Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Veja as notícias mais relevantes do universo dos softwares

Confira as novidades sobre os dispositivos iOS e Android, principais navegadores e, até mesmo, sobre o Office

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

14/02/2022 17h15min · Atualizado em 14/02/2022 17h15min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Confira as notícias mais recentes e relevantes sobre o universo dos softwares. Destaque especial para a atualização dos sistemas operacionais iOS para sua versão 15.4 e o Android para a versão 13. Leia abaixo e saiba mais!

iOS 15.4 tem API’s que permitem interação com dispositivos de realidade aumentada e virtual

(Fonte: Apple/Reprodução)
(Fonte: Apple/Reprodução)

A Apple deu início ao processo de disponibilização da versão beta de seu sistema operacional, o iOS. A versão 15.4 está disponível para os usuários que desejam testá-la. Rapidamente chamou atenção da comunidade pelas características do software.

O iOS 15.4 conta com código API's WebXR, ou seja, uma possível interação com dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada.

Até o momento não há dispositivo da Apple para esse tipo de tecnologia, levando a crer que a marca da maçã está prestes a realizar um grande lançamento que pode envolver óculos de realidade aumentada ou virtual ou um headset com interação para essa tecnologia.

Android chega a sua décima terceira versão com promessa de melhor jogabilidade para usuários

(Fonte: Android/Reprodução)
(Fonte: Android/Reprodução)

O sistema operacional Android não fica atrás com sua nova atualização. Chegando à versão 13 do seu sistema operacional, a Android oferece aos usuários melhor jogabilidade nesta nova versão.

Segundo a estrutura do código de sua versão, acredita-se que os jogos poderão rodar mais rapidamente, o que proporciona ao usuário uma melhor experiência de jogo. As mudanças no Android Open Source Project garantem ao usuário menor tempo para início do jogo e redução nas telas de carregamento.

A jogabilidade para aparelhos com o sistema da Google ainda depende dos chipset a ser utilizado, o que pode fazer com que a atualização se restrinja apenas aos modelos top de linha da marca. De qualquer maneira é uma atualização importante que a Google tem para a décima terceira versão de seu software.

Egde promete enterrar Internet Explorer

(Fonte: Microsoft/Reprodução)
(Fonte: Microsoft/Reprodução)

Próxima ao fim do suporte ao Internet Explorer 11 em aparelhos mais modernos, a Microsoft em parceria com o projeto Selenium lança uma funcionalidade que permite o chamado Modo Internet Explorer.

Voltada especialmente para empresas, a iniciativa preserva o acesso a sites antigos por meio do Edge. Na prática, consiste em uma maneira de otimizar o Modo Internet Explorer. A funcionalidade permite testar a usabilidade do Edge para sites mais antigos.

Os desenvolvedores interessados em utilizar a nova funcionalidade deverão ter alguns requisitos básicos, são eles: Selenium 4 e Internet Explorer Driver 4.0 (ou posterior). Ao cumprir esses requisitos, o desenvolvedor poderá seguir o passo a passo preconizado pela própria Microsoft.

LibreOffice tem melhor suporte para Office

(Fonte: LibreOffice/Reprodução)
(Fonte: LibreOffice/Reprodução)

E por falar em novidade, LibreOffice chega a sua versão 7.3 com mais suporte para documentos do Office. O lançamento foi anunciado pela The Document Foundation. A atualização tem uma série de novidades que, de acordo com os desenvolvedores, garantirá ao programa maior suporte aos aplicativos do Microsoft Office.

O objetivo das mudanças realizadas no programa é facilitar a vida de quem migrou para a plataforma recentemente, assim como quem utiliza ambos os programas diariamente.

Dentre os principais destaques está, por exemplo, a redução na perda de formatação na abertura de um arquivo criado no Word ao ser aberto no Writer.