Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Slim Drivers x Driver Booster: qual software de drivers baixar?

Saiba qual programa de atualização de drivers é o melhor para o seu computador

Avatar de: Marco Aurelio Andrade de Souza

Por Marco Aurelio Andrade de Souza via nexperts

03/05/2022 14h01min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Apesar da atualização de drivers ser extremamente importante para o funcionamento contínuo de diversas funções do computador, nem sempre realizar o procedimento é uma tarefa fácil. Por isso, para ajudar nesse processo, alguns desenvolvedores criaram programas de atualização de drivers, que procuram e instalam novas versões de forma automática. 

Dessa forma, para que você conheça alguns desses programas, veja qual é a melhor opção para o seu computador. Apresentamos neste texto um comparativo entre dois deles, o Slim Drivers e o Driver Booster.

Confira abaixo!

Slim Drivers

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

O Slim Drivers tem uma funcionalidade muito simples e prática. Na primeira vez que você abrir o software em seu computador, ele fará uma varredura completa na máquina com o intuito de encontrar possíveis drivers e programas que estão desatualizados. 

Normalmente, o procedimento acontece de forma rápida, levando poucos segundos para que o usuário consiga visualizar tudo o que deve ser corrigido em seu computador. 

Logo após esse processo, é possível escolher se deseja resolver todos os problemas encontrados, isto é, se deseja que o programa faça a atualização de todos os drivers desatualizados ou se você prefere realizar o procedimento em apenas alguns deles. 

Em ambos os casos, o Slim Drivers fará o download e a instalação de forma automática, exigindo que o usuário reinicie a máquina após o procedimento apenas para concluir o processo de atualização.

Driver Booster

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

Com uma funcionalidade muito parecida com a do software anterior, o Driver Booster também faz uma varredura no computador logo ao ser iniciado, apresentando uma lista com todos os problemas encontrados na máquina. 

Em seguida, ele apresenta a possibilidade de atualizar todos os drivers que tiveram versões recentes lançadas, realizando o download e a instalação. No entanto, é preciso ter em mente que a versão gratuita do programa não permite que o usuário baixe todos os drivers de uma única vez, sendo preciso fazer o procedimento de forma individual. 

Durante os testes, o programa funcionou sem apresentar nenhum erro, e um dos pontos positivos foi a possibilidade de recomeçar um download de onde ele parou, sendo uma ótima função para momentos como queda de internet ou de luz. 

Além disso, o Driver Booster pode encontrar componentes de jogos para aumentar o desempenho dos games instalados no computador, sendo uma função interessante para os gamers.

Qual é o melhor software para atualizar drivers?

Os dois softwares analisados neste comparativo têm funcionalidades muito parecidas, podendo ser considerados ótimas opções para manter os drivers do seu computador sempre atualizados. 

No entanto, por não exigir pagamento para atualizar todos os softwares ao mesmo tempo, e considerado que o real objetivo desses programas é facilitar o processo de atualização para o usuário, podemos considerar que o Slim Drivers apresenta mais vantagens frente à outra opção no momento. 

No entanto, também é importante ressaltar que o Driver Booster tem boas ferramentas, que podem acabar sendo uma opção interessante para aqueles que jogam games de computador e não desejam procurar novos componentes de forma manual. 

Além disso, com a varredura constante de novos drivers para baixar, a tendência é que também cada vez menos modificações precisem ser realizadas pelos usuários; logo, a atualização automática pode não fazer tanta diferença. 

Devido a isso, recomendamos que nossos leitores analisem suas necessidades pessoais para identificar qual é o melhor software no momento. Caso seja preciso, também é possível realizar o download e a instalação de ambos na máquina, uma vez que eles estão disponíveis de forma gratuita no Baixaki. 

Gostou da matéria? Então fique ligado(a) nas notícias do Baixaki para não perder nenhuma novidade sobre softwares e tecnologia!