Logo Instagantt Ícone

Instagantt

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 24/02/2014 Instagantt
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Crie diagramas de Gantt para gerenciar as datas e prazos dos seus projetos do Asana

Instagantt é um serviço online simples que permite transformar os seus projetos do Asana em diagramas de Gantt, para organizar os seus prazos de uma maneira mais visual.

O Asana é um gerenciador baseado em grupos de emails no qual você pode criar projetos profissionais e separar as tarefas para tornar mais simples o cumprimento de prazos.

Porém, para simplificar ainda mais, o Instagantt permite que você pegue esses projetos já prontos e transforme-os em diagramas de Gantt, um tipo de gráfico que acompanha o tempo e mostra visualmente quanto você ainda tem para cumprir cada etapa.

Instagantt - Imagem 1 do software

É obrigatório uma conta do Asana para usar este serviço — além disso, você precisa fazer um cadastro simples. Depois de cadastrado, abra um dos projetos da sua conta e comece a prever o tempo para as etapas a serem realizadas. Mais do que uma etapa pode ser adicionada no mesmo período, com começos e fins iguais ou diferentes.

Os marcadores vermelhos indicam tarefas que já deveriam ter sido acabadas, porém estão atrasadas. Essas etapas podem ser reiniciadas com um prazo maior, para que o esquema fique mais honesto e de acordo com a realidade. As barras verdes mostram itens que já foram concluídos (atrasados ou não) e os azuis são os passos que ainda faltam, mas estão em dia.

Instagantt - Imagem 2 do software

Clique em um marcador para indicar o seu estado e use as barrinhas laterais para estender aquela tarefa para qualquer um dos lados, para equivaler o indicado com a realidade de execução. Na lista de tarefas você pode adicionar itens segundarios para dividir ainda mais cada etapa, porém isso é mostrado apenas quando você clicar, e não em um novo diagrama de Gantt.

Nossa Opinião sobre o Instagantt

O serviço online Instagantt é um complemento para o gerenciador de projetos Asana. Ele não pode ser usado sozinhol, sendo obrigatório o uso de uma conta na outra rede. Por este motivo, pode ser um pouco demorado conseguir fazer o login e entender o seu funcionamento, já que é preciso trabalhar o tempo inteiro com duas ferramentas diferentes.

Nesse ponto, seria muito interessante a possibilidade de criação de contas solo, sem o auxílio do Asana, e só usar os projetos deste outro serviço se a pessoa quisesse integrar as redes. Da mesma forma, seria interessante a integração de outras ferramentas, como o TrelloBasecamp etc.

Apesar dessas limitações, o uso do Instagantt não chega a ser complexo e nem muito complicado. O Asana é uma rede simples e em poucos minutos já é possível ter projetos para usar no Instagantt — que, por sua vez, é incrivelmente simples e intuitivo. Basta acessar a lista de tarefas e escolher os períodos para criar um projeto mais visual.

Visual intuitivo, mas o zoom poderia ser melhor

A aparência do Instagantt é exatamente o que se espera de um diagrama desse tipo: uma lista lateral e os dias e meses dispostos ao lado para a marcação horizontal. O problema é que ele tem um intervalo de zoom muito grande no calendário e pode ficar difícil de ler as informações em monitores pequenos, já que a lista de passos não tem como ser diminuída para o lado.

Isto é, poderia ser possível controlar o zoom de maneira mais suave, já que as duas opções são muito perto ou muito longe. Pessoas que estiverem usando o serviço em telas grandes não vão sentir tanta diferença, mas se o seu monitor tem uma resolução baixa isso pode atrapalhar.

Subtarefas e cores

Uma adição interessante do Instagantt é que ele permite indicar passos adicionais dentro das tarefas gerais dos seus projetos. Dessa forma, é possível quebrar ainda mais cada um dos itens que precisam ser feitos e você tem um controle mais fino do que está acontecendo na sua equipe.

Da mesma forma, o controle por cores é uma interessante maneira de saber se existem tarefas atrasadas rapidamente. Seria ainda mais interessante se você pudesse marcar com cores diferentes os passos que estão com 80% das subtarefas já realizadas, por exemplo, para ter uma noção imediata do que é mais urgente ou não, porém isso não chega a ser um grande problema.

Vale a pena?

Se você já usa o Asana e está buscando uma ferramenta de complemento, esse pode ser o aplicativo ideal, já que este gerenciador não lida muito bem visualmente com prazos. A solução é elegante, organizada e muito simples de usar. Quem ainda não usa o Asana e quer um organizador com diagramas de Gantt pode considerar a possibilidade de aderir aos dois serviços, já que são ferramentas de qualidade e gratuitas.

Prós & Contras

Prós

  • Visual simples e fácil de mexer
  • Diagramas de Gantt rápidos
  • Separação por cor
  • Tarefas e subtarefas

Contras

  • O zoom do calendário poderia ser mais sensível
  • Poderia ter cores para as subtarefas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Instagantt

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação