Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Bully Anniversary Edition: tudo sobre a versão do polêmico game

Veja as principais perguntas e respostas sobre o famoso jogo da Rockstar

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

23/06/2022 20h32min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Bully/Reprodução)
(Fonte: Bully/Reprodução)

Bully é um game de aventura desenvolvido pela Rockstar, a famosa produtora de jogos como Grand Theft Auto (GTA) e Red Dead Redemption. O jogo chegou ao mercado em outubro de 2006 e rapidamente se tornou uma febre, principalmente pela polêmica em que, como o próprio nome sugere, o jogador precisa praticar bullying com outros alunos em uma escola. 

Ao longo dos anos a versão original de Bully foi relançada para consoles mais atuais, como PS3, PS4, Xbox 360 e Nintendo Wii, e também foi portada para celulares iOS e Android. Entretanto, até hoje os seus milhões de fãs esperam por uma continuação do clássico. 

(Fonte: Bully/Reprodução)
(Fonte: Bully/Reprodução)

Hoje o Baixaki lista as principais perguntas e respostas envolvendo o jogo, e algumas curiosidades sobre ele. Confira!

Tem como jogar Bully no celular?

Sim. O jogo conta com a versão Anniversary Edition tanto para iOS quanto para Android. Ela contém o jogo completo, além de artigos desbloqueáveis para o jogo, como skins, armas e acessórios. A versão também apresenta gráficos redesenhados que dão um ar mais moderno ao game. 

A versão mobile também conta com os Friend Challenges, que são minigames em que é possível jogar com seus amigos ou outros jogadores de forma online. Basta adicioná-los em sua rede de amigos na plataforma da Rockstar e convidá-los para as partidas. Cada um joga uma rodada e recebe uma notificação quando for a sua vez. 

(Fonte: Bully/Reprodução)
(Fonte: Bully/Reprodução)

Por fim, a versão também conta com controles táteis na tela, que permitem realizar todos os movimentos com o próprio celular. Entretanto, o jogo conta com suporte para joystick Bluetooth compatíveis com a plataforma onde o título está sendo executado. 

Como baixar Bully no celular de graça?

Infelizmente, Bully: Anniversary Edition não conta com uma versão gratuita para celular. Como dito anteriormente, ele está disponível para Android e iOS, porém, ambas as versões são pagas. Na Apple Store ele custa R$ 39,90, e R$ 19,90 na Play Store. 

Entretanto, você pode optar por jogar pela versão de Bully para PS2 por meio de um emulador para Android, sendo necessário baixar o aplicativo e também a respectiva ROM do game. 

Tem Bully em português?

Oficialmente, não. As versões de Bully vendidas para consoles, PCs e celulares, não têm legendas em português. Entretanto, na versão para PC é possível instalar um mod que adiciona o nosso idioma ao jogo. Com isso, você pode jogar do início ao fim com uma tradução feita pela comunidade do jogo. 

(Fonte: Bully/Reprodução)
(Fonte: Bully/Reprodução)

Curiosidades sobre o game

Bully foi proibido no Brasil em 2008 pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o game teve a sua venda suspensa por, segundo o MP, “incitar a violência contra professores, conter humilhação e ser nocivo para crianças e adolescentes”.  O jogo só voltou a ser comercializado oficialmente em 2016, depois da própria Rockstar emitir um comunicado oficial confirmando o retorno das vendas.

Outra curiosidade refere-se à tão esperada continuação do jogo. E apesar de hoje em dia a Rockstar não dar qualquer sinal de que ela será produzida, o projeto de Bully 2 chegou a ser desenvolvido, mas acabou sendo cancelado para que os produtores fossem remanejados para outros jogos. 

(Fonte: Bully/Reprodução)
(Fonte: Bully/Reprodução)

A revelação foi feita por um grupo de funcionários da Rockstar em entrevista para o site Game Informer. Segundo eles, o projeto chegou a criar algumas horas de gameplay, mas acabou sendo interrompido para que todos ajudassem na produção de Max Payne 3, que foi lançado em 2012. 

Ainda segundo eles, o novo jogo teria um mapa três vezes maior que o game original, e o retorno de Jimmy Hopkins como protagonista. Além disso, o título teria uma série de missões baseadas no desenho Os Simpsons, e referências a filmes clássicos, como Os Goonies. O jeito é torcer para que a Rockstar retome o projeto algum dia.