Logo Characterizer Ícone

Characterizer

Grátis
506 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 18/01/2011 aOlej
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Cristina Martins Nemes
Transforme as suas fotografias em ASCII art e surpreenda os seus amigos com o resultado

O aplicativo Characterizer é uma curiosa ferramenta de edição de imagem que transforma as suas fotos em ASCII art, uma das formas de arte mais apreciadas pelos nerds e programadores. Isto é, a foto de você com os seus amigos pode ser transformada em um documento de texto com aspecto de imagem, no qual ao invés de pixels, o que são vistos são caracteres.

Algumas pessoas transformam fotografias em ASCII art manualmente, um trabalho bastante demorado e árduo, com resultados geralmente beirando a perfeição. Porém, se você quiser uma fotografia sua convertida para este estilo de visualização, não precisa gastar horas na frente do computador, basta usar o Characterizer! O resultado pode não ser tão perto do real, mas ainda assim surpreende positivamente!

Imagem original e resultado convertido

Apesar de funcionar com qualquer fotografia, é recomendado o uso de imagens menores e sem detalhes muito pequenos. Um documento em ASCII art não pode ser redimensionado depois, pois perde a sua formatação, portanto reduza o tamanho das imagens originais para melhores resultados, deixando-as em um tamanho que não seja maior que a sua tela, por exemplo.

De JPG para TXT

Para abrir uma imagem no programa, clique no botão “Load Imagem”, no canto superior esquerdo da tela. Selecione a fotografia na caixa de diálogo aberta e clique em “Abrir”. Agora existem alguns ajustes que você precisa fazer antes de continuar.

Janela principal do programa

No campo “Options”, é preciso ajustar o tamanho da imagem gerada, pois o programa não faz isso sozinho. Não precisa ser o mesmo tamanho da imagem original, mas é bom manter as proporções, para que ela não fique esticada ou perca o sentido. Esse ajuste é o mais difícil de acertar, sendo preciso muitas vezes mudar os valores e tentar de novo, até chegar a um resultado satisfatório.

As outras opções não são obrigatórias, mas você pode testá-las também, para saber o que é mudado no resultado final. Uma possibilidade interessante é inverter as cores da imagem (lembrando que a ASCII art é sempre em preto e branco), basta marcar a caixa de seleção “Invert Colors”.

Clique em “Convert to Text” para converter a imagem. O resultado parcial aparece automaticamente na aba “Text”, e você ainda pode fazer mais uma configuração antes de salvar. É possível aumentar a fonte do texto, o que faz com que a imagem fique maior, porém quanto maior a fonte, mais distante da tela você precisa estar para visualizar a imagem corretamente.

Ajuste o tamanho final da imagem

Se você deseja salvar o resultado em um arquivo TXT, clique em “Save to TXT file” ou clique em “Copy to Clipboard” para copiar o texto para a área de transferência, o famoso “Ctrl+C”. Porém uma alternativa mais simples é tirar um screenshot da tela, transformando o texto em um arquivo JPG novamente, sem perigo de estragar a formatação.

Essa opção é interessante, pois ao abrir o bloco de notas, por exemplo, para visualizar o documento TXT, o tamanho da janela precisa estar exatamente do tamanho da imagem. Se isso não ocorrer, a formatação é perdida e a imagem fica “bugada”, cheia de erros.

Imagem com erros de formatação

Além disso, para compartilhar com os amigos no Orkut ou Facebook, por exemplo, é mais fácil se ela estiver em formato de imagem, para que você possa colocar no seu álbum de fotografias e surpreender a todos com as suas habilidades de criação.

Nossa Opinião sobre o Characterizer

Quem gosta de imagens em ASCII art e sempre quis ter a sua própria fotografia neste modelo, vai adorar o Characterizer. Este aplicativo fácil de usar e bastante criativo tem apenas uma função, porém se destaca oferecendo algo que outros editores, como o próprio Photoshop, não oferecem.

Apesar de ele não configurar automaticamente o tamanho de saída da imagem, isso pode ser um ponto positivo, pois é possível deixar o resultado final exatamente como você quiser. O único ponto realmente negativo é o idioma, completamente em inglês. Fora isso, vale a pena instalar o Characterizer e se divertir transformando fotografias suas e dos seus amigos.

Prós & Contras

Prós

  • Converte imagens para ASCII art sem nenhuma dificuldade.

Contras

  • O programa não configura automaticamente o tamanho de saída do arquivo.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Characterizer

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação