Logo Google CardBoard Ícone

Google CardBoard

Grátis
1.17 MB
Funciona em: Android
4.2/4.4/5.0/6.0/7.0/7.1
Adicionado em : 20/11/2019 Google Labs
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Alana Schmidt
Baixar Google Cardboard realidade virtual

A realidade virtual tem se tornado cada dia mais presente. Com a chegada e a popularização dos óculos VR no mercado, essa tecnologia tem se tornado cada vez mais uma realidade. Ainda em desenvolvimento, ela prevê a possibilidade de acompanhamento de cenários diversos, como imersão no estudo de idiomas, análise de situações de risco, observação de cirurgias antes de acontecer, entre outros.

No entanto, por mais que tenha potencial, e que o mercado tenha crescido, não se pode dizer que essa é uma tecnologia que está disponível para todos. Tentando mudar esse cenário, a Google criou o CardBoard, os óculos de realidade virtual acessível.

Feito de papelão, o CardBoard é uma opção que busca atender os usuários ao oferecer uma opção mais barata. Para complementar, a Google disponibiliza um espaço para desenvolvimento de apps de realidade virtual.

Como criar um app de realidade virtual para o CardBoard

É possível desenvolver apps para utilizar com o CardBoard. Todo o processo é guiado pela própria Google, que tem oferecido essa opção como uma forma de aumentar a participação do usuário e, ao mesmo tempo, possibilitar que mais apps desse tipo estejam disponíveis.

 

Google CardBoard - Imagem 1 do software

Para essa tarefa, é preciso contar com dois programas instalados no computador: o Android Studio e Android NDK. São eles que permitem que sejam desenvolvidos aplicativos e demos para a plataforma da Google.

Além disso, é essencial contar com um CardBoard, pois é a partir do QR code no produto que a opção de teste é liberada. No tutorial disponibilizado pela Google, são apresentados os comandos para o desenho de uma demo, o HelloCardBoard.

A inserção dos códigos para o desenho de um app são realizados no Android Studio. O Android NDK possibilita que sejam incorporados arquivos C e C++ em apps android, possibilitando utilizar bibliotecas existentes.

Google CardBoard - Imagem 2 do software

Nossa Opinião sobre o Google CardBoard

A realidade virtual ainda é uma tecnologia em desenvolvimento. Por isso, todas as novidades conseguem trazer inovações e possibilitam uma experiência única para o usuário. Com o CardBoard não é diferente.

Todo o processo de programação de uma demo não apenas permite ao usuário aprender mais sobre a tecnologia, como também insere-o como protagonista nesse processo. O passo a passo, mesmo estando disponível apenas em inglês, é simples, com uma linguagem acessível.

O objetivo desse tutorial, que é demonstrar as funcionalidades de desenvolvimento do CardBoard, é simples e consegue ser atingido sem maiores problemas. O resultado final leva um certo tempo para ser alcançado, mas é agradável.

O uso do CardBoard é interessante. Vale destacar que o tradicional é o modelo de papelão, mas a Google já lançou outras opções. Por isso, a experiência pode sofrer alterações a depender do modelo que está sendo utilizado.

No entanto, se a opção for apenas utilizar o CardBoard sem a necessidade de desenvolver um app, há o aplicativo Google CardBoard disponível na Play Store. A partir dele, o usuário pode utilizar os óculos VR e ter uma experiência emersiva.

Prós & Contras

Prós

  • Interação com a plataforma a partir da possibilidade de desenvolvimento de app;
  • Tutorial explicativo simples e fácil de ser seguido;
  • Resultado satisfatório em uso com o CardBoard.

Contras

  • É trabalhoso e demanda tempo e dedicação.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Google CardBoard

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação