Logo Asana Ícone

Asana

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Java
Adicionado em : 02/08/2013 Asana
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Nilton Kleina
Um gerenciador de projetos para organizar todas as tarefas de uma equipe de funcionários

O Asana é uma ferramenta online em forma de página na internet que procura ajudar gerentes e funcionários que mantém um quadro virtual de projetos, tarefas e outras atividades desenvolvidas em ambiente corporativo.

Com ele, é possível unificar a equipe em uma plataforma que ajuda a organizar, manter a produtividade e o controle das atividades dos funcionários de uma empresa.

A interface do Asana é dividida em três seções. A central é onde a ação acontece: é ali que está a lista de itens a serem visualizados ou cumpridos, com um resumo dos tópicos de um projeto. Na direita, estão os detalhes da atividade em questão, como um texto explicativo e dados adicionais para a compreensão das tarefas.

A coluna na esquerda da tela é o local que concentra menus de navegação e pesquisa de todo o Asana. Lá, você pode acessar itens como caixa de mensagens, lista de tarefas e outros recursos, como o perfil dos funcionários.

Criando uma conta

Existem duas maneiras de entrar no Asana: como gerenciador de um projeto ou equipe ou como funcionário. O segundo método é mais simples, já que você recebe um convite por email e precisa apenas completar o cadastro no serviço com dados pessoais.

Convide novos funcionários para fazer parte.

Para o primeiro caso, o trabalho é um pouco maior. Além de criar seu perfil, é necessário convidar os funcionários e estabelecer um nome para a empresa e o projeto – mas este já é o próximo passo.

Gerenciamento de projetos e tarefas

Para criar um projeto, clique no sinal de positivo presente no menu da esquerda. Você pode nomeá-lo como quiser, encher a página de tarefas mais específicas, metas ou objetivos e adicionar novas pessoas da sua equipe ao painel.

O visual geral dos projetos.

Data limite para cumprimento, anexos (como relatórios ou imagens) e palavras-chave que ajudam na organização de vários projetos também podem ser adicionados neste passo.

As tarefas podem receber descrição e até anexo.

Caso ache necessário, você pode adicionar seus contatos a uma lista de “seguidores” no Asana. Esse recurso, voltado especialmente para a gerência, permite que uma pessoa fique de olho nas atividades dos funcionários, mantendo o controle de acesso e garantindo que todos receberam a tarefa e já estão cientes dos projetos a partir de notificações.

Nossa Opinião sobre o Asana

O Asana é uma plataforma para gerenciamento de projetos bastante eficiente que tem qualidade suficiente para ser o ambiente virtual oficial de qualquer empresa, sendo um bom concorrente para o já popular Trello.

Como vantagem, o serviço é muito fácil de ser utilizado, bastando poucos cliques para acessar qualquer uma das tarefas – até criar um perfil é uma ação quase imediata. Isso faz com que todo o trabalho torne-se dinamizado e nem um segundo seja desperdiçado.

Outro ponto positivo é que o Asana é gratuito para usar e não possui nenhuma limitação que necessite de pagamento – e, acredite, isso acontece em vários casos de programas voltados para grandes empresas.
A interface é bastante organizada e fácil de ser assimilada. A divisão por colunas com utilidades diferentes facilita o uso do serviço tanto para o gerente quanto para o funcionário.

Mas esse é também o ponto negativo do Asana: a interface é monocromática demais e, quando muito concentrada de tarefas, dá a impressão de que todas são iguais, confundindo facilmente. Nisso, a separação por cartões e cores do Trello é mais eficiente.

Prós & Contras

Prós

  • Inteface bem organizada
  • Muito fácil de mexer
  • Serviço gratuito

Contras

  • Pouca representação visual

Avaliações sobre o Asana

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação