Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Como afinar violão pelo celular?

Descubra como afinar seu violão pelo celular utilizando aplicativos práticos e acessíveis

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

06/12/2021 18h24min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

O violão é um dos instrumentos musicais mais conhecidos e tocados pelas pessoas no dia a dia devido à sua grande versatilidade nos estilos, mas o processo de afinar esse instrumento pode ser um pouco complicado.

Para facilitar o seu dia a dia, elaboramos um passo a passo para que você consiga afinar o violão pelo celular de forma muito simples, utilizando apenas alguns aplicativos intuitivos e disponíveis no Baixaki. Veja só!

Guitar Tuna

O primeiro aplicativo capaz de auxiliá-lo na tarefa de afinar o violão pelo celular de forma simples é o Guitar Tuna, que conta com uma interface intuitiva ideal para os que têm mais experiência e também para pessoas leigas no assunto.

Para começar a utilizar o app, você deverá baixá-lo em seu celular e iniciar o Guitar Tuna, para então clicar em “deslizar e continuar” e permitir a utilização do seu microfone pelo aplicativo.

Feito isso, você precisará selecionar qual é o instrumento que você quer afinar e, nesse caso, clicar no ícone do violão para iniciar o processo.

(Fonte: YouTube/Reprodução)
(Fonte: YouTube/Reprodução)

Você deverá aproximar o violão do seu celular e tocar alguma nota para que o app indique se a afinação do instrumento está baixa, alta ou ideal. Para verificar a afinação, você deve clicar na corda desejada e olhar o círculo que se encontra acima do ícone do violão. Atenção: se ele ficar vermelho e apontar para o lado direito, enquanto você toca o violão, significa que a afinação está alta.

Caso o círculo ficar vermelho e apontar para o lado esquerdo, significa que a afinação está baixa e, quando ele estiver verde e centralizado, a afinação finalmente estará ideal.

(Fonte: YouTube/Reprodução)
(Fonte: YouTube/Reprodução)

É somente isso, basta repetir o processo com todas as cordas, até que o violão esteja totalmente afinado de maneira correta.

n-Track

Assim que você fizer toda a instalação do app n-Track no seu celular e abri-lo, aparecerá uma interface simples e intuitiva, com um círculo branco na parte inferior, e é nele que você deverá clicar para começar a utilizar o programa.

Feito isso, escolha a opção que tem um ícone de guitarra, que também consegue ser utilizada para afinar o seu violão.

(Fonte: YouTube/Reprodução)
(Fonte: YouTube/Reprodução)

Assim que você selecionar essa opção, aparecerá uma representação das cordas do seu violão na parte superior do app, que te direcionará durante a afinação do instrumento.

Além disso, clique na corda que deseja afinar, para que o app se adapte àquela sonoridade e te ajude a facilitar todo o processo. O próximo passo será aproximar o seu violão do celular e tocar a corda selecionada para que o app faça a análise da afinação dela, verificando se está alta, baixa ou ideal para o uso.

Por fim, para saber se a corda está afinada de maneira ideal, observe a parte inferior e continue configurando a afinação com as tarraxas, até que somente o círculo do centro esteja branco e o nome da nota apareça em sua tela.

(Fonte: YouTube/Reprodução)
(Fonte: YouTube/Reprodução)

Gostou das dicas? Então, confira abaixo outras matérias que podem garantir mais praticidade à sua rotina!