Mito ou verdade: assoprar cartuchos de vídeo game funciona?

2 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: assoprar cartuchos de vídeo game funciona?

Se você jogou vídeo games nos anos 80 e 90 com certeza já deve ter, em algum momento, soprado um cartucho de jogo para que ele funcionasse. Primeira forma criada para o conteúdo dos jogos, os cartuchos até hoje ainda persistem na coleção de alguns usuários, mas nas linhas de produção foram definitivamente substituídos pelos CDs, DVDs, HD-DVDs e Blu-rays.


Mas será que esse “jeitinho brasileiro” de fazer os cartuchos funcionarem resolve alguma coisa? Será que ao invés de assoprá-los não existe um método mais eficiente para que eles voltem a funcionar? E ainda, será que você corre algum risco de danificar o seu cartucho com um simples assopro?


Assoprar cartuchos resolve?

A resposta para essa pergunta é simples: não. Porém, você deve estar se perguntando: sempre fiz isso e sempre funcionou! Como assim assoprar não resolve? Antes de tudo é preciso uma breve explicação para entender o porque da origem deste mito.

Cartucho de Mega Drive. Lembra dele?

Eventualmente o sopro pode até remover alguma poeira alojada nos contatos do cartucho de vídeo game. E, certamente, é por isso que muitas vezes essa técnica funcionava e com o tempo ela foi propagada até se tornar uma unanimidade no meio dos gamers. Mas a grande verdade é que, ao fazer isso, você pode estar danificando ainda mais o seu cartucho.


Isso acontece por que, ao assoprar, junto com o vento são expelidas algumas gotículas de saliva que vão parar nos contatos do seu cartucho. Além disso, o ar quente de sua boca pode gerar uma leve umidade na fita, fazendo com que o seu cartucho fique, literalmente, molhado.


Em contato com o seu console, e com o natural aquecimento durante o seu funcionamento, com o tempo os conectores podem corroer os pinos do cartucho, causando danos irreparáveis a ele e – em alguns casos – até mesmo ao seu aparelho.


Então o que devo fazer?

Duas outras técnicas simples podem ser colocadas em prática na hora de remover a sujeira dos pinos do seu cartucho. A primeira delas é passar um bastonete com algodão (os conhecidos cotonetes) nas duas faces dos conectores.


Você pode ainda molhar os cotonetes em uma substância chamada álcool isopropílico, um excelente produto para limpeza de equipamentos eletrônicos e que pode ser encontrado tanto em lojas do ramo como em farmácias.


É importante que você não faça o uso, em hipótese alguma, de outras substâncias, como água ou álcool caseiro (líquido ou gel). A água pode enferrujar os conectores e danificar de imediato o seu cartucho.

Guardar os cartuchos em sua caixa original e num local apropriado é a melhor solução.


Depois de concluído o processo não coloque de imediato o cartucho no console. Espere alguns minutos até que os seus pinos sequem. Se ele não funcionar no seu primeiro teste, retire-o e insira novamente quantas vezes for preciso. Caso o problema persista teste o console com outros jogos para se certificar se o problema não é no aparelho.


E você, costumava assoprar os cartuchos de vídeo game na sua infância? Já conhecia algumas dessas outras técnicas de limpeza? Participe deixando a sua opinião e o seu comentário sobre o assunto.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.