Logo Q4Wine Ícone

Q4Wine

Versão 1.1-r2 Grátis
868 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 17/12/2013 John Brezerk
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Ótimo aplicativo que funciona como assistente para facilitar ainda mais a utilização do Wine

O Q4Wine é uma aplicação muito interessante que veio para facilitar ainda mais a vida dos usuários de Linux. Trata-se de um assistente para o Wine. Além de reunir várias informações sobre os aplicativos que estão sendo executados, o programa também permite encerrar cada processo do Wine separadamente.

Com uma interface bem simples e em português, o Q4Wine mostra que veio para conquistar aqueles que utilizam o sistema operacional do pinguim, mas ainda dependem de algumas aplicações que só rodam em Windows.

Um pouco sobre o Wine

O Wine é uma aplicação muito interessante que permite a execução de aplicativos Windows em ambiente Linux. Ele funciona como um simulador do sistema operacional de Bill Gates, expondo uma API (Interface de programação de aplicativos) compatível com a do Windows.

Dessa maneira, o Wine é capaz de traduzir os comandos e funções das aplicações do SO da Microsoft para rotinas em UNIX, fazendo com que elas funcionem em outro sistema operacional. A qualidade da simulação vai depender muito do aplicativo. Alguns softwares funcionam sem problema algum, outros, no entanto, apresentam algumas restrições quando simulados.

O Q4WINE

Interface e opções

O Q4Wine apresenta uma interface bem amigável e didática, além de muito prática. O usuário conta com a ajuda de um sistema de abas empregado na organização das funcionalidades da aplicação. Além de deixar a tela mais organizada, fica bem mais simples encontrar as funções do programa.

Tela de processos em execução

Cada uma destas abas possui um conjunto de botões característico, que permitem o fácil acesso às funções do Q4Wine. Abrindo a guia “Pocessos” (Processos), por exemplo, o usuário tem acesso à todos os processos que estão sendo executados dentro do Wine.

Na guia “Programas”, por sua vez, é possível encontrar um atalho para todos os programas que foram instalados dentro do Wine. O mais legal do Q4Wine é que ele permite a personalização de ícones e até mesmo do nome que o atalho terá.

Personalizando o ícone

Como utilizar

O funcionamento do Q4Wine é bem simples e tudo pode ser facilmente acessado com o clique do mouse. Há duas maneiras de simular um aplicativo por meio dele. A primeira é clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo EXE (ou MSI) baixado e escolher a opção “Abrir com Q4Wine”. A segunda forma é clicando no menu “Arquivo” e escolhendo a opção “Executar programa”.

Independente da maneira que você escolher, a tela de configuração da aplicação será exibida. Nela você pode configurar e personalizar o ícone dos atalhos e também a localização do executável. Outra opção bacana que o Q4Wine traz é a possibilidade de simular a aplicação em um desktop virtual do tamanho que o usuário desejar.

Aplicativo sendo simulado

Versões DEB

Em sua página na internet, o desenvolvedor disponibiliza versões do aplicativo em pacotes do tipo DEB. Embora não sejam os pacotes oficiais, criados pelo próprio John Brezerk, ele afirma que são confiáveis e podem ser utilizados sem problemas.

Nossa Opinião sobre o Q4Wine

O Q4Wine é uma ferramenta aparentemente simples, mas muito poderosa. Além de tornar a utilização do Wine bem mais simples, ela traz uma interface amigável e agradável para se trabalhar.

Uma característica legal do Q4Wine é que ele permite a personalização dos ícones que serão exibidos como atalhos na aba “Programas”. Outro fator determinante na utilização do programa é o fato de ele ocupar pouco espaço em disco e também não exigir muito poder de processamento quando em execução.

Mesmo com o Q4Wine, e consequentemente o Wine, rodando é possível utilizar o sistema normalmente, sem grandes problemas. Vale lembrar que não é o Q4Wine que faz com que os programas Windows possam ser simulados no Linux. Por isso se alguma aplicação não rodou como você queria, a culpa não é do Q4Wine.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e simples.
  • Não requer muito poder de processamento.
  • Fácil de usar.
  • Permite a execução de aplicativos através do menu de contexto.
  • Ótima integração com o Wine.

Contras

  • Algumas opções apresentam erro de tradução.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Q4Wine

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação