Logo Alchemy Ícone

Alchemy

Versão 0.0.8.1 BETA Grátis
4.16 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 20/03/2013 Alchemy
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+7 Avaliações
  • Foto de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha 25 de agosto de 2010 - 10:15
    10
    Nota Excelente!
    Esse programa é sensacional. Se você tiver criatividade, parabéns. Você acaba de encontrar o programa perfeito para criar imagens surreais. Não sei o que dizer, mas é espetacular. Entrem no site do desenvolvedor e vejam a galeria e vídeos. É dez, é cem, é mil.

Descrição

Eduardo Karasinski
Criatividade sem limites em um programa que praticamente desenha junto com você

À primeira vista, Alchemy parece ser um programa para criar desenhos prontos, que já foram pensados anteriormente. Entretanto, ele traz uma proposta semelhante, mas diferente.

A intenção é que você utilize o aplicativo para conceituar ideias e experimentar formas e jeitos diferentes para criar um desenho, como funciona em um "brainstorm".

Desenhos livres e muita criatividade

Ao abrir o programa é possível notar que só há uma área para desenho na tela. Entretanto, basta arrastar o mouse até o topo para que seja revelada uma barra com várias funções. O primeiro passo é clicar em "Style" para decidir qual a maneira de desenho que você deseja: padrão ou de preenchimento (a forma já vem fechada e se transforma conforme você arrasta o mouse pela tela).

Logo abaixo é possível encontrar uma guia "Shapes", que permite configurar como as linhas são criadas: retas ou livres, preenchidas ou não. Dependendo do pincel selecionado, as opções  podem mudar. Já "Over" (sobre) serve para definir se o desenho que for feito fica por cima do que já existe ou por baixo ("Under", ou embaixo, em português).

Barra de ferramentas do programa.

"Line Weight" permite configurar a espessura do traço e é medida em pixels. Em "Colour" você escolhe a cor para os traços feitos e para o fundo da tela. É possível também desenhar com transparência ao regular a opção "Transparency".

Pincéis automáticos

Uma característica extremamente interessante no Alchemy são os pincéis automáticos disponíveis no botão "Create". "Shapes" é a forma normal e livre de se desenhar. Já "Mic Shapes" faz uso da entrada de microfone do computador para modificar o formato dos traços — é possível desenhar ao som de uma guitarra.

"Trace Shapes" baixa uma imagem qualquer do Flickr e "obriga" você a se manter nas bordas da foto ao desenhar. "Pressure Shapes" requer uma mesa de desenho, pois usa a pressão colocada por você para criar traços mais espessos ou finos. "Type Shapes" é excelente para ter ideias malucas, pois busca por fontes abstratas em seu computador para criar formas inusitadas.

Pincéis automáticos.

"Inverse Shapes" simplesmente troca a função do clique do mouse — quando o botão é pressionado, você para de desenhar. Com "Scrawl Shapes" formas totalmente randômicas e semelhantes à raios e rabiscos aparecem no espaço de desenho. "Splatter Shapes" é para os amantes do "estilo grunge de design", pois aplica uma série de espirros de tinta.

Efeitos diferentes

Além dos pincéis diferenciados, uma outra opção permite obter desenhos totalmente únicos: "Affect". A diferença é que funcionam como plugins. Ou seja, conforme você escolhe os efeitos, eles se combinam uns com os outros e criam desenhos diferentes.

Com "Displace" os traços podem ficar mais curtos ou longos conforme a velocidade usada. "Gradient" aplica efeito degradê conforme o desenho é feito. "Mirror" é uma boa pedida para aqueles que gostam de padrões quando desenham, pois espelha tudo que é feito.

Efeitos diferentes.

"Blindness" é para os mais experientes, já que para de atualizar a tela com os traços feitos e só passa a mostrar o resultado ao clicar no botão "Redraw". "Mic Expand" usa o microfone para distorcer conforme o som e quando você passa com o mouse em cima. "Colour Switcher" troca de cor de forma randômica cada vez que você clica com o mouse.

Salvamento de sessões

É possível programar para que o Alchemy salve o progresso de suas criações automaticamente em arquivos PDF. Assim, é possível retomar o desenho exatamente em um determinado ponto. Você pode salvar uma sessão ao clicar no menu "Session" e selecionar "Save Page". Entretanto, há uma opção automática para isso chamada "Auto Record". Quando você quiser carregar uma sessão, clique em "Load Session PDF" e procure por um dos arquivos (eles são salvos na pasta do programa com a hora junto ao nome).

Salvando as criações

A grande vantagem do Alchemy é poder salvar as criações de duas formas diferentes: em vetores (nos formatos SVG e PDF) ou em bitmap (JPG e PNG). Para isso, basta clicar em "File" e selecionar a opção "Export". Assim, se você quiser, é possível continuar as criações que foram feitas no aplicativo.

Nossa Opinião sobre o Alchemy

É incrível como Alchemy parece ser um programa desinteressante quando aberto, mas faz com que qualquer um mude de opinião em segundos. A quantidade de ferramentas é bastante limitada, pois o programa tem apenas o objetivo de permiti-lo desenhar. Para isso, não faltam pincéis e efeitos diferentes.

A criatividade que é obtida com o programa é simplesmente incrível, pois usa de artifícios que dificilmente são vistos, como a entrada de microfone, enquanto as formas são feitas na tela. Tudo funciona de maneira simples e fácil, pois a interface é muito bem organizada.

Os mais acostumados com programas de desenho podem achar ruim o fato de não terem botões para desfazer ou selecionar uma área na imagem. Entretanto, faz parte da proposta de "brainstorm" do programa — e o salvamento de sessões pode "quebrar um galho" em casos de emergência.

Entretanto, algumas vezes o programa simplesmente para de surtir qualquer efeito quando você tenta desenhar. Nesse caso, é necessário reiniciá-lo (começar uma nova imagem não resolve o problema).

O programa não requer instalação, então basta colocá-lo em seu pendrive e, quando precisar de novas ideias, começar a desenhar com os pincéis "malucos" e os efeitos diferentes proporcionados por ele.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar.
  • Variedade enorme de pincéis e efeitos.
  • Não requer instalação.
  • Salva em vetor ou bitmap.
  • Bastante criativo.

Contras

  • Para de funcionar em alguns casos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Alchemy

+7 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação