril de 2017 - 23:29
    10
    Nota Excelente!
    Uso o Ubuntu desde da versão 9.04, hoje já estou com a versão 16.04 no meu pc. E ouvi falar do BigLinux e baixei pra ver se era tudo o que diziam e não me arrependi hj estou rodando ele no notebook no netebook e não tive nenhum problema em questão de driver de som de rede, minhas maquinas trabalham tranquilas com este sistema que achei bem leve e não exige tanto da maquina muito bom mesmo, podem baixar que mesma quem não tem uma super maquinas tenho certeza que ele irá funcionar.
  • Foto de EdvaldoSCruz
    EdvaldoSCruz 29 de março de 2012 - 17:37
    2
    Nota Ruim!
    Infelizmente não cumpre o que dizem, porque ao instalar ele no desktop ou notebook, não encontra as impressoras nem tão pouco os drivers e a configuração das impressoras ainda são muito complexas nesse Big Linux

Descrição

Gabriel Gugik
Distribuição Linux brasileira completamente em português, pronta para uso com um visual agradável

Big Linux é uma distribuição brasileira Linux baseada nas distros Kurumin, Ubuntu, Knoppix e Kanotix. Seus principais destaques são a qualidade de sua interface e o fato de todo o sistema estar no idioma português do Brasil. Ela funciona por Live CD, sendo possível instalá-la no HD.

Linux para Brasileiros

O principal diferencial de Big Linux perante às demais distribuições Linux existentes no mundo Software Livre é o uso do idioma português como padrão. Isso permite que usuários do nosso país que não possuam familiaridade com o Inglês sintam-se  à vontade com todo o sistema.

Além disso, alguns manuais de uso do Big Linux foram disponibilizados no próprio sistema, os quais podem ser acessados através do Konqueror, navegador Web e de arquivos oficial do KDE.

Manual no Konqueror



Sistema pronto para uso

A imagem padrão do Big Linux acompanha acessórios importantíssimos para que você já possa desfrutar do sistema automaticamente. Isso não acontece no Ubuntu, visto que é necessário instalar e configurar plugins de forma manual.

Por exemplo, ao abrir o Firefox (3.0), o flash já está instalado no computador. O mesmo vale para arquivos MP3, os quais podem ser executados  automaticamente sem a necessidade de um plugin adicional para isto.

Além disso, as ferramentas software livre mais conhecidas (Gimp, OpenOffice, Firefox, Amarok, etc.) estão presentes no Big Linux para uso imediato. 

Visual bonito sem perder desempenho

O visual desta distribuição, provido pelo uso de KDE 3.5, é muito bonito e chamativo, com menus bem desenhados e contornados, incluindo efeitos especiais. Por exemplo, o menu é bastante organizado, como na imagem abaixo.

Menu KDE Big Linux



Apesar e sua qualidade gráfica, o sistema não exige uma máquina super potente, mas apenas 256 MB de memória RAM, o que permite que atualmente qualquer máquina rode Big Linux.

Escolha de Temas


Um grande atrativo desta distribuição é a possibilidade de escolha entre oito temas distintos já na tela de boot do liveCD, sendo que cada um deles possui características próprias. Antes de escolher um tema em definitivo, é possível visualizar uma prévia de cada um deles.

Fácil Instalação de Programas

Para todos que já estão acostumados com o Ubuntu, Debian ou Kurumin, o modo de instalação do programa continua o mesmo. Portanto, para instalar uma nova ferramenta de maneira simples, basta usar o Sinaptic ou o comando APT-GET.

Como Testar o Big Linux no PC?

Para testar Big Linux em seu computador, basta efetuar o download da imagem .ISO (LiveCD). Logo em seguida, abra um software para gravação (K3B, Brasero) e queime a .ISO em uma mídia de CD virgem ou regravável.  Em seguida, reinicie o computador selecionando a opção Inicar pelo CD no menu da bios da sua máquina.

Nossa Opinião sobre o Big Linux

Big Linux é uma distribuição desenvolvida por brasileiros para brasileiros, cuja linguagem está completamente em português. Sua interface gráfica é bastante atrativa, através do uso do KDE, mas sem exigir uma máquina potente.

Muitos plugins (Flash, mp3, etc.) já estão por padrão instalados no sistema, o que permite que seus usuários aproveitem todo seu potencial logo de cara. Além disso, seus programas podem ser instalados de maneira muito simples através do Synaptic e o Apt-Get.

Visto todos seus prós citados acima, recomendamos seu download.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Big Linux

+119 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação