Logo FotoForensics Ícone

FotoForensics

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 27/02/2012 Hacker Factor
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Será que é montagem? Descubra em instantes se uma fotografia foi editada

Quer descobrir se uma imagem foi alterada no Photoshop ou se ela é real? Com o FotoForensics isso é possível!

Esse serviço analisa a fotografia e gera uma imagem “espelho”, chamada ELA (sigla para Error Level Analysis, ou algo como “análise de erro de níveis”, em português). É preciso ler o tutorial para saber interpretar exatamente o que a ELA quer dizer, mas quando as modificações são intensas, isso não é difícil de ser notado.

Esse método consegue detectar até mesmo mudanças sutis, como o redimensionamento da imagem e a conversão de formatos, que deixam para trás sinais e perda de qualidade na fotografia. Para saber exatamente como analisar a ELA com precisão, é preciso ler este tutorial, que está em inglês.

Na ELA, áreas editadas são destacadas

No geral, áreas brancas indicam possíveis edições e locais que foram retocados. Uma fotografia com muitas partes claras na ELA muito provavelmente foi montada e possui edição, mesmo que seja algo simples. A imagem acima foi totalmente montada, todos os cortes e cicatrizes da modelo foram colocados com o uso do Photoshop.

É preciso saber ler a interpretação

A interpretação dos dados do FotoForensics não é tão simples, já que envolve diversas variáveis. As áreas brancas, partes coloridas e contrastes são apenas algumas das indicações que podem existir nas ELAs, as imagens geradas pelo serviço.

Para aprender a ler estes dados e saber exatamente o que cada sinal representa, leia com atenção o tutorial e veja os exemplos mostrados no site do serviço. Além disso, faça montagens e edições mais complexas e analise com o FotoForensics para ver se ele consegue decifrar os resultados. Essa é uma forma de você aprender como o serviço funciona a fundo.

Nossa Opinião sobre o FotoForensics

FotoForensics é um serviço que deve ser levado à sério, não é apenas uma curiosidade ou algo simples. A análise de erros de níveis é muito eficiente e pode ser utilizada para os mais diversos propósitos, até como um auxílio para a perícia em casos de polícia.

Por ser um serviço mais complexo, ele não dá uma lista "amigável" de resultados, com indicações clara do que cada ponto da ELA quer dizer. É preciso estudar o tutorial e treinar bastante para entender o que essa interpretação quer dizer, e isso pode frustrar quem espera algo mais fácil de ser lido.

No entanto, não é esse problema que tira o brilho do FotoForensics, um excelente apoio para quem quer saber se uma fotografia foi editada ou não, e não se importa de estudar um pouco para entender os resultados.

Prós & Contras

Prós

  • Bastante preciso
  • Analisa vários aspectos da foto
  • Mostra regiões editadas

Contras

  • Leitura de resultados pode ser complicada
  • Tutorial em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o FotoForensics

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação