Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Spotify: explore as funcionalidades do app de ouvir música

Com o Spotify, é possível organizar playlists, compartilhar músicas com amigos e descobrir canções que podem lhe agradar

Avatar de: Matheus Benjamin

Por Matheus Benjamin via nexperts

16/05/2022 14h42min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Ouvir músicas para relaxar ou se distrair é ótimo, não é mesmo? Basta colocar os fones de ouvido e escolher algum artista preferido para se desligar do mundo e se envolver com melodias dos mais variados estilos. E com a popularização do streaming, essa atividade ficou ainda mais fácil.

O Spotify, por exemplo, é uma das plataformas mais acessadas no Brasil. Quer saber mais? Confira alguns detalhes que exploraremos logo abaixo!

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

O que é Spotify?

Lançado originalmente em 2008, o Spotify é um serviço de streaming focado em conteúdo sonoro, como música e podcasts, criado pela Spotify AB, startup sueca, localizada em Estocolmo. 

Ao escolher um dos seus planos de assinatura, os usuários podem ouvir músicas dos mais variados estilos, descobrindo tendências e apoiando seus artistas favoritos, pois o consumo sonoro por meio do app é legal, seguro e confiável.

Apesar de funcionar melhor na versão paga, há recursos interessantes disponibilizados gratuitamente. No entanto, existem limitações e anúncios entre uma música e outra. 

Como baixar música no Spotify

(Fonte: Spotify/Reprodução)
(Fonte: Spotify/Reprodução)

Uma das vantagens de se ter o Spotify Premium é poder fazer o download de suas músicas preferidas. Se você já é assinante, saiba como baixar música no Spotify.

1. Verifique nas configurações básicas do aparelho se há espaço suficiente em disco. 

2. Abra o aplicativo e procure pelo artista que deseja baixar as músicas por meio do campo específico de pesquisa.

3. Você também pode procurar por uma playlist ou álbum, se desejar.

4. Antes mesmo da lista de músicas, haverá três ícones: um coração (curtir a lista de reprodução), uma flecha para baixo (download) e três pontinhos. Toque no botão com a flecha para baixo.

5. Aguarde até que a barra de progresso, que surgirá no topo da tela, chegue ao final.

6. Pronto! Suas músicas já estarão baixadas. 

Vale destacar que, nas configurações do aplicativo, é possível determinar a qualidade das músicas ao serem baixadas via Wi-Fi ou dados móveis. Além disso, é possível também permitir que o app só realize downloads quando estiver conectado à rede Wi-Fi para poupar os dados móveis. 

Como escutar música offline no Spotify

Para ouvir suas músicas preferidas offline no Spotify, basta tê-las baixadas em disco. Dessa maneira, mesmo que você não tenha sinal de internet disponível, você conseguirá escutá-las. 

Na página inicial, toque sobre o ícone de engrenagem no canto superior direito para configurar a qualidade do áudio em streaming e em download. Uma lista surgirá à tela. Toque em "Qualidade de Áudio" para definir suas preferências. 

Além de músicas, é possível também baixar episódios completos de podcasts. Basta filtrar suas preferências na página inicial do aplicativo.

Como ver a letra da música no Spotify

É muito bom poder ouvir suas músicas preferidas (ou aquelas que ainda está conhecendo) acompanhando sua letra, não é? Assim, fica até mais fácil memorizar as palavras. E saiba que, você pode realizar essa divertida tarefa dentro do app. 

Para isso, selecione uma canção qualquer e quando ela começar a ser reproduzida, abra a página por inteiro, tocando sobre seu título minimizado. Logo abaixo da capa do single ou álbum, estarão dispostos alguns botões característicos do app na reprodução: "Play/Pause", "Música Seguinte", "Curtir", "Compartilhar", "Visualização da fila" e outros.

(Fonte: Spotify/Reprodução)
(Fonte: Spotify/Reprodução)

Abaixo disso, a letra estará disponível. Portanto, role a página até o final. Se a música for em outra língua, é bastante provável que o símbolo de tradução esteja ao lado para que o conteúdo em português fique disponível. 

No canto direito, ainda é possível expandir a letra (para que ela ocupe todo o espaço da tela) e no rodapé haverá um botão para o seu compartilhamento. No canto direito, há também um ícone com uma bandeira. Por meio dele, os usuários podem relatar problemas nas letras apresentadas no aplicativo e, assim, melhorar a experiência de todos com o Spotify.

Como assinar Spotify

Com quatro planos disponíveis, você pode assinar o Spotify ao abrir uma conta site oficial pelo computador — ou por meio de um navegador web em outros dispositivos. Crie uma conta se ainda não tiver e escolha o plano desejado: Individual, Duo, Família ou Universitário. Cadastre seu cartão de crédito (ou escolha a opção de pagamento por boleto) e confirme a ação. Pronto! 

A partir desse ponto, já será possível acessar todos os benefícios do Premium, incluindo curtir músicas offline, pausar, passar para a próxima, criar playlists, entre outras vantagens imperdíveis.

(Fonte: Spotify/Reprodução)
(Fonte: Spotify/Reprodução)

Como cancelar Spotify Premium

Com a mesma facilidade para assinar algum plano, o app também garante que seus usuários possam realizar o cancelamento. Por esse motivo, utilize um navegador web, de preferência no computador, para acessar sua conta Spotify. Clique em “Perfil”, no canto superior direito, e depois em “Conta”. No menu lateral, clique sobre o plano contratado anteriormente.

(Fonte: Spotify/Reprodução)
(Fonte: Spotify/Reprodução)

Uma nova janela vai se abrir para que você possa fazer seu gerenciamento. No final da página, haverá a opção de cancelamento. Confirme a ação e aguarde alguns instantes. Uma mensagem surgirá na tela mostrando até quando seus benefícios poderão ser usufruídos.

Como excluir conta do Spotify

Para encerrar sua conta definitivamente dos registros do Spotify, é preciso contatar o suporte, informando alguns dados básicos e o motivo do cancelamento. Assim, o time responsável vai instruir o usuário até que a exclusão seja efetivada. No entanto, caso haja arrependimento, é possível reativá-la dentro de sete dias. 

Acesse sua conta por meio de um navegador web e, no menu superior, clique em Suporte. Na imensa lista de opções que surgirá à tela, procure por "Configurações da Conta". Uma nova página se abrirá abrir e você, finalmente, poderá entrar em contato com o Suporte para encerrar sua conta.

(Fonte: Spotify/Reprodução)
(Fonte: Spotify/Reprodução)

Mas se deseja apenas desfazer o login de todos os dispositivos em que se encontra cadastrado, basta acessar a plataforma por algum navegador web e, em "Visão geral da conta", rolar a página até o final. Clique no botão “Sair de todos os dispositivos” e confirme a ação na sequência para que isso seja concretizado.

Gostou do tutorial? Então continue ligado aqui no Baixaki para saber tudo sobre as principais tendências do mundo dos softwares!