Logo Adobe Slate Ícone

Adobe Slate

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 27/11/2015 Adobe
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Crie apresentações modernas para substituir os slides do PowerPoint

O Slate é uma ferramenta de criação da Adobe para quem deseja criar apresentações mais dinâmicas e bonitas do que as que são feitas usando o PowerPoint.

Ele não trabalha com o conceito de slides, mas traz uma timeline vertical que pode conter imagens, links, texto, galerias e muito mais.

Com o Slate, você pode fazer uma apresentação de fotografias, pode colocar quanto texto quiser para explicar um assunto, pode misturar vídeos e imagens estáticas e muito mais. Sendo uma ferramenta da Adobe, é natural que este editor seja focado em fotos e conteúdo visual, mas ele traz opções de texto de acordo com o estilo do seu trabalho.

 Adobe Slate - Imagem 1 do software

Usando o Slate

Para começar, escolha um título e subtítulo. É possível colocar uma fotografia de fundo nessa tela ou mesmo um template que você já tenha no seu PC. Depois desse passo, a criação é bem livre. Intercale texto, links, slides de imagens e outros conteúdos, basta clicar no botão "+" e escolher uma opção.

Se você quiser que ele mostre uma imagem de fundo em cada slide, é preciso criar um "glideshow". Escolha quantas fotografias você quiser nessa etapa e adicione ao seu trabalho; lembrando que essas fotos precisam ter bastante qualidade, já que são mostradas em tela cheia. Depois disso, você pode adicionar texto livremente sobre elas, basta clicar no "+".

Adobe Slate - Imagem 2 do software

Preview e compartilhamento

A qualquer momento você pode clicar em "Preview" e ver exatamente como a sua apresentação vai ficar na hora da sua palestra, aula ou exibição. Você pode ver outros slideshows para se inspirar e conhecer melhor as ferramentas do Slate, basta acessar este link e clicar em um estilo de projeto, como algo mais profissional, uma exibição de serviços ou de fotos.

Adobe Slate - Imagem 3 do software

As apresentações podem ser salvas na sua conta e acessadas em qualquer dispositivo com internet. Dessa forma, é possível transmitir o conteúdo em uma sala de aula ou auditório, por exemplo, basta ter uma conexão e o link do seu Slate, que é aberto diretamente no navegador e não precisa de um software especial para ser exibido.

Nossa Opinião sobre o Adobe Slate

O Slate é uma ferramenta simples de usar e com funções ainda bem básicas, mas que permite criar uma apresentação muito mais dinâmica do que o que você faria usando o PowerPoint. Ele tem um visual mais moderno e funciona de forma linear (diferente do Prezi), em uma timeline fluida e com elementos que lembram um site responsivo.

Apesar de servir para o mesmo propósito, é quase impossível comparar o Slate com o PowerPoint, já que eles dois possuem resultados bem diferentes. A ferramenta da Adobe tem animações mais modernas e uma pegada mais fluida, enquanto os slides do programa da Microsoft são mais tradicionais e clássicos.

No entanto, é possível dizer que eles dois conseguem atingir o mesmo objetivo — e o Adobe Slate leva a melhor na facilidade de criação e no produto final. Você pode criar uma apresentação em poucos minutos e conseguir leveza e animações dinâmicas de transição entre um conteúdo e outro. É como se você estivesse rolando um site cheio de explicações ou imagens.

O que poderia ser melhor?

Alguns pontos ainda precisam melhorar, no entanto. Ele permite colocar fotos e texto, além de links, mas você não pode reproduzir vídeos diretamente na apresentação. É possível colocar um acesso e o material é aberto sem interromper o fluxo do Slate, mas isso poderia ser feito na mesma página, de forma embutida.

Outro problema é que essa é uma ferramenta da Adobe, mas mesmo assim não conta com nenhuma forma de editar diretamente as imagens para cortá-las ou aplicar qualquer filtro. Com tantas opções gratuitas de edição que a marca possui para usuários cadastrados, é difícil aceitar que nenhuma delas esteja disponível juntamente com o Slate.

Istp é, se você quiser editar qualquer detalhe nas imagens, precisa fazer isso antes, em um serviço separado. A parte boa é que pelo menos o Adobe Slate permite que você acesse as imagens salvas na sua conta, mas isso nem sempre é suficiente; de qualquer forma, as edições precisam acontecer antes, e não na hora.

Pontos positivos

Se você souber manipular bem as ferramentas do Adobe Slate, ele pode se mostrar um editor bem flexível. Por exemplo, coloque imagens de fundo com animações de texto passando por cima, de uma forma bem moderna. Esse tipo de ação não é ensinada no tutorial, mas você pode assistir aos exemplos de outros projetos e tentar reproduzir o resultado no seu.

Vale muito a pena testar o Adobe Slate, uma ferramenta 100% gratuita e online. Ele não permite salvar a apresentação offline no seu computador, no entanto, então tenha em mente que você vai precisar de uma conexão com a internet na hora da sua palestra ou aula. 

Prós & Contras

Prós

  • Cria apresentações profissionais, educativas ou de entretenimento
  • Moderno, fluido e dinâmico
  • Animações responsivas
  • 100% gratuito

Contras

  • Não permite salvar a apresentação offline

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Adobe Slate

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação