Logo Empresário DANFE Ícone

Empresário DANFE

Versão 3.9 Grátis
12.89 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 31/10/2012 INTELECTA DISTRIBUIDORA DE TECNOLOGIA LTDA

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Marcones
    Marcones 31 de maio de 2013 - 07:02
    2
    Nota Ruim!
    Esse programa é para integrar no Empresario 3, outro programa da mesma empresa (alias ja deveria vir junto integrado, isso é o minimo que deveria fazer...). Na pratica nao funciona bem, voce nunca sabe se enviou ou nao o email, diz que enviou mas como voce vai saber? nao tem lista de enviados, é muito ruim para configurar, nao lhe da certeza de que esta fazendo o que deveria, ou seja, no lugar de automatizar e fazer o servico para voce, ele fica dando mais trabalho, conclusao, melhor enviar manualmente, pelo menos sei o que estou fazendo.

Descrição

Hiroshi Watanabe
Poupe tempo com o envio automático da NF-e e DANFE

O Empresário DANFE é um software que automatiza o envio das Notas Fiscais eletrônicas e do DANFE para seus destinatários. Este é um programa técnico, voltado para os profissionais que lidam com a emissão e o recebimento de NF-e. Por isso, este aplicativo tem como pré-requisito o conhecimento dos processos envolvidos nessa atividade.

De acordo com a nova obrigatoriedade, o emitente da NF-e deve enviar o arquivo XML para o destinatário e ambas as partes são obrigadas a conservar este documento eletrônico durante cinco anos para apresentar ao fisco (quando solicitado). O Empresário DANFE busca facilitar o processo de transferência dos documentos.

Instalação

O Empresário DANFE procura, no computador, pelos softwares necessários. Caso ele não encontre, o programa fará o download e o usuário apenas terá que aceitar os contratos de licença e prosseguir com a instalação.

Empresário DANFE - Imagem 1 do software

Configuração

O primeiro passo é cadastrar um login e senha na tela inicial do Empresário DANFE. Na próxima tela o usuário faz o logon e já tem acesso ao programa. Em seguida é necessário configurar uma conta de email pra que o aplicativo seja capaz de enviar os documentos fiscais.

Habilitando o envio

Na opção “Conta de email”, dentro do menu “Configurações”,  o usuário deve fornecer informações como CNPJ, Razão Social e nome do remetente. Além disso, é necessário inserir os dados para o envio da mensagem e indicar o local onde as NF-e e DANFE estão armazenadas. Para ativar o envio automático basta marcar a opção “Enviar emails automaticamente”.

Empresário DANFE - Imagem 2 do software

Editando as mensagens

No item “Mensagem para email”, é possível formatar a mensagem que será enviada junto ao arquivo XML. O Empresário DANFE já oferece uma opção de texto que pode ser alterada livremente pelo usuário, além de dispor de tags que inserem automaticamente valores como número da nota fiscal e nome do remetente cadastrado na conta de email.

Os mesmos atributos estão disponíveis para o item “Mensagem de email para NF-e cancelada”. Porém, as alterações realizadas nesta área entrarão em prática apenas para o envio das Notas Fiscais eletrônicas canceladas.

Configurações de Backup e impressão

Em “Backup e Impressão” é possível ativar o backup diário do DANFE. O usuário pode configurar até três horários distintos para que o programa faça as cópias de segurança, bem como o local em que elas serão armazenadas. Além disso, é possível escolher uma saída padrão para imprimir os documentos.

Empresário DANFE - Imagem 3 do software

O Empresário DANFE cria, no local determinado, uma pasta para cada empresa, dispostas pelo CNPJ. Dentro de cada diretório é criado um arquivo ZIP com os documentos XML. Havendo mais de uma pessoa (jurídica ou física) o programa fará o backup de todas simultaneamente.

Envio manual

O Empresário DANFE permite enviar a NF-e manualmente.  No menu “Envio Manual” é possível escolher entre “Envio de XML e PDF da NF-e”, “Envio de XML e NF-e cancelada”, “Não enviados” e “Apagar histórico de backup”.

Limpando o histórico de backups

Devido ao grande volume de arquivos gerado pelo processo de backup, o Empresário DANFE disponibiliza a função de apagar o histórico. Para isto o usuário deve escolher a opção no menu “Envio manual”. Aqui se pode escolher entre apagar os backups da última semana, quinzena ou mês.

Nossa Opinião sobre o Empresário DANFE

O Empresário DANFE é um programa de nicho e requer do usuário certa familiaridade com os processos envolvidos na emissão e recebimento de Notas Fiscais eletrônicas. Ele conta com recursos interessantes, como o envio de NF-e canceladas e o backup automático dos arquivos, que são os diferenciais do software.

Porém, o Empresário DANFE exige conhecimentos específicos durante a instalação, que podem estar além das atribuições do usuário final. Por isso recomendamos o programa com a ressalva de que é necessária uma pessoa que tenha conhecimentos de como configurar corretamente as contas de email e lidar com os arquivos XML.

Prós & Contras

Prós

  • Envio automático dos arquivos XML e PDF
  • Envio de NF-e canceladas
  • Backup automático

Contras

  • Necessários conhecimentos específicos de configuração de email e arquivos XML

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Empresário DANFE

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação