WhatsApp GB: é seguro baixar o APK? Descubra se vale a pena

O WhatsApp GB é conhecido por oferecer diversas ferramentas interessantes, mas será que vale a pena baixá-lo?

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

10/11/2021 18h57min · Atualizado em 13/12/2021 14h25min
Compartilhe
Facebook
Whatsapp
Telegram
Twitter
Linkedin
WhatsApp GB: é seguro baixar o APK? Descubra se vale a pena
WhatsApp GB: é seguro baixar o APK? Descubra se vale a pena

O WhatsApp se popularizou pelo mundo inteiro por oferecer um canal de comunicação simples e eficaz. No entanto, mesmo que realize atualizações constantes, ainda faltam algumas características interessantes para tornar o seu uso melhor. Por isso, os usuários que estavam cansados de esperar partiram para a prática e criaram versões alternativas, como o WhatsApp GB.

O aplicativo tem a mesma “pegada” do original, permitindo enviar mensagens e áudios, mas com diversas ferramentas adicionais. Mas por não ser oficial, é comum que surja a dúvida: afinal, o WhatsApp GB é seguro? Para responder a essa e outras perguntas, preparamos um guia completo sobre os principais mitos e verdades sobre o aplicativo.

GBWhatsApp

GBWhatsApp

3.5

Principais recursos oferecidos

Existem diversas ferramentas que foram sendo adicionadas ao longo do tempo, tornando o aplicativo ainda mais completo, mas a principal delas é a personalização da interface. O usuário consegue adicionar diversos temas ao seu WhatsApp para fugir do padrão já conhecido.

Além disso, outro ponto interessante é a possibilidade de usar duas contas simultaneamente, sem a necessidade de usar outro dispositivo. Assim, você consegue manter um perfil para trabalho e outro pessoal, por exemplo. Tudo no mesmo aparelho!

As atualizações são feitas constantemente, sempre considerando o que os usuários mais desejam e não é oferecido no aplicativo oficial. No entanto, o risco de baixar APK também deve ser observado.

Baixar WhatsApp GB é seguro?

Como dissemos anteriormente, o aplicativo não é oficial. Portanto, não é possível encontrá-lo nas lojas, como Play Store ou Apple Store, apenas por meio do download de um arquivo externo.

Por isso, baixar o WhatsApp GB é um risco: caso a sua conta seja detectada pela verificação do aplicativo original, pode ser que ela acabe sendo banida permanentemente por violar as diretrizes de uso.

Somado a isso, seu próprio celular também pode ser prejudicado. O APK, por ser desenvolvido por pessoas, não empresas, pode vir acompanhado de arquivos prejudiciais ao dispositivo. Caso esteja em uma situação vulnerável, sem métodos de proteção, isso pode acabar danificando todo o sistema.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Assim, é importante avaliar os pontos positivos e negativos antes de instalar o aplicativo: será que ter temas em seu WhatsApp e outras funções secundárias vale a pena? Mesmo considerando a possibilidade de ser banido?

É válido ressaltar que o aplicativo oficial está sempre em constante atualização, e novas ferramentas seguem sendo implementadas, apesar de não serem tão frequentes quanto as que são disponibilizadas no WhatsApp GB.

Fique atento às políticas de privacidade

Caso opte por realizar o download, é essencial ler com atenção as mensagens que aparecem durante a instalação do WhatsApp GB. Elas informam o tipo de acesso que o aplicativo terá ao seu dispositivo — contatos, por exemplo —, e é importante não deixar isso passar despercebido. Afinal, seus dados podem ser roubados ou invadidos.

Se perceber que algo é diferente do que esperava, durante o processo de instalação, é possível simplesmente cancelar.

Quer saber mais sobre o WhatsApp GB? Confira abaixo algumas sugestões de conteúdos relacionados ao APK.