Logo Google Chrome Beta Ícone

Google Chrome Beta

Versão 60.0.3112.40 Grátis
592 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome/Unity
Atualizado em : 11/09/2018 Google

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

André Luiz Cavanha
Nova versão Beta do Chrome oferece uma navegação ainda mais rápida e maior segurança ao baixar arquivos

Em pouco mais de três anos desde o seu lançamento, o Google Chrome já chega à sua 22ª versão.

Como é de costume nas atualizações do navegador, nenhuma mudança significativa foi implementada em relação à última versão, apenas correções de bugs e alguns aprimoramentos técnicos.

O grande foco da última atualização é o aprimoramento do browser para Windows 8, pequenas melhorias para telas Retina display e um novo recurso que permeite ocultar o ponteiro do mouse em ambientes JavaScript.

Google Chrome Beta - Imagem 1 do software

Atenção! Esta versão ainda está em fase Beta, ou seja, ainda passa por melhorias e testes. Contudo, o browser é estável o suficiente para aqueles que gostam de se manter atualizados e que querem experimentar as últimas novidades implementadas pelos desenvolvedores do Chrome.

Compartilhando o PC, mas não o Chrome

Uma das reclamações de quem utilizava o Google Chrome em mais de um computador é que o navegador não conseguia importar configurações de maneira satisfatória. Em suma, o usuário não tinha acesso às suas senhas, sites favoritos e histórico de navegação, por exemplo.

Com as atualizações, o browser ganhou uma série de recursos que viabilizaram o compartilhamento de quase todas as definições personalizadas. Contudo, esses mecanismos geraram um segundo ponto de reclamação. Muitas pessoas dividem o PC em casa ou no trabalho. Assim, suas preferências acabavam sendo misturadas com as de seus colegas ou familiares.

Google Chrome Beta - Imagem 2 do software

O Google Chrome promete acabar com esse problema. Desde sua edição anterior, o navegador ganhou uma ferramenta para a criação de “Usuários” – assim como acontece no Windows. Dessa forma, várias pessoas podem usar a mesma máquina sem que as suas respectivas configurações no browser interfiram nas dos outros.

A nova ferramenta é acessada ao se pressionar o botão “Personalizar e controlar o Google Chrome” e selecionar o submenu “Opções”. Na tela exibida, clique na seção “Coisas Pessoais” e pressione o botão “Adicionar novo usuário”.

Feito isso, o perfil ativo nesse momento é definido como padrão e uma nova janela do Chrome é aberta, a qual está zerada e pronta para receber as configurações do novo usuário. Você perceberá que cada conta ganha um avatar com a finalidade de diferenciar os utilizadores com maior facilidade. Para editar o nome de um perfil, basta selecioná-lo e pressionar o botão “Editar...”.

Esse mesmo ícone fica em exibição no canto superior do browser. Ele permite que as contas sejam alternadas com simplicidade e agilidade. Todavia, a Google deixa bem claro que esse recurso não serve para proteger seus dados. A ferramenta tem a finalidade de separar as suas preferências das de outros usuários do mesmo PC.

Atalho para a Chrome Web Store

Outra novidade oferecida desde o Chrome 15 é a possibilidade da instalação “inline” de aplicativos disponíveis na Web Store do navegador. Por exemplo, se você possui um site e um complemento disseminado na loja virtual do browser, será possível acrescentar um espaço na sua página da web com uma pequena interface que permite a instalação direta do software.

Dessa forma, o visitante não precisa acessar a Chrome Web Store para baixar a extensão. Para mais detalhes desse mecanismo, clique aqui e acesse o portal de desenvolvimento de projetos para o navegador da Google.

Baixar apps da Web Store será ainda mais fácil!

Velocidade

Na versão anterior, o Chrome ficou ainda mais rápido. Esse aumento de performance é percebido principalmente em sites que utilizem AJAX em seu código, por exemplo, já que o responsável pela façanha é o V8 (agora atualizado para a versão 3.2.3.1), o motor JavaScript do Chrome.

Além disso, essa versão também incluiu algumas implementações preliminares da função de aceleração por meio da placa de vídeo do computador. Os usuários com placas de vídeo adequadas perceberam uma diferença considerável, com quedas de até 80% do uso da CPU. Sem dúvida, uma boa notícia para quem precisa economizar a bateria do notebook.

A Google também aprimorou o recurso que permite a aceleração gráfica em 3D (OpenGL), incluído na versão anterior do navegador. Os desenvolvedores poderão utilizar recursos visuais em três dimensões em uma página da internet que empregue o CSS. O browser também adotou a execução de conteúdos  JavaScript em tela cheia como padrão.

Além disso, nesta última atualização o navegador passou a carregar algumas páginas em segundo plano, antes mesmo que você termine de digitar a URL do site na Ominibox (a barra de endereço do Chrome). Com isso, o browser é capaz de apresentar as páginas com maior rapidez, tornando a sua navegação ainda mais dinâmica e veloz.

Nossa Opinião sobre o Google Chrome Beta

O Google Chrome dá mais um passo em sua história evolutiva. Nesta versão, o navegador trouxe poucas novidades aparentes, mas que devem fazer uma boa diferença na rotina dos internautas.

A ferramenta de criação de diversos perfis para o navegador permite de maneira bem eficiente que as preferências de cada usuário não interfiram na experiência de outras pessoas que utilizam o browser no mesmo computador. Com isso, você pode dividir o PC tranquilamente com sua família e colegas de trabalho.

Por sua vez, o recurso que cria atalhos de aplicativos da Chrome Web Store em sites deverá ser uma interessante ferramenta para a disseminação dos softwares disponibilizados na loja virtual, facilitando o acesso dos internautas.

O aumento de desempenho é significativo e, certamente, outro atrativo desta nova versão, que também acaba proporcionando economia de bateria para quem utiliza o navegador em laptops. O mecanismo de carregamento de páginas em segundo plano realmente promove uma navegação mais veloz, uma vez que os sites são apresentados quase que instantaneamente.

Em um ambiente extremamente perigoso, como é a internet atualmente, as melhorias nas ferramentas de segurança do browser devem ser mais uma arma que teremos para combater os ataques de malwares e crackers.

Como ponto negativo, fica o cuidado e a paciência que as pessoas devem ter ao usar softwares que ainda estão em desenvolvimento (Beta). Porém, lembramos que o padrão de qualidade da Google para esse tipo de software é alto e, portanto, oferece certa estabilidade.

Prós & Contras

Prós

  • Baixa as atualizações mais recentes automaticamente

Contras

  • Versão não estável do navegador

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Google Chrome Beta

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação