Logo Ashampoo ZIP FREE Ícone

Ashampoo ZIP FREE

Versão 1.0.7.0 Grátis
27.25 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 23/02/2017 Ashampoo
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+1 Avaliação
  • Foto de Sílvio Vigânico
    Sílvio Vigânico 3 de julho de 2015 - 20:40
    10
    Nota Excelente!
    Propus-me a fazer os mesmos testes de compactação e descompactação. Compactei (num único arquivo) 1 GB de imagens, 1 GB de músicas e 1,5 GB de vídeos. Usei a versão de 64 bits do programa WinRAR e, pra início de conversa, este aplicativo se recusou a compactar arquivos no modo ZIP por causa da extensão de dados (3,5 GB). Compactei, portanto, no modo nativo (RAR) e levou 17 minutos e 9 segundos. O Ashampoo Zip Free, por sua vez, levou um tempo muito (mas muito!) menor para executar a mesma tarefa de compactação: 3 minutos e 37 segundos (ou seja, em torno de 1/5 do tempo!). Já, para descompactar este mesmo conteúdo, o WinRAR levou um minuto e 58 segundos e o Ashampoo Zip Free fez a mesma tarefa em dois minutos e 45 segundos. Como pude perceber o programa do Ashampoo Zip Free, realmente, é mais lento para descompactar, mas, em compensação, é estupidamente mais rápido para compactar, que é a tarefa que mais demanda tempo. Enquanto, na descompactação, estamos falando de segundos excedentes, na compactação, estamos tratando de minutos a fio de espera. No meu computador, esta controvérsia não prosperou: deixei instalado os dois programas e (claro) uso cada um deles para executar a tarefa que lhe é mais favorável.

Descrição

Ruan Segretti
Um descompactador elegante e versátil capaz ainda de reparar arquivos corrompidos. É pouco?!

Ashampoo ZIP FREE é uma ferramenta dedicada à compressão e descompactação de arquivos. Com suporte a mais de 30 formatos (tais como ZIP, ZIPX, 7ZIP, LHA, CAB, RAR, TAR, LHZ e TXZ), o programa se destaca por contar com uma interface elegante totalmente personalizável: os azulejos que dão acesso às funções do compactador podem ser todos reposicionados, o que facilita o uso do software por usuários que prezam pela eficiência no tocante à criação de extensões comprimidas.

A versão gratuita do aplicativo disponibiliza as funções básicas para o gerenciamento de arquivos ZIP, RAR e outros. Quem deseja montar imagens .ISO, criptografar documentos ou emparelhar as preferências do sistemas junto de um serviço de hospedagem em nuvem, porém, tem de assinar a edição PRO do serviço.

Ashampoo ZIP FREE - Imagem 1 do software

Como obter a chave para acesso gratuito

Uma chave para ativação do programa mesmo em versão gratuita terá de ser informada por internautas que desejam avaliar o software concorrente ao WinRAR ou WinZIP. Habilitar a devida instalação de Ashampoo ZIP FREE é fáci. Veja só:

  • Faça o download do arquivo e inicie normalmente a instalação;
  • Na aba aberta, clique em “Obter a Chave Gratuita de Ativação”;
  • Informe seu endereço de email ao serviço;
  • Abra sua caixa de entrada e clique sobre “Confirmar [endereço de email]”;
  • Após a ativação da conta, digite seu nome, país e data de nascimento;
  • Copie o código e cole a chave gratuita no campo indicado.

Ashampoo ZIP FREE - Imagem 2 do software

Todas as instruções para a ativação de Ashampoo ZIP FREE são listadas em português, e cobrança alguma é feita para que a licença seja adquirida. Feito isso, basta abrir a ferramenta e começar o tour. Atenção: certifique-se de permitir a associação entre Ashampoo ZIP FREE e todos os arquivos compatíveis armazenados por seu computador para que o aplicativo possa funcionar.

Ashampoo ZIP FREE - Imagem 3 do software

E na prática?

Apenas as funções dedicadas à criação de arquivos compactados, descompactação e reparação de extensões corrompidas estão disponíveis na versão gratuita do programa. O mecanismo de processamento de cada uma das ações pode ser operado facilmente: basta clicar sobre um dos serviços, selecionar as pastas que deverão ser gerenciadas e iniciar o processo.

Ashampoo ZIP FREE - Imagem 4 do software

Deseja alterar o idioma padrão de Ashampoo ZIP FREE para o português? Abra o app, clique em “Options” (ícone localizado à direita do canto superior da página) e clique em “Interface”. Selecione em “Change Language” a opção “Portuguese (Brazil)”.

Nossa Opinião sobre o Ashampoo ZIP FREE

Ashampoo ZIP FREE é uma ferramenta elegante capaz de prestar serviços versáteis a usuários que buscam a criação e extração de vários tipos de arquivos às custas de um software gratuito. O destaque vai para sua integração com mais de 30 formatos de extensões, suporte à gravação de ZIPs em multivolume e também ao visual de sua interface (que pode ser, inclusive, totalmente personalizada).

Outro serviço prestado por Ashampoo ZIP FREE que merece atenção é o recurso de reparação a arquivos compactados corrompidos – basta selecionar a extensão que apresenta problemas e escolher a opção “Reparar Arquivo”. Apesar de não funcionar em todos os casos, a facilidade é capaz de fazer eventuais reparações, o que pode ser a solução a usuários que não desejam fazer novos downloads.

Criação de arquivos auto-extratíveis (SFX) e a montagem de dados em multivolume são, ainda, outras das regalias que podem ser exploradas por clientes do programa. Deseja personalizar a área de trabalho de Ashampoo ZIP FREE? Clique e segure sobre as miniaturas e as reposicione de acordo com as suas preferências.

E esqueça a aparição de avisos de publicidade que pipocam sempre quando um compressor concorrente é usado: com Ashampoo ZIP FREE, janela alguma tem de ser fechada antes do início de processo de descompactação ou criação de extensões compactadas.

Limitações

Vários recursos promissores listados pelo programa não podem ser acessados a partir da versão gratuita do compactador. A estratégia é clara: disposto a conquistar uma assinatura paga, o desenvolvedor optou por “tentar” o usuário por meio da exibição de recursos como criptografia de dados e navegador em nuvem junto da interface.

Apesar de ser capaz de angariar upgrades para a versão Premium, a forma de publicidade adotada por Ashampoo ZIP FREE pode desagradar usuários que, ao clicarem sobre as opções mostradas, acabam por topar com alertas sobre a impossibilidade de execução da ação solicitada.

A listagem de recursos inacessíveis atrapalha também a leitura das opções disponíveis; informações inócuas e, por vezes, desnecessárias quase comprometem a elegância da interface do programa.

Concorrentes

Durante os nossos testes, uma pasta de fotos com cerca de 200 MB foi compactada através de Ashampoo ZIP FREE em 24 segundos. Via WinRAR, o processo foi feito em 22 segundos. A diferença é pouca, é verdade. Mas pode ser que a compactação de arquivos mais pesados coloque em xeque a eficiência do programa quando comparado a concorrentes como 7-ZIP ou WinZIP, por exemplo.

De qualquer maneira, a versão atualizada e gratuita de Ashampoo ZIP FREE se mostra ainda uma ótima opção a usuários que desejam testar um compressor elegante e completamente funcional.

Prós & Contras

Prós

  • Interface elegante e completamente personalizável
  • Suporta mais de 30 tipos de arquivos
  • Permite criação de SFX e de dados em multivolume
  • Pode reparar extensões danificadas

Contras

  • Exibe funções que não podem ser acessadas pela versão gratuita
  • Pode se mostrar um pouco mais lento quando comparado a concorrentes

Avaliações sobre o Ashampoo ZIP FREE

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação