Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

10 navegadores leves e gratuitos para Windows, Mac, iOS e Android

Lista dos melhores browsers de graça para usar no seu PC ou no seu smartphone

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

04/03/2022 13h27min · Atualizado em 04/03/2022 14h36min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Os navegadores são essenciais para que possamos acessar sites e outros serviços online na internet. E, assim como outros softwares, muitos costumam consumir um número bem alto de memória de acesso randômico (RAM), o que deixa aparelhos com um hardware inferior bem lentos durante a navegação.

Pensando nisso, o Baixaki fez uma lista com dez navegadores leves para você usar no computador, smartphone ou tablet. Confira-os a seguir.

1. Mozilla Firefox — iOS, Android, MacOS e Windows

O Firefox é considerado por muitos como o navegador mais rápido da atualidade. Com versões para PC e mobile, ele se destaca pelo rápido carregamento de sites e, principalmente, por consumir menos memória RAM do que os seus concorrentes. Além disso, ele tem um sistema de segurança contra rastreamento, impedindo que mais de 2 mil rastreadores on-line invadam a sua privacidade durante a navegação.

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

2. Google Chrome — iOS, Android, MacOS e Windows

O navegador mais famoso do mundo também conta com versões para PCs e dispositivos móveis. Enquanto a sua performance nos PCs é criticada pelo alto consumo de memória RAM, em celulares e tablets a sua performance é a melhor entre os apps do gênero.

Outra vantagem do Chrome é a ampla lista de extensões que ele tem e fazem que centenas de tarefas sejam executadas no próprio browser, sem a necessidade de usar outros softwares.

Fonte: Baixaki/Reprodução
Fonte: Baixaki/Reprodução

3. Safari — iOS e MacOS

O navegador exclusivo para os sistemas da Apple é um dos mais eficazes no quesito performance. Além de consumir pouca memória RAM, é otimizado para que, mesmo na execução de múltiplas páginas e aplicativos online, consiga fazer que o hardware do aparelho não seja sobrecarregado por causa do uso. Pena que, como dito anteriormente, ele é exclusivo dos iOS e MacOS.

Fonte: Baixaki/Reprodução
Fonte: Baixaki/Reprodução

4. Brave — iOS, Android, MacOS e Windows

O Brave é uma excelente sugestão para quem busca navegar na internet sem se preocupar com propagandas e rastreadores. O browser tem um avançado sistema que bloqueia scripts e banners flutuantes, deixando uma navegação mais limpa e leve. Além disso, conta com uma ferramenta que evita o rastreamento de seus dados e sua localização quando utilizado em aparelhos móveis.

Fonte: Baixaki/Reprodução
Fonte: Baixaki/Reprodução

5. Microsoft Edge — iOS, Android, MacOS e Windows

O navegador da Microsoft veio para substituir o antigo Internet Explorer que, na opinião de muitos, foi um dos piores browsers em relação a desempenho e consumo de memória RAM.

Para não repetir o erro, o Edge chega como um dos mais leves do gênero, além de uma série de recursos extras, principalmente no que diz respeito à segurança de informações e à personalização.

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

6. Opera — iOS, Android, MacOS e Windows

Outro navegador bem popular, o Opera aposta em recursos extras para conquistar seu espaço. Com ele, é possível realizar uma série de ações, desde um chat com amigos até a utilização grátis de uma VPN. Por fim, o browser também tem um sistema de personalização bem amplo, tanto na versão para PCs como para smartphones e tablets. 

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

7. Baidu Browser — Android e Windows

O Baidu Browser é voltado para quem gosta de personalizações ilimitadas. Com ele, é possível alterar desde o tema de cores e janelas do aplicativo até links e guias. Ele também conta com suporte para extensões derivadas do Chrome, o que auxilia ainda mais na personalização do navegador de acordo com as preferências do usuário. 

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

8. Maxthon — iOS, Android, MacOS e Windows

O Maxthon pode não ser um browser popular, mas é extremamente eficiente no que se propõe. Ele conta com um sistema de medalhas, que são desbloqueadas à medida que você utiliza o navegador e cumpre determinadas tarefas, como adicionar guias, organizar favoritos, entre outras funções.

(Fonte: Baixaki/ Reprodução)
(Fonte: Baixaki/ Reprodução)

9. Vivaldi — Android, MacOS e Windows

O Vivaldi é um browser que busca "um lugar ao sol" apostando na praticidade. Ele tem diversas ferramentas que facilitam a navegação do usuário e fazem que ele evite a abertura de outros programas paralelamente. Para isso, ele conta com um serviço de e-mail integrado e um sistema que permite visualizar mais de uma página ao mesmo tempo.

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

10. DuckDuckGo Privacy Browser — iOS, Android, MacOS e Windows

O DuckDuckGo Privacy Browser é um navegador voltado para quem busca privacidade na hora de acessar sites e serviços online. Além de proteger seus dados via criptografia, o browser conta com um botão "Fire" que, quando acionado, fecha todas as abas e apaga todo o histórico para não deixar rastros.

(Fonte: Play Store/Reprodução)
(Fonte: Play Store/Reprodução)